Há exatos 34 anos, em 28 de março de 1986, nascia Stefani Joanne Angelina Germanotta, que anos mais tarde se tornaria uma das pessoas mais famosas do mundo, conhecida pelo nome artístico Lady Gaga.

Ao longo de pouco mais de 10 anos de carreira, Gaga se tornou um marco na indústria musical. Seu álbum de estreia, “The Fame”, é considerado pela crítica especializada como um divisor de águas para o cenário à época. A cantora, também vista como um fenômeno do marketing, sendo usada como exemplo por diversos profissionais e veículos da área, conquistou milhares de fãs e vários amigos nessa jornada.

O contato de Gaga com a música vem desde a infância. Aos 13 anos ela aprendeu a tocar piano e sempre recebeu incentivo dos pais. Além disso, antes de se tornar uma grande estrela da cultura pop, Lady Gaga, ainda enquanto Stefani Germanotta, fez parte de duas bandas: Mackin Pulsifer e Stefani Germanotta Band (também conhecida como SGBand).

Em comemoração ao aniversário de 34 anos da Mother Monster, e inspirados pelo lançamento que está por vir, listamos, em ordem cronológica, 34 curiosidades sobre os trabalhos da cantora.

ÁLBUNS

1 - Como foi mencionado acima, Lady Gaga fez parte de duas bandas ainda enquanto Stefani. Com a SGBand, fundada por ela em 2005, Stef e os demais membros trabalharam em um EP demo de cinco faixas, intitulado Words, que contou com a produção de Joe Vulpis.

Tracklist:

  • "Something Crazy" (3:35)
  • "Wish You Were Here" (3:54)
  • "No Floods" (3:50)
  • "Words" (4:40)
  • "Red and Blue" (3:44)

2 - No ano seguinte, em 20 de janeiro de 2006, a SGBand tocou no The Bitter End e esgotou seu primeiro EP demo. Eles continuaram a fazer shows e escrever músicas durante esse período.

3 - O primeiro EP oficial da Stefani Germanotta Band é o “Red and Blue”, uma ‘continuação’ do EP demo anterior, Words.. O EP foi vendido no The Bitter End em março de 2006.

4 - Nenhuma das músicas do EP foi lançada como single ou foi promovida. A banda se separou ainda em 2006.

5 - Mesmo sem promover o EP, anos depois, no início de 2009, a canção "Wish You Were Here" acabou entrando em algumas paradas internacionais não oficiais de países como Romênia, Polônia e Hungria.

THE FAME

6 - A Haus of Gaga, equipe criativa da cantora, formada por amigos, foi criada em 2008, mesma época do lançamento do álbum The Fame. A Haus Of Gaga surgiu com o intuito de criar o estilo individual e único de Lady Gaga.

7 - Em 2 de dezembro de 2009, The Fame foi nomeado a seis prêmios Grammy e ganhou o de melhor gravação dance por Poker Face. O álbum foi nomeado a álbum do ano e ganhou o prêmio de melhor álbum dance/eletrônico nos 52º prêmios Grammy.

8 - A composição do álbum levou cerca de dois anos e meio, tendo começado em algum momento de 2006.

9 - “Beautiful, Dirty, Rich” foi lançada como single promocional em 16 de setembro de 2008, não entrando para a Hot100 da Billboard, isso porque a canção foi disponibilizada exclusivamente para os usuários do iTunes na época. “Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)” também não entrou para o chart por ter sido lançada como single apenas para os mercados da Austrália, Nova Zelândia e Suécia.

10 - Antes de iniciar sua primeira turnê, a “The Fame Ball Tour” (iniciada em 11 de março de 2009 e encerrada em 29 de setembro de 2009), para promover primeiro álbum de estúdio sob o novo nome artístico, Gaga havia trabalhado, em 2008, como show de abertura em turnês do New Kids On The Block e das Pussycat Dolls.

THE FAME MONSTER

11 - O primeiro sinal de um novo projeto na carreira de Gaga foi em 22 de maio de 2009, com um breve tweet da cantora com a palavra “Monster”. As oito faixas do “The Fame Monster” estavam inicialmente destinadas a serem parte do relançamento do álbum de estreia de Gaga, mas foram disponibilizadas também como um álbum separado.

12 - O “The Fame Monster” teve uma grande promoção. Na época, Gaga chegou a participar de um episódio da série Gossip Girl, no qual cantou Bad Romance.

13 - Ainda nesta época, Gaga anunciou também uma turnê em parceria com Kanye West, a Fame Kills Starring: Lady Gaga and Kanye West, mas o projeto foi abandonado após o episódio entre Kanye West e Taylor Swift, no VMA de 2009.

14 - Em 26 de julho de 2010, “Dance in the Dark” foi lançada como single promocional, mas não ganhou a atenção devida (nem videoclipe) e não entrou para o Hot100 da Billboard.

BORN THIS WAY

15 - Born This Way terceiro álbum de estúdio de Lady Gaga, lançado em 23 de maio de 2011, foi escrito em 2010, durante a “The Monster Ball Tour”.

16 - No dia 1º de janeiro de 2011, à meia noite, Gaga tweetou uma foto promovendo o “Born This Way”, revelando a data de lançamento do primeiro single e do álbum. O lead single do disco, a faixa-título “Born This Way”, foi lançada em 11 de fevereiro de 2011 e havia sido anunciada durante o VMA 2010, após a vitória na categoria “Video Of The Year”, com “Bad Romance”.

17 - Em 1º de junho de 2011, "Born This Way" havia se tornado o álbum mais rápido a ser vendido mundialmente naquele ano. Ele teve 288.000,00 cópias vendidas no seu primeiro dia e 1.108.000,00 em sua primeira semana nos Estados Unidos.

18 - GagaVille: Para promover o álbum, Gaga lançou algumas faixas no jogo “Farmville”, no qual uma fazenda virtual foi criada para a divulgação do álbum. Os usuários precisavam cumprir tarefas para conseguir desbloquear três novas faixas do CD.

19 - Devido ao conteúdo religioso apresentado nas músicas “Judas” e “Born This Way”, o governo do Líbano baniu o álbum do país e confiscou milhares de cópias após sua entrada no território libanês.

ARTPOP

20 - O quarto álbum de estúdio, “ARTPOP”, foi originalmente planejado para ser lançado em 2012, mas só veio a público mundialmente em 11 de novembro de 2013. Gaga revelou que o nome do seu próximo CD seria "ARTPOP" no dia 3 de agosto de 2012, ao publicar uma foto de sua nova tatuagem com o nome do álbum.

21 - “ARTPOP” é uma das eras mais intensas do mundo pop, marcada pelos problemas causados pelo ex-empresário de Gaga, Troy Carter, que deixou a equipe da cantora logo no início da era. Em entrevista, Gaga revelou estar em depressão na época de lançamento do álbum, o que pode ter contribuído para isso.

22 - A tracklist do álbum foi revelada ao público no dia 9 de outubro de 2013, após Gaga e alguns fãs convidados pela cantora pintarem os nomes das faixas em um muro.

CHEEK TO CHEEK

23 - A primeira parceria entre os dois ícones da música, Gaga e Tony Bennett, aconteceu em 2011, com a música “The Lady is a Tramp”.

24 - A ideia para gravação de um álbum, como contou Tony Bennett para a revista Rolling Stone durante uma entrevista, surgiu em setembro de 2012, após uma ligação realizada por Joe Germanotta, pai de Gaga, para o astro do Jazz.

25 - Steven Klein foi o responsável pelas fotos e pelo design artístico do álbum, assim como pela capa de “Anything Goes”.

JOANNE

26 - O título do quinto álbum de Gaga, "Joanne", foi revelado dia 15 de setembro de 2016, sendo uma homenagem a sua tia, que faleceu quando era jovem, vítima de lúpus.

27 - De acordo com Gaga, o álbum começou a ser escrito seis meses após o fim de sua última turnê, artRAVE.

28 - O lead single do álbum, a canção “Perfect Illusion”, alcançou o topo de 66 países nas primeiras 24 horas no iTunes.

29 - Embora não tenha sido um single da Era "Joanne", "John Wayne" ganhou um videoclipe e marcou o capítulo final da trilogia dos vídeos lançados por Lady Gaga nesta Era. A produção foi lançada no dia 8 de fevereiro, alguns dias depois do Super Bowl, com exclusividade na Apple Music.

30 - Para divulgar o álbum "Joanne", Lady Gaga, em parceria com a empresa de bebidas Bud Light, lançaram uma turnê intimista com três datas em bares dos Estados Unidos, a “Dive Bar Tour”.

CINEMA E TELEVISÃO

31 - O primeiro ‘Globo de Ouro’ de Lady Gaga veio pela atuação em American Horror Story, em 2016.

32 - Gaga fez uma pequena participação em um dos episódios da série “The Sopranos”. Ela também já participou de um programa da MTV.

33 - Lady Gaga foi a primeira mulher a ganhar Oscar, Grammy, BAFTA e um Globo de Ouro no mesmo ano. Todos pelo trabalho em ‘Nasce Uma Estrela’.

34 - Com a trilha sonora do filme "A Star Is Born", Lady Gaga conquistou inúmeros prêmios desde o ano de lançamento até o período atual. Um dos destaques fica para a canção “Shallow”, tema do filme, que se tornou a música feminina mais premiada da história. No Spotify, a trilha sonora de “Nasce Uma Estrela” é o álbum de Lady Gaga com mais músicas acima de 100 milhões de reproduções, totalizando 4 canções. São elas: “Shallow”, “Always Remember Us This Way” e as duas versões de "I'll Never Love Again".

EXTRA

Gaga conheceu Lady Starlight no início de 2007 e juntas elas trabalharam em muitos projetos, como "Lady Gaga e Starlight Revue" - um tributo aos filmes de variedades de 1970 que apresentavam Lady Gaga no sintetizador, go-go dancing coreografado, bolas de discoteca brilhantes e spray de cabelo , incendiado e pulverizado na plateia.

A canção "Vanity", que estaria presente no álbum de estreia de Lady Gaga, foi dada de presente para os fãs que compravam os ingressos para assistir aos shows da "The Monster Ball Tour".

Ao contrário do que muitos pensam, “Glamour Zombie” não é uma unreleased da Gaga e sim uma produção fan made feita com montagem de frases da música "Paparazzi" e de trechos de entrevistas da Gaga.

A primeira fragrância de Lady Gaga, o perfume Fame, foi a primeira no mundo a mudar de cor, tendo o líquido preto.

Com a "Born This Way Ball Tour", turnê de divulgação do álbum “Born This Way”, Lady Gaga veio ao Brasil pela primeira vez. A única passagem da cantora pelo país contou com 3 shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

"I’ll Never Love Again", "Poker Face", "Bad Romance", "Joanne" e "Shallow" são as únicas músicas da Gaga a ganhar GRAMMY.

Todos os álbuns de Lady Gaga, com exceção do "The Fame/Monster", alcançaram a #1 posição na Billboard 200.

O novo trabalho de Lady Gaga, o single “Stupid Love”, teve a melhor estreia do ano no Top 40 das rádios Hot AC, além de debutar em #5 na Billboard Hot 100 e em #1 na Billboard Digital Songs.

CITAÇÕES E TRECHOS DE MÚSICAS

"Não seja inseguro se o seu coração é puro."

"É sempre errado odiar, mas nunca é errado amar."

"O amor é como um tijolo. Você pode construir uma casa ou você pode afundar um cadáver."

"Nós somos iguais. Nós caminhamos nossos dois pés na mesma terra. E nós estamos nisso juntos."

"Apenas seja gentil. O ato em si é grátis e não tem preço."

"Não me pergunte como ou por que, mas eu vou fazer meu sonho adolescente acontecer essa noite."

"Eu sou linda do meu jeito, pois Deus não comete erros. Eu estou no caminho certo. Eu nasci desse jeito."

"Se você é uma mulher forte, você não precisa de permissão."

"Ignore todo o ódio e todas as críticas negativas. Viva pelo o que você cria e morra defendendo isso."

Gostaram? Lembrou de alguma curiosidade? Deixa nos comentários deste post ou nas nossas redes sociais.

Nós da equipe RDT Lady Gaga desejamos um Feliz Aniversário para a Mother Monster!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.