A produção de "Chromatica", novo álbum de Lady Gaga, deu aos produtores envolvidos a oportunidade de crescerem profissionalmente e reverem o seu papel na música - é o que grande parte dos colaboradores de Gaga vêm dizendo nas entrevistas. E, dessa vez, o colaborador do recente trabalho da Mother Monster a reafirmar isso é Tchami, responsável pela co-produção de "Stupid Love" e "Rain On Me".

No artigo especial "Hitmaker of the Month" divulgado nesta quarta-feira (10), pela revista Variety, Tchami comenta como produzir o segundo single de "Chromatica", o fez entender aspectos dos trabalhos colaborativos, "Aprendi que quando você trabalha em um projeto de outro artista, isso nunca deve ser sobre você."

Confira esta matéria completa traduzida a seguir:

Hitmaker do mês: Colaborador de Lady Gaga, Tchami, diz o que é preciso para fazer chover

O último álbum de Lady Gaga, "Chromatica", apresenta vários co-escritores advindos no mundo da música eletrônica - entre eles Skrillex, Axwell, Sebastian Ingrosso, Madeon, Boys Noize e Burns -, mas um francês pouco conhecido, Tchami, surgiu como uma parte essencial do sucesso inicial do álbum número 1 dos charts: Tchami (nascido como Martin Joseph Léonard Bresso) não apenas co-escreveu e co-produziu o primeiro single do disco, "Stupid Love", mas também o recente líder dos rankings, "Rain On Me", além de outras faixas.

"Fui a Los Angeles e fiz o que tinha que fazer com o BloodPop e a equipe", diz Tchami sobre o principal compositor-produtor da arquitetura sonora do álbum. "Nós estivemos juntos em um estúdio por uma semana e ele me deu a oportunidade de trabalhar em todas as músicas que eles tinham no momento, e eu sou muito grato por isso."

Em "Rain On Me", o "toque francês" de Tchami pode ser sentindo com alguns ouvintes comparando a sonoridade ao Daft Punk. "Fizemos uma versão que não foi finalizada", revela. “Mas BloodPop e Burns refizeram a produção e mantiveram elementos de nossas versões anteriores… aprendi que quando você trabalha em um projeto de outro artista, isso nunca deve ser sobre você.”

O Hitmaker do mês da Variety de junho, é mais conhecido como um DJ em turnê ocupado no circuito global de festivais. Como compositor, ele humildemente dá a maior parte do crédito a outros co-escritores do álbum, talvez devido a crescente conscientização sobre o que é preciso para ser um colaborador popular em 2020, quando o compromisso é essencial para garantir futuros pedidos de parcerias.

Para Tchami, que também foi creditado em "Applause" de Lady Gaga, de 2013, colaborar é uma arte sagrada de sacrifício e de ter mente aberta, nunca ter medo de perder parte de uma música, se outros acharem que pode ser melhorada. Como ele elabora, tudo faz parte do processo de composição: “Você deseja criar uma peça musical que se encaixe na estética do artista, ao mesmo tempo que o represente em um momento específico e, para mim, é assim que a música permanece autêntica - ainda mais quando você traz muitas pessoas para uma sala para trabalhar ... caso contrário, é apenas uma coleção de produtores que traz o ego deles”.

É uma lição que Tchami aprendeu anos atrás. “Eu componho músicas por conta própria”, ele as compõe em sua casa em Miami, onde está enfrentando a pandemia da COVID-19. “Eu tenho minha área em casa e basicamente faço música todos os dias”, diz ele, acrescentando que “estou totalmente presente no momento. Eu tenho vivido praticamente em estúdios a maior parte da minha vida, mesmo na França, então o confinamento por conta do coronavírus não é um grande problema para mim.”

Então, o que vem a seguir para o criador de música eletrônica? Para os novatos, seu novo álbum "Year Zero" será lançado neste outono, e ele espera fazer uma turnê logo que puder. Tchami foi contratado para o Coachella em abril e estava no meio de uma excursão na América do Norte que teve que ser cancelada devido à pandemia. "Até então, o Coachella está remarcado para que vocês possam me ver lá [em outubro]", diz ele, embora seja questionável se o evento realmente acontecerá em 2020.

Suas faixas pop de “Chromatica” seriam aceitas nas comunidades de dança onde os puristas de EDM convergem? “Adoro o fato de os gêneros terem limites claros - o pop é muito particular -, mas não posso me colocar em uma caixa”, diz ele sobre seu processo criativo. “Estou totalmente presente no momento. E nunca estabeleço limites quando se trata de quem eu quero trabalhar e o que eu quero criar com eles.”

Qual é a sua faixa de "Chromatica" co-produzida por Tchami favorita? Comente enquanto ouve o álbum em sua plataforma digital preferida.

Spotify

Apple Music

YouTube

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Artigo em Inglês: Variety