O retorno de Lady Gaga as raízes da música pop não poderia ter acontecido de outra forma. Após seu retorno com o lead single "Stupid Love e as recentes parcerias com Ariana Grande, em "Rain On Me", e com o girl group coreano BLACKPINK, em "Sour Candy", o novo álbum "Chromatica" já está sendo ouvido por todo mundo e tem recebido ótimos elogios da crítica especializada.

Com o lançamento, a revista eletrônica britânica musicOMH ouviu o novo álbum e o descreveu, em sua review publicada nesta sexta-feira (29), como "um retorno hábil às raízes pop-club de Lady Gaga, resplandecente e com muita influência dos anos 90", dando uma nota 80, de 100, no site americano de avaliações Metacritic.

Confira a tradução completa:

"Lady Gaga – Chromatica

Lady Gaga gozou de uma carreira bastante diversificada nos últimos 12 anos. Desde que entrou em cena com suas primeiras incursões de afinação perfeita no eletro-pop em The Fame e The Fame Monster, ela se expressou então no gênero rock-pop com Born This Way, antes que tudo parecesse errado com o incoerente e auto-indulgente ARTPOP.

Daí então ela pressionou o botão “reiniciar”, trabalhando com Tony Bennett no tradicional álbum pop-jazz Cheek To Cheek, antes do ousado e extremamente pessoal Joanne. Depois veio outro remake de “Nasce Um Estrela” e, com ele, uma vitória no Oscar por sua música Shallow. Parece que agora Gaga já deu uma volta completa e está pronta para re-abraçar suas rotas de pop-eletrônica em seu sexto álbum de estúdio, Chromatica.

Lançada como um local em que todos os sons e cores se misturam, esta distopia de Chromatica foi apresentada no vídeo do single Stupid Love, apresentando Gaga como líder guerreira em uma espécie de paisagem vibrante de Mad Max, onde as roupas de todos são feitas com embaladora qualidade de rua. Isso anuncia um retorno refrescante às suas raízes pop, mas soa basicamente como uma versão acelerada de seu próprio Do What U Want. Ainda assim, é difícil resistir a seus belos vocais crescentes contra uma estrondosa cifra de baixo.

O álbum é dividido em três partes, precedido por alguns belos interlúdios cinematográficos e carregados de cordas. Chromatica começa com Alice, uma reminiscência dos anos 90, onde Crystal Waters canaliza Lewis Carroll. Rain On Me é melodrama do pop Eurohouse em seu melhor, beliscando um pouco de The Music Sounds Better With You (da Stardust) (que foi, por sua vez, emprestado de Fate, de Chaka Khan). É maravilhoso ouvir os vocais de Ariana Grande se transformarem em um pop e complementar as mudanças de tom de Gaga tão brilhantemente. Free Woman é o poder da pista de dança em seu melhor, enquanto Fun Tonight é um aceno agridoce para seu primeiro álbum com menções à fama e aos paparazzi, com paralelos à "prisão no inferno” ressoando descontroladamente.

Também há acenos para seus colegas do passado e do presente. 911 é bem Speakerphone de Kylie Minogue, Sour Candy com BLACKPINK é um sonho da pista de dança dos anos 90, embora lembre Show Me Love, de Robin S, com alguns riffs falados lançados às custas de um refrão verdadeiramente estrondoso. Babylon, uma Vogue desconstruída, parece ser mais uma homenagem a Madonna e a Shep Pettibone, mas também é a clássica Gaga.

O álbum tem sabores de EDM (Eletronic Dance Music) e club pop retrô dos anos 90 com BloodPop, Axwell e Skillrex para mencionar alguns dos que trabalham em sua produção, enquanto temas de amor, vulnerabilidade e empoderamento definem o cenário para alguns dramas maravilhosos. Enigma tem alguns de seus vocais mais fortes em um cenário funky dos anos 90 e Replay é um hino disco introspectivo. 1000 Doves é nobre com alguns vocais divinos no refrão. Sine From Above é talvez o destaque do álbum, com sua poeira estelar e brilho celestial; ter Elton John em dueto em um hino de transe com uma seção de bateria e baixo verdadeiramente curiosa como desenlace é bastante inspirador.

Com 16 músicas e meros 43 minutos, Chromatica pode soar um pouco frenético, mas marca um retorno hábil às raízes pop-club de Lady Gaga, resplandecente e com muita influência dos anos 90. Pode não haver algo realmente novo aqui, mas por que mexer com essa fórmula quando ela pode produzir tapas e empoderamento tão cativantes? Gaga está de volta, com suas batidas intactas.


Lançado nesta sexta-feira (29), "Chromatica" já está disponível em todas as plataformas:

Spotify

Apple Music


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Maria Seabra.

Fonte