Há exatos 9 anos, Lady Gaga realizava as gravações de seu primeiro DVD: “Lady Gaga Presents: The Monster Ball Tour at Madison Square Garden”. Os registros ocorreram nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2011, no Madison Square Garden, em Nova Iorque, cidade natal de Gaga a qual a mesma sempre fala com grande carinho.

O especial de aproximadamente duas horas foi produzido pela HBO e transmitido pela primeira vez no canal no dia 7 de maio de 2011, um dia após a realização do último show da turnê. A direção ficou por conta de Laurieann Gibson, ex-coreógrafa e diretora criativa da Haus of Gaga.

Além das gravações dos dois concertos, no dia 21, Gaga realizou a gravação da intro do especial andando pelas ruas de Nova Iorque, pedindo um café em uma loja de conveniências e encontrando suas velhas amigas, Lady Starlight e Darian Darling, além de Breedlove e o coreógrafo Richie Jackson.

A intro também revela um momento mais íntimo de Gaga na qual a mesma demonstra sua realização em finalmente se apresentar no Madison Square Garden. Em outro momento, após ser escoltada aos bastidores, ela remove a maquiagem e chora enquanto fala sobre suas inseguranças, em sempre ser forte para seus fãs e sobre às vezes sentir-se como uma "perdedora".

Posteriormente, ela então canta as linhas de abertura de "Marry The Night" enquanto se prepara para subir ao palco.

Confira o vídeo da intro aqui:

Além de incluir os principais sucessos de Gaga das eras The Fame e The Fame Monster, o DVD conta ainda com um conteúdo bônus de "Born This Way A Capella", sendo apresentada durante o show (a cena foi excluída, sendo substituída por Gaga e suas backing vocals reproduzindo a mesma versão nos bastidores durante seu aquecimento vocal), uma galeria de fotos reunindo diversos cliques da turnê e cenas dos bastidores, onde a cantora recebeu ninguém menos que atriz e cantora Liza Minnelli.

Alguns detalhes e curiosidades sobre o especial:

• Todos as interludes foram cortadas na versão final, exceto algumas filmagens curtas de "Jumping Film", "Twister Film" e "Antler Film".

• Apesar de ter sido apresentada por completo, "Dance in the Dark" teve o início da gravação cortada e começa após o primeiro refrão.

• Alguns versos de "So Happy I Could Die" foram cortados.

• Os dançarinos Victor Rojas e Ian McKenzie substituíram Posh! The Prince, (personagem interpretado por um antigo amigo de Gaga, Ronique Veira) durante os diálogos realizados no show.

• Além de Liza Minnelli, outras celebridades estavam presentes nos dois dias de concerto. Dentre elas o cantor e ex-Beatle Paul McCartney, que aparece dançando nas filmagens durante a interlude "Antler Film".

Assista a um pequeno trecho da performance de "Bad Romance", inclusa no DVD:

Conta pra gente, qual é a sua parte favorita do show?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.