O quinto álbum de estúdio de Lady Gaga, “Joanne”, alcançou a marca de 1 bilhão de streams no Spotify. O disco, lançado em 21 de outubro de 2016, é o quarto trabalho de Gaga a alcançar tal marca na plataforma.

Em seu ano de lançamento, “Joanne” atingiu o #1 posição da Billboard 200. O título do disco foi revelado dia 15 de setembro daquele ano, sendo uma homenagem a uma tia que faleceu vítima de lúpus enquanto Gaga ainda era jovem. Gaga nunca chegou a conhecê-la, mas sempre diz sentir uma conexão muito forte com ela. De acordo com a própria Gaga, através de um manifesto em sua bio no Twitter, "Joanne é Lady Gaga se você apagar toda a fama”.

Umas das curiosidades sobre a carreira de Lady Gaga é que antes de cada show ao longo de sua carreira, a cantora junto a equipe oram de mãos dadas e ao final da oração gritam "JOANNE".

Além disso, no encarte do álbum de estreia de Gaga, The Fame (2008), a cantora escreveu um poema para sua tia Joanne:

UM POEMA PARA JOANNE

Por todas as palavras que você não pôde falar eu prometo que as farei minhas,

Quem você queria casar, J,

Eu prometo que vou acha-lo

E quando o seu irmão procurar por mim

Eu prometo que irei,

Porque quando eu sinto que vou quebrar o seu coração, isso torna o meu mais forte."

Em entrevista para a V Magazine, 2017, Gaga falou sobre o álbum. Leia:

"Para mim, Joanne, nos termos mais simples, são as histórias clássicas de nossas vidas que nos ajudam a voltar para quem realmente somos, não importa o quão perdido estamos. Você sempre pode voltar para uma perda, ou sofrer uma perda recente, ou uma luta desafiadora em sua vida familiar ou sua infância. E quando você volta para aquele lugar, de alguma forma isso te leva de volta para onde você estava no começo. E para mim, é disso que esse álbum fala. Porque depois do The Fame Monster e dos álbuns seguintes, eu sentia que uma parte de mim estava se conectando num nível pessoal com o público e parte de mim estava se conectando num nível totalmente novo, um que eu desejava estabelecer com eles, uma espécie de nível fantástico e mágico. E agora, eu quero mais dessa conexão”.

Na produção do disco, junto a Lady Gaga, estiveram Mark Ronson, BloopPop, Kevin Parker (do Tame Impala), Josh Homme, Beck, Giorgio Morode, entre outros.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.