Correr atrás de um sonho não é nada fácil, ainda mais em uma indústria machista como a da música, mas Stefani não desistiu e foi a luta.

Atrás de muito glamour, inúmeras datas marcadas e shows esgotados, já existiu um passado onde a realidade era completamente diferente. Lutas diárias para conseguir shows, roupas improvisadas, artes caseiras e uma moradia alugada. Assim foi o início de Stefani Germanotta, hoje conhecida como Lady Gaga.

Hoje, dia 09 de março, o primeiro EP oficial da cantora, "Red And Blue", ainda na SGBand, comemora seus 14 anos de lançamento. Por isso, nós do RDT separamos para você um breve resumo desse início de carreira de Lady Gaga, abordando assuntos como: seu nome verdadeiro, seu talento para a música, suas apostas na carreira, seus primeiros trabalhos e a descoberta de seu talento.

NOME REAL, SGBAND E PRIMEIRO TRABALHO

1986-2003: INÍCIO DA VIDA

Antes de se tornar quem é hoje, artisticamente falando, Lady Gaga, nascida em 28 de março de 1986, atendia pelo nome de Stefani Joanne Angelina Germanotta, seu nome de batismo. Stefani sempre foi dedicada, estudiosa e disciplinada, mas no meio disso existia uma insegurança.

"Costumavam me zoar por ser muito provocativa ou muito excêntrica, então eu comecei a ser mais discreta. Eu não me encaixava e me sentia uma aberração".

Aos 4 anos de idade, Stefani começou a tocar piano, aos 13 escreveu sua primeira balada e aos 14 começou a se apresentar. Além de música, durante o ensino médio, ela participou de produções, com papéis principais, no convento onde estudava, apareceu brevemente em uma séria televisiva e fez testes para programas de Nova Iorque, sem sucesso. Além disso, ela cantou em uma banda cover de rock clássico, Mackin Pulsifer, durante seu primeiro ano do ensino médio. A banda fez covers de músicas do Led Zeppelin, juntamente com Pink Floyd e Jefferson Airplane.

2004-2005: INÍCIO DA CARREIRA

Incentivada por sua mãe, Cynthia Germanotta, após o ensino médio, Stefani entrou para uma Escola de Artes, onde aos 17 anos se tornou uma das 20 alunas a receber admissão antecipada, passando, consequentemente, a morar em um dormitório da NYU na 11th Street. Na Escola de Artes, ela aprimorou suas habilidades de composição e compôs ensaios e artigos analíticos sobre arte, religião, questões sociais e políticas. Neste período, ela também participou rapidamente de um programa televisivo de humor.

Em 2005, aos 19 anos, no segundo semestre de seu segundo ano, Stefani saiu da Escola de Artes, decidindo se concentrar em sua carreira musical. Seu pai concordou em pagar o aluguel de um apartamento por um ano, com a condição de que ela se matriculasse novamente na Escola de Artes, caso não obtivesse sucesso.

"Eu deixei minha família inteira, arrumei o apartamento mais barato que pude encontrar e comi merd* até alguém ouvir".

Instalada em um pequeno apartamento na Rivington Street, no verão de 2005, Gaga gravou algumas músicas com a cantora de hip-hop Grandmaster Melle Mel, para um audiolivro que acompanha o livro infantil The Portal In The Park, de Cricket Casey.

Ela também começou uma banda, em setembro do mesmo ano, chamada Stefani Germanotta Band (SGBand) com alguns amigos da NYU - Calvin Pia (guitarrista), Eli Silverman (baixista), Alex Beckham (baterista) e Frank Fredericks (gerente de reservas). A banda tocou uma mistura de músicas.

Tocando em bares como o The Bitter End, do Greenwich Village, e o Mercury Lounge, do Lower East Side, a banda desenvolveu uma pequena base de fãs e chamou a atenção do produtor musical Joe Vulpis.

Em novembro do mesmo ano, 2005, a banda começou a trabalhar em um EP demo de 5 faixas, intitulado "Words", com produção de Joe Vulpis.

Words

"Something Crazy" (3:35)

"Wish You Were Here" (3:54)

"No Floods" (3:50)

"Words" (4:40)

"Red and Blue" (3:44)

2006-2007: DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO

Em 20 de janeiro de 2006, a banda tocou no The Bitter End e esgotou seu primeiro EP demo. Eles continuaram a fazer shows e escrever músicas.

"Costumávamos ensaiar em um espaço bem sujo no Lower East Side, debaixo de um supermercado, onde você tinha que entrar por portas de metal na calçada, e ela tinha um enorme teclado que ela carregava pela rua desde seu apartamento em Rivington e Suffolk" - Calvin Pia.

Red And Blue

"Something Crazy" (3:35)

"Wish You Were Here" (3:54)

"No Floods" (3:50)

"Words" (4:40)

"Red and Blue" (3:44)

Em março, a banda começou a vender seu primeiro EP oficial, "Red And Blue", no The Bitter End. O EP oficial é uma continuação/atualização do EP demo anterior, "Words". A maioria das músicas têm um piano bastante presente e usam destacadamente a voz de Lady Gaga. Este estilo musical com o piano em evidência esteve notadamente ausente do álbum de estréia da cantora, "The Fame", exceto pela faixa "Brown Eyes", mas este padrão reapareceu posteriormente em performances acústicas de "Poker Face" e "Paparazzi".

A banda se separou em meados de 2006, quando os outros membros começaram a ficar mais ocupados com a escola, e Germanotta avançou na indústria da música.

O nome artístico de Germanotta, Lady Gaga, seria criado logo depois, ao ser descoberta por Wendy Starland, que apareceu como uma caçadora de talentos para o produtor musical Rob Fusari. Starland informou Fusari - que estava procurando uma cantora para liderar uma nova banda - sobre a capacidade de Gaga e entrou em contato com ela.

Até aqui você pôde relembrar, ou conhecer, a história da cantora desde seus primeiros anos de vida, passando pelo seu início na música, chegando até seus primeiros produtores e primeiros trabalhos.

Para continuar a história e saber mais sobre a sequencia na carreira de Lady Gaga, incluindo assuntos como o trabalho com Rob Fusari, os contratos com a Island Def Jam e com a Streamline Records, além das performances como go-go dancing após conhecer Lady Starlight, clique aqui e leia nosso resumo sobre, o que podemos considerar como, a primeira era da cantora.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Arte por Jhenifer Insauraldes