Uma entrevista com coreógrafo Ricky Jackson para o LA Weekly foi divulgada ontem (17), em uma série de matérias e entrevistas realizadas pelo jornal para o mês do orgulho LGBTQ+.

Além de projetos com artistas como Katy Perry e Nick Jonas, Richy falou sobre sua trajetória de 13 anos trabalhando com Lady Gaga e sobre seus recentes trabalhos "Stupid Love" e "Rain On Me", presentes no novo álbum "Chromatica".

Confira abaixo a tradução de trechos da entrevista:

"PERGUNTAS E RESPOSTAS DO ORGULHO: COREÓGRAFO RICHY JACKSON TRAZ MAIS DO QUE APENAS DANÇAR PARA OS VÍDEOS DE LADY GAGA

Quando se trata de destacar a diversidade e unir pessoas, poucos têm o poder de inspirar e mobilizar que as estrelas pop têm. Artistas como Lady Gaga, Ariana Grande e Katy Perry têm feito isso através de suas contas nas redes sociais e em entrevistas em suas carreiras, mas nos vídeos e nos seus shows elaborados, elas conseguem invocar lindos mundos utópicos onde a aceitação e o amor reinam de forma ainda maior. O coreógrafo Ricky Jackson tem ajudado Stefani Germanotta (vulgo Gaga) a fazer isso e mais desde o início de sua carreira, trabalhando em performances dance e interpretações de sua música, tanto no palco como em seus videoclipes inesquecíveis. L.A. Weekly conversou com o colaborador de dança de L.A. sobre o novo lançamento aclamado da estrela, Chromatica, seu trabalhos nos vídeos dos seus dois primeiros singles que estão atualmente quebrando recordes - “Stupid Love” (mais de 95 milhões de visualizações) e “Rain On Me” (mais de 107 milhões de visualizações) e mais.

Como dançarino e coreógrafo, como você leva sua visão artística para as pessoas? O que você está fazendo agora que as pessoas podem acompanhar? Você está fazendo vídeos de dança ou de malhação como outros e compartilhando nas suas redes sociais?

Sim, estou fazendo isso agora. Estou dando aulas através das minhas redes sociais. Colocando vídeos mostrando como dançar várias coreografias que eu montei em projetos atuais e antigos.

Eu também estou vendo as reações aos vídeos recentes de Lady Gaga, “Stupid Love” e “Rain On Me” que eu fiz a coreografia. Tantos jovens, pessoas mais velhas, famílias, domesticamente e internacionalmente compartilharam seus vídeos comigo; tenho reagido e repostado seus vídeos nas minhas redes sociais.

Nos conte sobre “Stupid Love” com Gaga e especificamente sua participação e colaboração com ela no vídeo?

Ela criou um hit pop e nós fomos para o estúdio de dança para conversar sobre suas ideias e sentir o clima da música. Eu amei a música. Amei porque é uma música que faz a gente se sentir bem e o mundo precisava disso naquele momento. Eu acho que a música pop ficou um pouco obscura nos últimos anos e “Stupid Love” foi luz. A energia da música foi colorida e eu amei como me fazia querer me movimentar. A partir disso, conversamos sobre o conceito dela para o vídeo, trazendo diferentes tipos de pessoas no âmbito da música e da dança. Imediatamente, ideias de como cada um dos grupos deveria se movimentar tomaram conta da minha mente. Eu pensei comigo, as danças deveriam ser diferentes entre cada grupo de pessoas, ainda que impacte o mundo igualmente. Eu queria criar uma coreografia onde veríamos o abstrato dançando, o moderno, o jazz, vogue, hip hop, todos unidos junto de Gaga.

Eu sei que inclusão é parte da mensagem. Você teve participação?

Sim. Eu organizei as audições em Los Angeles. Eu devo ter visto cerca de 1000 dançarinos. Para aquele vídeo, Gaga e eu realmente queríamos todos os tamanhos, formatos, vibes, etinias, alturas e pesos. Era sobre contratar o melhor e mais diverso elenco de dançarinos. Gaga queria 49 dançarinos que representassem a sua ideia de Chromatica.

Você trabalha com ela há muito tempo, certo? E você é o coreógrafo principal dela em todos os vídeos?

Sim. Estou com ela há 13 anos. Então, desde o começo. Desde "Just Dance".

Como você se conectou com ela inicialmente?

Então, eu fui chamado pela Interscope Records, que disse que tinha uma nova artista pop feminina que eles queriam que eu conhecesse. Eu conheci Gaga em um estúdio de dança em Hollywood e a partir desse dia nossa jornada começou. E a música pop mudou!

Os vídeos em que você trabalhou são tão alegres. As pessoas estão presas em casa e os assistindo mais. Vídeos são uma forma de entretenimento que faz as pessoas felizes e eu acho que precisamos disso agora. Você quer dizer algo sobre isso?

Sim, sem dúvida! De uma perspectiva coreográfica, foi por isso que eu coreografei “Stupid Love” e “Rain On Me” daquele modo. Eu realmente queria criar um clima com a dança que era animadora para aqueles que estavam assistindo. Eu queria que as pessoas fossem capazes de aprender as danças, apresentá-las e celebrar elas mesmas, causando uma energia inspiradora.

Nos conte sobre “Rain On Me.”

“Rain On Me” é o último single e videoclipe de Gaga com Ariana Grande. Eu amei criar a coreografia dessa música porque fui capaz de trabalhar tanto com Gaga quanto com Ariana e criar suas danças a partir de suas personalidades artísticas individuais, suas semelhanças e diferenças únicas e também como cada uma delas cantou suas partes. Eu amo aquele vídeo! Nós gravamos o videoclipe de “Rain On Me” antes da parada por causa do COVID-19 e as regras de distanciamento social. Então essas restrições que foram colocadas em prática aconteceram depois que terminamos de gravar o vídeo.

Junho é o mês do Orgulho LGBTQ+. O que o Orgulho LGBTQ+ significa para você?

Mês do Orgulho dá um momento para que a comunidade LGBTQ+ possa celebrar uns aos outros como um evento ao invés de uma ideia global. Une pessoas reais. Cara a cara. Corpo a corpo. Com músicas, discursos, moda, arte e união cultural. É um lembrete para que continuemos nos amando como indivíduos e como uma comunidade.

Você pode conferir a entrevista completa em inglês aqui.

Richy vem divulgando nas últimas semanas tutoriais com partes da coreografia de Rain On Me em seu canal oficial do YouTube.

Confira:

Assista também aos tutoriais publicados pelo coreógrafo para "Stupid Love".

“Chromatica”, sexto álbum de estúdio de Lady Gaga, está disponível em todas as plataformas de streaming. O novo trabalho, que tem "Stupid Love" como lead single, traz também "Rain On Me", parceria com Ariana Grande, “Sour Candy”, colaboração com BLACKPINK, e "Sine From Above", canção com a lenda Elton John.

Spotify:

Apple Music:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz.