Nesta quarta-feira, dia 11 de março de 2020, o icônico videoclipe de "Telephone", protagonizado por Lady Gaga e Beyoncé, completa 10 anos desde seu lançamento. A dupla não economizou em nada, seja no visual, nas coreografias ou na sintonia. O trabalho é considerado, até os dias de hoje, como uma das melhores colaborações da música pop.

Pensando nisso, o RDT resolveu relembrar com você esse incrível trabalho com informações sobre o roteiro do videoclipe, curiosidades (e também alguns possíveis erros).

CONCEITO E DESENVOLVIMENTO:

O videoclipe foi filmado em 28 de janeiro de 2010 e dirigido por Jonas Åkerlund. As audições para o videoclipe foram realizadas na segunda-feira, 18 de janeiro de 2010. O conceito do vídeo envolve Beyoncé salvando Lady Gaga da prisão e é uma continuação do curta-metragem "Paparazzi".

Fotos do set retratam Gaga e Beyoncé gravando cenas do vídeo no "Pussy Wagon", carro do filme de Bill Quentin Tarantino, Kill Bill (2004). Fotos externas da prisão, as cenas do pátio de exercícios, a cena no portão da prisão e possivelmente cenas internas da prisão foram filmadas no presídio Lincoln Heights, localizado em Los Angeles, Califórnia.

Em 5 de fevereiro de 2010, Gaga teve uma entrevista na KIIS-FM com Ryan Seacrest. Ela explicou que o vídeo começa onde "Paparazzi" parou, ela está na prisão por matar o namorado, mas, na verdade, está se divertindo atrás das grades e não quer sair. Ela está constantemente recebendo telefonemas, mas se recusa a atender até receber a ligação que deseja.

Mais tarde ela comentou sobre o vídeo, dizendo:

"Me sinto tão mal pelo vídeo de 'Bad Romance', porque o vídeo de 'Telephone' é muito melhor. O que eu gosto sobre o vídeo é que é um evento pop real e verdadeiro e, quando eu era mais jovem, eu sempre ficava animada quando havia um grande evento acontecendo na música pop e era isso que eu queria que o vídeo fosse", disse a cantora.

Sobre sua parceira ela disse: "[Beyoncé] é uma ótima amiga minha. Nos divertimos muito trabalhando juntas. Somos muito diferentes em nossas abordagens, mas de alguma forma, quando estamos juntas, é realmente mágico. Estou muito animada para que todos vejam o vídeo", finalizou.

ENTRADA, CELA E PÁTIO DA PRISÃO:

O vídeo inicia em uma prisão feminina, na qual Gaga é levada para sua cela por um par de corpulentas guardas da prisão. Ela é despida do vestido acolchoado nos ombros e trancada na cela, deixada nua, embora com meia arrastão e fita isolante nos mamilos. Ela se joga contra as grades da cela (a área da virilha de Gaga é censurada) quando as mulheres estão saindo e uma delas comenta:

"Eu te disse que ela não tinha um pênis", referindo-se aos rumores de que Lady Gaga seria hermafrodita, e a outra responde: "Que pena!".

Lady Gaga usa uma roupa personalizada de Jean-Charles de Castelbajac e óculos de sol de Mercura.

No decorrer das cenas, Lady Gaga é vista em diversas posições em sua cela.

Lady Gaga usa uma roupa personalizada de Brian Lichtenberg.

A cantora também pode ser vista sendo colocada no pátio da prisão. Lá, ela fica com outro preso e rouba o seu celular.

Lady Gaga usa uma corrente e macacão feitos por Viktor & Rolf , um óculos de cigarro e sapatos criados pela Haus of Gaga.

INÍCIO DA MÚSICA E APARIÇÃO DE BEYONCÉ:

Lady Gaga presencia uma briga entre as prisioneiras e logo recebe um telefonema, quando então a música começa.

A cantora usa uma jaqueta cravejada por Chris Maxwell, um óculos de sol vintage da Chanel, latinhas no cabelo como bobs - muito usado posteriormente por fãs, em covers do videoclipe - e o anel Michael Mouse do The Great Frog.

Após a ligação de Beyoncé, Lady Gaga é vista dançando acompanhada de suas bailarinas entre as celas da prisão, todas vestindo apenas peças íntimas.

Lady Gaga e suas dançarinas vestem roupas cravejadas pela Haus of Gaga.

Para finalizar as cenas neste local, Lady Gaga sai da prisão e encontra Beyoncé esperando por ela no "Pussy Wagon". Após uma troca de diálogos, elas viajam pelo deserto e param em um restaurante.

Lady Gaga usa óculos de sol de Jean Paul Gaultier ao lado de Beyoncé, que usa uma roupa vintage e um chapéu de Thierry Mugler.

lady gaga telephone gif

ASSASSINATO EM MASSA:

As cenas começam com Beyoncé entrando no restaurante e sentando em frente a Tyrese Gibson (que interpreta seu namorado no vídeo), e o envenena depois de vê-lo dando em cima das outras mulheres na lanchonete.

Beyoncé usa um chapéu e roupa de Atsuko Kudo e óculos do Mickey Mouse de Jeremy Scott.

Enquanto isso, Lady Gaga está na cozinha do restaurante com os dançarinos, usando um vestido de borracha de silicone de Rachael Barrett e o acessório de cabeça de telefone de Fred Butler.

Resultado de imagem para Gaga Telephone Gifs

Enquanto Gibson começa a sentir os efeitos de seu café envenenado, Gaga mistura veneno em boa parte da comida da cozinha. Gibson finalmente morre depois de comer grande parte de sua comida envenenada, e, depois que Gaga conta até três (em alemão), todos na lanchonete começam a morrer com a comida envenenada da cozinha.

Lady Gaga usa chapéu e vestido de Rachael Barrett e o penteado com fio de telefone de Danilo Dixon.

Resultado de imagem para Gaga Telephone Gifs Beyoncé

Depois disso, as cantoras fazem outra sequência de dança, usando roupas com a bandeira americana, enquanto andam pelos cadáveres.

Lady Gaga usa uma roupa da Haus Of Gaga e botas de Christian Louboutin. Beyoncé veste uma roupa de Oscar Olima. Os dançarinos vestem roupas feitas por Franc Fernandez e Oscar Olima, roupas de couro de NOKI, Bess e Haus Of Gaga.

Resultado de imagem para Gaga Telephone Gifs Beyoncé

FUGA:

Antes da fuga, Beyoncé é vista cantando em um quarto segurando um telefone, enquanto Gaga aparece dançando, em outro cenário, em frente ao carro de fuga.

Beyoncé veste uma jaqueta e sapatos de Jean-Charles de Castelbajac e um short jeans de Franc Fernandez e Oscar Olima. Lady Gaga usa uma roupa de Muto-Little Costumes.

Resultado de imagem para Gaga Telephone Gifs Pussy Wagon

As últimas cenas mostram Gaga e Beyoncé fugindo, juntas, no "Pussy Wagon", enquanto as sirenes da polícia tocam ao fundo. O vídeo termina com a linha "To Be Continued...", quando um helicóptero é visto pairando sobre o veículo.

Lady Gaga e Beyoncé usam roupa e chapéu de Emilie Pirlot.

Resultado de imagem para Gaga Telephone Gifs Pussy Wagon

VERSÃO EXPLÍCITA:

Originalmente, o vídeo estava programado para ser lançado em fevereiro de 2010, mas foi adiado para março de 2010. Exatamente um mês após o término das filmagens, Gaga anunciou no Twitter que o vídeo estava chegando, ela explicou que o vídeo ainda não tinha sido lançado porque ainda estava sendo editado e que desejava que fosse perfeito.

VERSÃO CLEAN:

Uma "versão clean" do vídeo foi lançada em 15 de março de 2010. Esta versão segue a mesma história que a versão explícita. Existem apenas algumas diferenças entre as duas versões:

1) O nome da prisão foi alterado.

2) Todas as menções à palavra "cadela" foram retirados.

3) Durante a cena em que Lady Gaga é jogada em sua cela, em vez de subir nas grades, ela permanece deitada em sua cama.

4) A palavra "pênis" é apagada.

5) Quando Lady Gaga diz a frase: "Mas você ainda consegue ver a rachadura na porr* do reflexo", o palavrão é censurado.

6) A frase "...in a Pussy Wagon", divulgada pelo repórter, é censurada.

BASTIDORES:

O vídeo original tinha a duração de 12 minutos, apresentando uma cena no chuveiro da prisão. No entanto, essa cena foi cortada do vídeo.

VERSÃO 3-D:

Uma versão em 3D do videoclipe foi feita, muito parecida com a versão em 3D de "Bad Romance", que é vista grande parte em preto e branco, com exceções ao batom e as roupas de Lady Gaga e Beyoncé.

O vídeo em si é completamente igual à versão explícita, com as exceções de que o subtexto parece mais próximo, o elenco de telejornal é mais angular - criado para parecer um aparelho de televisão antigo. Para visualizar esta versão, os óculos 3D são fornecidos no "The Super Deluxe Fame Monster Pack".

POLÊMICA:

Sandy Rios, presidente da Campanha de Cultura, colaboradora do Fox News Channel e apresentadora de um talk show, falou durante uma entrevista que acredita que o vídeo é: "repugnante [e]... venenoso para as mentes de nossos filhos".

Ao lado de Rios, muitos críticos observaram a quantidade de pele mostrada no vídeo, o relacionamento lésbico e o homicídio em massa. O vídeo foi sinalizado no YouTube, permitindo apenas a visualização de pessoas com 18 anos ou mais. Essa situação fez com que o vídeo tivesse problemas em ser exibido durante a televisão durante o dia.

"Existem mulheres trans e de repente isso se tornou venenoso, porque existem pessoas nesse mundo que acham que ser gay é uma escolha. Não é uma escolha, nascemos desse jeito. É por isso que, para mim, esse vídeo é revolucionário, porque tem um pé na comunidade artística e outro no mundo comercial. Contei para Beyoncé depois que o vídeo foi ao ar que você verá que esse vídeo não é tão maravilhoso agora, mas daqui seis meses você verá o que ele irá significar. Ouvir as pessoas dizerem que o vídeo é sadomasoquista ou que o vídeo promove assassinatos, me faz acreditar que o vídeo está ganhando muita atenção, mas não por causa desses temas, pois eu já fiz esses temas antes, não fiz?" -, disse a cantora sobre as polêmicas relacionadas ao videoclipe.

"Não há regras ou limites quando se trata de amor. Mas eu vejo o amor como algo separado de sexo" -, completou.

TRIBUTO A MICHAEL JACKSON:

1) As ombreiras na jaqueta pseudo-militar de Beyoncé.

2) O movimento de dança ao estilo de Michael Jackson que Lady Gaga faz quando ela sai da prisão.

Resultado de imagem para Gaga Telephone Gifs

CURIOSIDADES:

1) Os venenos usados ​​são Fex-M3, Meta-Cianeto e Tiberium. Esses três são de Star Wars, Dune e Command and Conquer, respectivamente.

2) A aparição de Pussy Wagon é do filme de Bill Quentin Tarantino, Kill Bill.

3) O restaurante usado pode ser visto no programa de televisão NCIS.

4) Natali Germanotta (irmã de Lady Gaga) faz uma participação especial como prisioneira no vídeo. Ela é usada como extra com mais tempo de rosto do que os outros, mas não está listada nos créditos.

5) Duas das prisioneiras no começo são estrelas pornô, Alektra Blue e Jessica Drake.

6) A mulher que leva um tapa na lanchonete diz: "One Piece", em japonês, possivelmente se referindo ao popular mangá e anime.

7) Durante a reportagem do homicídio em massa, rolando na parte inferior da tela, estão as letras de "Telephone", em sueco.

8) Lady Gaga tira fotos de Beyoncé com uma câmera Polaroid (na época, a cantora era a design criativa da empresa).

9) "Paper Gangsta" e "I Like It Rough" são usadas ​​na introdução do videoclipe; a primeira está tocando em uma boombox, enquanto a outra está tocando nos fones de ouvido de um dos presos.

10) Lady Gaga e um dos prisioneiros (o já mencionado que estava ouvindo "I Like it Rough") são vistos com fones de ouvido Monster Heartbeat.

11) O prisioneiro que beija Gaga tem uma tatuagem do Belzebu no ombro.

12) O veneno que Lady Gaga faz depois da cena do sanduíche é o mesmo de "Paparazzi". O tipo de xícara que elas usaram também é do videoclipe mencionado.

13) Na roupa azul de Beyoncé, existem vários rostos humanos impressos nela.

14) Continuando as referências ao vídeo de "Paparazzi", Beyoncé se veste toda de amarelo quando vai ao restaurante, além dos óculos de sol de Mickey Mouse que Lady Gaga também usou na cena do crime de "Paparazzi".

15) O telefone que Beyoncé tem no quarto muda entre verde, vermelho e branco. O telefone verde é um de botão de pressão, o vermelho é um telefone de círculo e o corpo do telefone branco não é mostrado.

16) A roupa de onça é uma referência a artista canadense Shania Twain, que usava uma roupa semelhante em seu videoclipe de "That Don't Impress Me Much".

17) O elenco do telejornal diz 11:21 CT, durante a noite. A polícia levou do almoço até 23h21 para perceber que os assassinatos haviam ocorrido.

POSSÍVEIS ERROS:

1) O chapéu e os óculos de sol de Beyoncé desaparecem durante as cenas do restaurante. Eles desaparecem e reaparecem em cenas alternadas.

2) Quando seu namorado, Tyrese Gibson, morre, ele cai em cima de seu prato de comida. Depois que Beyoncé diz sua fala: "Eu sabia que você ia levar todo o meu amor, seu filho da puta egoísta", sua cabeça está mais sobre a mesa, sem comida no rosto, embora ele tivesse acabado de cair nela.

3) De 5:15 à 5:19, Beyoncé está lendo o roteiro para sua próxima fala.

4) O número de baguetes na cena da cozinha muda.

5) Lady Gaga, Natali Germanotta e a garota vista ouvindo Heartbeat Headphones estão ausentes da prisão na fita de segurança.

6) Lady Gaga e Natali Germanotta estão desaparecidas durante a cena de luta no início do vídeo.

7) As unhas postiças de Beyoncé mudam várias vezes nas cenas dos restaurantes, incluindo a cena da dança.

8) Na primeira cena da prisão antes da briga, Gaga não está usando seus óculos Chanel. Um segundo depois, na cena seguinte, ele aparece.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Arte por Lucas Dias

Revisão por Daniel Alberico