No dia 25 de março de 1947, na cidade de Pinner, no Reino Unido, nascia Elton John, um dos maiores artistas de todos os tempos. Cantor, pianista, compositor e produtor britânico, Elton John possui mais de 50 anos de uma carreira consagrada e de sucesso.

Dono de uma coleção de prêmios, o artista tem mais de cinquenta sucessos no Top 40 da Billboard Hot 100, incluindo 58 singles no Top 40, 27 no Top 10, quatro #2 e nove #1.

Além de sete álbuns #1 consecutivos nos Estados Unidos, é dono de hits atemporais como "Your Song", "I'm Still Standing", "Tiny Dancer", "Don't Go Breaking My Heart", "Crocodile Rock", entre outros.

Ao lado de nomes como os de Pink Floyd, David Bowie, Led Zeppelin e Madonna, Elton John é, no cenário musical, uma das grandes influências artísticas e musicais de Lady Gaga. Além de grandes amigos na esfera social, Lady Gaga e Elton John são mais parecidos do que se imagina.

Relação pessoal

Lady Gaga é madrinha dos dois filhos do cantor com o produtor David Furnish. A cantora mostra-se uma madrinha presente, tendo já se tornado diversas vezes notícias nos jornais pelo mundo por presentear o afilhado com presentes próprios - um tanto inusitados.

Em 2012, Lady Gaga virou notícia após fazer um livro personalizado em que ela aparece ao lado do afilhado Zachary, no qual os dois são protagonistas.

O livro é a adaptação da história de um coelhinho que diz boa noite a todos os objetos do próprio quarto antes de ir dormir. O original chama-se Goodnight Moon (Boa Noite Lua, em tradução livre). A versão da cantora ganhou o título de Goodnight GaGa (Boa Noite GaGa).

"Ela fez uma versão especial para Zachary e há referências muito fofas no livro. Você sabe, ele está no livro e ela também. O nome dele está escrito em uma escovinha de cabelo no livro. É muito especial" - David Furnish.

Dois anos mais tarde, o casal aumentou a família com a chegada de Elijah, seu segundo bebê. Com o caçula, a decisão se repetiu e Gaga foi coroada novamente madrinha. Com vários elogios sobre seu tratamento com seu primeiro afilhado, Elton e David se viram impressionados pela atuação da cantora na vida de Zachary – algo que sem dúvida seria feito com a mesma dedicação em se tratando de seu irmão.

Em 2013, em uma entrevista para o programa da Ellen DeGeneres, Lady Gaga conta um pouco sobre seu lado "vida de madrinha". Confira abaixo:

No aniversário de 70 anos do cantor, o mesmo organizou uma grande festa: um grande baile de gala em Hollywood com apresentações de Stevie Wonder e Lady Gaga. A cantora cantou dois dos seus grandes sucessos no piano: "Born This Way" e "Bad Romance".

Confira abaixo vídeos da apresentação da cantora:

Lady Gaga, sendo uma amiga próximo do cantor, sempre é vista em apresentações ao vivo do mesmo.

A última vez que Lady Gaga foi vista em uma performance do cantor foi no ano passado, em janeiro, no mesmo dia em que foi indicada a duas categorias no Oscar 2019: a de Melhor Canção Original com "Shallow" e a de Melhor Atriz por seu papel em "Nasce Uma Estrela".

A apresentação foi no Staples Center, em Los Angeles. Na ocasião, Lady Gaga foi flagrada por um fã na plateia, extremamente empolgada cantando o sucesso "Don't Let The Sun Go Down On Me".

Confira a postagem de Elton John no Instagram neste mesmo dia, com Lady Gaga, Nial Horan e Sam Smith:

Em uma postagem no Instagram e no Twitter em 2018, Lady Gaga confirmou sua ida a um dos shows da residência de Elton John em Las Vegas na época, a "The Million Dollar Piano", que durou entre 2011 e 2018.

Confira a postagem em seu Twitter, cuja legenda faz referência à canção "Tiny Dancer", "Rocket Man" e cita um trecho de "Your Song":

"A pequena dançarina voa para ver o Homem Foguete. Mais 4 outros shows, baby. Como é maravilhosa a vida enquanto você está no mundo #VEGAS #SirEltonJohn"

Elogios e aclamação de "Born This Way" e "Joanne"

Ano passado, na revista QG Britânica, Elton John foi a capa da edição e o grande entrevistado da mesma. Ao ser perguntado se ainda existem estrelas na indústria musical atual, ele foi certeiro e disse que só existe uma no momento.

Para ser uma estrela, você precisa ser uma estrela por um longo tempo e precisa fazer isso sendo uma performer ao vivo. Você não pode ser uma estrela apenas gravando. Isso não vai acontecer. Para ser uma estrela, você tem que durar 50 anos. Você tem que ser uma Barbra Streisand. Você tem que ser um Paul McCartney. Você tem que ser Sting. Você precisa ser o Fleetwood Mac. Você tem que ser The Who. Christine And The Queens, na minha opinião, é uma grande estrela, mas ela ainda não a quebrou comercialmente. A única estrela real no momento é Lady Gaga. Ela poderia ter uma carreira como Barbra Streisand, se quisesse. Ela tem a ambição, o talento que sai de todos os poros do corpo, então cabe a ela se ela quer, e eu acho que ela quer” - Elton John sobre Lady Gaga.

Em 2010, em entrevista para a Entertainment Weekly, Elton John afirmou que Lady Gaga era como uma “filha adotiva” e que adoraria promover uma colaboração entre ambos em um material inédito. Além disso, afirmou que ouviu o álbum Born This Way.

"Eu adoraria trabalhar com ela no futuro. Ela e eu viemos do mesmo lugar, Gaga é mais ou menos como uma filha adotiva minha. Eu a amo e adoro sua habilidade de compor. Seu novo disco é foda, é maravilhoso! É o novo 'I Will Survive', o novo hino gay. Na verdade, isso pode ser aplicado a qualquer um" - Elton John.

Em 2015, em seu programa na Beats 1, a rádio online da Apple, o músico admitiu já ter ouvido o novo álbum da Lady Gaga na época, o disco Joanne. Além de ter colocado "Bad Romance" para tocar, não poupou elogios ao novo álbum.

Eu posso dizer para vocês que ouvi algumas coisas desse novo álbum e ele está realmente, realmente fantástico” - Elton John.

Elton John, Madonna e Lady Gaga

Em sua biografia lançada ano passado, "Eu, Elton John", o cantor fala, de forma polêmica, sobre a comparação da mídia e público entre os trabalhos das artistas.

"Eu entendi que o single de Gaga, 'Born This Way', definitivamente soava parecido com 'Express Yourself' [de Madonna], mas eu não conseguia entender o motivo de ela aparecer tão desagradável e nojenta com isso, em vez de considerá-lo um elogio" - Elton John.

O cantor, nessa passagem, fez referência a uma entrevista da ABC News em 2012 onde Madonna afirmou que o single de Lady Gaga era comparável a seu trabalho de 1989.

Em outra passagem, Elton John critica o fato de Madonna não apoiar uma artista mais jovem como Lady Gaga.

"Acho que está errado. Um artista estabelecido não deve expulsar um artista mais jovem logo no início de sua carreira" - Elton John.

Semelhanças artísticas

Lady Gaga e Elton John possuem paralelos artísticos muito próximos. Talvez o principal deles sejam as performances e habilidades no piano.

Não é novidade o uso do instrumento musical por Lady Gaga em apresentações ao vivo, na gravação de seus álbuns e em suas próprias turnês. O piano, nesse sentido, pode ser considerado o grande símbolo da carreira de Elton John - seguido, claro, por seus óculos irreverentes.

Além disso, figurinos que parecem ter vida própria estão no repertório visual de ambos os artistas. Enquanto Lady Gaga buscava, em seu início de carreira, libertar-se das amarras do que era padronizado pela indústria musical no final da década de 2000, Elton John buscava se firmar e se diferenciar enquanto uma estrela do rock em um período marcado por grandes showmen, como Freddie Mercury, David Bowie e Elvis Presley.

Apresentações juntos

Grammy 2010

Essa foi a primeira apresentação juntos, onde se conheceram e se aproximaram. Ambos os artistas foram convidados a se apresentarem na entrega do 52º Grammy Awards, realizado em Los Angeles, em 2010.

Foi apresentado um medley iniciado por "Poker Face", seguido com os sucessos “Speechless” e “Your Song”.

Inicialmente, Lady Gaga saía de uma espécie de jaula e seguia para o piano, onde Elton John a aguardava. Meses depois, eles organizaram vários eventos de caridade ao redor dos Estados Unidos, com a apresentação do mesmo medley da primeira apresentação.

Clique aqui para assistir a apresentação em maior qualidade no site Dailymotion.

Gnomeu e Julieta

Lady Gaga e Elton John já trabalharam em estúdio. Em 2011, gravaram a canção "Hello Hello" para a trilha sonora de “Gnomeu e Julieta”, animação baseada no romance de William Shakespeare.

Lady Gaga and the Muppets Holiday Spectacular

Em 2013, como forma de divulgação de seu terceiro álbum de estúdio, ARTPOP, Lady Gaga foi a estrela de um dos shows de final de ano dos Muppets, extremamente tradicional nos Estados Unidos por gerações. O próprio Elton John, na década de 1970, teve seu próprio especial com o programa infantil.

Diversos sucessos do álbum foram apresentados, como as faixas "Venus", "Fashion!" (com RuPaul) e "Applause". Na apresentação da faixa título do álbum, Lady Gaga contou com a presença de Elton John. Além disso, ambos cantaram uma versão do sucesso "Bennie And The Jets", na qual o cantor troca o nome "Bennie" por "Gaga" enquanto cantava.

Confira a apresentação:

Divulgação de "Wonderful Crazy Night"

Lady Gaga juntou-se a Elton John em seu show surpresa em Hollywood, na conhecida avenida Sunset Boulevard, no processo de divulgação de seu trigésimo terceiro álbum de estúdio, lançado em 5 de fevereiro de 2016, intitulado Wonderful Crazy Night.

O show do lendário cantor, compositor e pianista foi anunciado no mesmo dia de sua apresentação, tendo ocorrido ao meio-dia no antigo estacionamento da Tower Records, com qualquer pessoa que chegasse podendo entrar e apreciar o espetáculo.

Assista a apresentação do sucesso "Don't Let the Sun Go Down On Me", de Elton John e Lady Gaga:

Revamp e a gravação de "Your Song"

Elton John possui dois álbuns em tributo a sua carreira. O primeiro e mais aguardado, Revamp, é uma compilação com diversos artistas do pop e do rock interpretando hits consagrados do cantor.

Ao lado de artistas como Sam Smith, The Killers, Coldplay e Florence and the Machine, Lady Gaga se juntou a esse tributo e fecha o álbum, interpretando o clássico "Your Song".

Confira a apresentação da faixa:

"I'm Still Standing Grammy Salute"

Em 2018, uma grande homenagem do Grammy ao cantor pelos seus 50 anos de carreira foi organizada e transmitida na televisão norte-americana, no dia 10 de abril.

Contando com os grandes clássicos do cantor e com participações de Alessia Cara, John Legend, Miley Cyrus e Kesha, Lady Gaga se fez presente apresentando a canção "Your Song".

Confira o vídeo do ensaio da cantora para a apresentação:

O RDT Lady Gaga deseja feliz aniversário ao eterno Rocket Man!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Daniel Alberico