Nesta sexta-feira (22), Lady Gaga irá lançar a primeira colaboração de seu sexto álbum, “Chromatica’, “Rain on Me”, com participação da cantora Ariana Grande.

Durante sua carreira, a Mother Monster fez diversos duetos, com Beyoncé, Tony Bennett e Florence Welch.

Na tarde desta quarta (20), a Billboard publicou uma matéria na qual escolhe as 10 melhores colaborações de Lady Gaga com outros artistas.

Leia a tradução:

10. “Starstruck” featuring Space Cowboy and Flo Rida

Encontrada em: The Fame (2008)

Nunca se esqueça de que Lady Gaga e Flo Rida têm uma música juntos! Com Gaga fazendo rap no Auto-Tune (afinal, era 2008, o ano dos anos 808 e Heartbreak) e frases como “Baby, now that we’re alone, got to request / Would you make me number one on your playlist?,“ Starstruck é um corte deliciosamente datado do The Fame. É provavelmente melhor que "Starstruck" não tenha recebido um impulso nas rádios em vez de "Poker Face" ou "Paparazzi", mas apenas pelo fator kitsch, vale a pena ouvir novamente.

9. “Music To My Eyes” featuring Bradley Cooper

Encontrada em: A Star is Born soundtrack (2018)

Enquanto a trilha sonora do remake de A Star Is Born de 2018 apresenta algumas das composições mais bem-sucedidas de Gaga (e uma colaboração crucial que será apresentada mais adiante nesta lista), não durma em "Music To My Eyes", que inclui um estilo rústico e um sorrateiramente ótimo desempenho de Bradley Cooper, que desliza para uma tomada vocal de Gaga tipicamente de alto nível.

8. “Chillin’,” Wale featuring Lady Gaga

Encontrada em: Attention: Deficit (2009)

A primeira incursão de Lady Gaga em música simples, "Chillin" de Wale realmente se mantém muito bem... apesar da produção baseada no sample Cool & Dre’s Steam e os versos introdutórios citáveis de Wale ("Eu continuo sendo um gigante e você Jeremy Shockey!", soarem como um verso de aproximadamente um milhão de anos atrás para os fãs da NFL). Se Gaga parece um pouco entediada aqui, é porque ela estava prestes a estabelecer seu próprio mundo musical e conquistar o pop.

7. “Do What U Want” featuring Christina Aguilera

Encontrado em: Promotional Single (2013)

Uma reformulação chocante do single do ARTPOP que resultou de outra rodada de controvérsia por conta da imagem pública do colaborador original, R. Kelly, no final de 2013, esta versão de “Do What U Want” apresenta os vocais intocados de Christina Aguilera, que atingem admiravelmente todos os melismos (e adicionam alguns novos também). O dueto delas no The Voice é um vídeo obrigatório para assistir, a propósito.

6. “The Lady is a Tramp,” Tony Bennett featuring Lady Gaga Encontrado em: Duets II (2011)

Sendo este o precursor da colaboração de longa duração, Cheek To Cheek, Tony Bennett e a versão de Lady Gaga de 2011 para o 'showtune' de 1937 exibiram a química entre os dois com o primeiro single do álbum Duets II de Bennett. A exibição teatral de Gaga e as interjeições vistosas se encaixam perfeitamente ao polido estalar de dedos de Bennett e, em retrospectiva, não é de admirar que as duas estrelas decidiram se unir para um projeto mais aprofundado.

5. “Video Phone (Remix),” Beyoncé featuring Lady Gaga

Encontrado em: I Am… Sasha Fierce: The Bonus Tracks EP (2009)

Embora não seja tão dominante quanto "Telephone" (mais sobre isso mais tarde), "Video Phone" mais uma vez reuniu Beyoncé e Lady Gaga e as deixou respirar alegremente, gemer e cantarolar insinuações por cinco minutos. A produção em camadas de Bangladesh ainda é sedutora, enquanto o videoclipe continua sendo um artefato da moda no YouTube.

4. “I Can’t Give You Anything But Love” with Tony Bennett

Encontrado em: Cheek To Cheek (2014)

Seguindo a variedade selvagem de estilos e críticas mistas do ARTPOP, Lady Gaga voltou ao básico para uma coleção de clássicos com Tony Bennett... e a mudança lembrou com sucesso aos ouvintes casuais que a voz de Gaga pode brilhar quando mostrada sem artifícios. Particularmente na versão sedosa do jazz de "Eu não posso te dar nada além de amor", Bennett reproduz bem o poder vocal de Gaga, e a estrela pop mostra um lado de si mesma que faltava em seus projetos solo anteriores.

3. “Just Dance” featuring Colby O’Donis

Encontrado em: The Fame (2008)

É estranho considerar o single de estreia de Lady Gaga como uma colaboração, já que a presença de Colby O'Donis na faixa é relativamente discreta, mas é uma colaboração. Dica profissional para iniciantes em O’Donis: confira sua faixa de 2008, apoiada por Akon, "What You Got", que alcançou o Top 20 alguns meses antes de "Just Dance" transformar uma Lady Gaga anteriormente desconhecida em uma estrela.

2. “Telephone” featuring Beyoncé

Encontrado em: The Fame Monster (2009)

Originalmente escrita para Britney Spears, "Telephone" continua sendo o dueto mais dinâmico de Lady Gaga - e, sem dúvida, a parceria mais atraente entre popstars dos anos 2000. O segundo single de The Fame Monster continuou o momento de "Bad Romance", e enquanto esse sucesso encontrou Gaga dobrando o pop para encontrar seu estilo singular, "Telephone" recebeu uma performance de A-game de Bey (em um raro turno de apoio!) e utilizou a produção chamativa de Darkchild como ponto de apoio para duas grandes personalidades. Uma colaboração entre Lady Gaga e Beyoncé sempre seria um evento, mas "Telephone" ainda é um hino eletro-pop.

1. “Shallow” featuring Bradley Cooper

Encontrado em: A Star is Born soundtrack (2018)

Algum tempo após o sucesso de "A Star Is Born" e algumas perspectivas sobre o fenômeno multimídia que rendeu a Gaga um Oscar de melhor música original, o poder de "Shallow" não diminuiu nem um pouco: seu dueto com Bradley Cooper continua atordoante, a rara balada poderosa que alcançou o #1 na Hot 100 na década de 2010 e o momento decisivo de um candidato a melhor filme. A calma entre Gaga e Cooper crepita até os dois se unirem no pós-refrão; enquanto isso, a ponte da música foi projetada para crescer em bares de karaokê por décadas. Como uma composição de mestre e uma performance triunfante, "Shallow" se tornou um momento crucial na carreira de Gaga e uma adição essencial ao seu catálogo. Nós assistimos como ela e Cooper mergulharam, e adoramos cada momento.

Você também pode conferir a publicação original em inglês aqui.

E pra você, qual a melhor colaboração que Gaga já fez? Conta pra gente!

Esta publicação foi atualizada pela Billboard, após a liberação de "Rain on Me. A matéria foi atualizada, excluindo do rainking a colaboração de Lady Gaga com Space Cowboy e Flo Rida, e adicionou "Rain on Me", com participação da cantora Ariana Grande. Veja aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Hythalo Braga

Revisão por Vinícius de Souza