Nesta terça-feira, dia 14, em uma nova publicação feita em seu site, a Bloomberg (empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro e agência de notícias operacional em todo o mundo), afirmou que Lady Gaga tornou-se a Maior Estrela Pop do Mundo neste último mês, de acordo com seus dados, destronando o rapper porto-riquenho Bad Bunny após 3 meses.

Em sua publicação, a empresa explica que tal acontecimento se deve ao novo trabalho de Lady Gaga, "Chromatica", seu álbum recém lançado, que trouxe grandes benefícios a ela, mostrando um ótimo desempenho em vendas, streams e visualizações.

Leia a publicação completa traduzida:

Lady Gaga destrona Bad Bunny como Maior Estrela Pop do Mundo

Lady Gaga voltou para o topo da música pop.

Gaga foi a maior estrela pop do mundo neste último mês, de acordo com o Ranking do Bloomberg de Poder das Estrelas Pop, destronando o rapper porto-riquenho Bad Bunny depois de uma corrida de três meses.

Gaga subiu para o topo graças ao interesse por seu novo álbum 'Chromatica', que foi o álbum que mais vendeu nos EUA no mês passado. Gaga vendeu mais de 400.000 cópias em um mês quando nenhum outro artista passou das 300.000. Seus lead singles 'Stupid Love' e 'Rain On Me' levantaram Gaga no Spotify, onde ela foi a artista mais ouvida de junho, bem como no YouTube, onde seus vídeos acumularam mais de 188 milhões de visualizações.

'Chromatica' é o primeiro álbum dance decente de Gaga em quase uma década, e seu primeiro sucesso verdadeiro no streaming como artista solo. Gaga começou sua carreira quando álbuns físicos ainda constituíam grande parte das vendas gerais, e fez sucesso quando o iTunes era a principal plataforma de lançar música online.

Depois de começar sua carreira com três álbuns dance pop, ela fez um álbum de duetos de jazz com Tony Bennett, e seguiu com 'Joanne', uma mistura de country e soft rock. Embora os dois álbuns tenham sido bem recebidos pela crítica, nenhum foi tão grande quanto seus trabalhos antigos mais animados, que teriam se saído melhor em playlists pop e dance do Spotify.

O sucesso de Gaga em serviços de streaming começou em um lugar improvável — a trilha sonora de 'Nasce Uma Estrela'.

Musicais de filme não é o gênero principal para os super usuários de Spotify ou Apple Music. Contudo, sentindo que o filme e a música tinham potencial para serem um sucesso, a gravadora dela, Interscope, colocou o álbum nos serviços de streaming e garantiu que fosse colocado em playlists essenciais para fazer de uma música um grande hit ($ 436 milhões de dólares em bilheteria também não fez mal).

'Nasce Uma Estrela' foi o quarto maior álbum do mundo no ano passado, de acordo com a Federação Internacional de Indústria Fonográfica, e seu lead single 'Shallow' foi uma das 10 maiores músicas do ano. Fãs ouviram a música mais de 1 bilhão de vezes somente no Spotify.

Gaga começou a trabalhar em 'Chromatica' antes de terminar de promover 'Nasce Uma Estrela', tendo escrito 'Stupid Love', o single de estreia, quase três anos atrás. Alguns de sua equipe esperavam que o álbum fosse lançado em 2019, ou pouco depois, para tirar proveito da performance de Gaga no Super Bowl e no Oscar de 2019. Mas o álbum só ficou pronto em 2020.

Gaga tinha planejado lançar o álbum em abril, o mesmo final de semana que ela iria se apresentar no Coachella, o maior festival de música da América do Norte. Seria assim até que o coronavírus levou ao cancelamento do Coachella, e colocou a economia global em desordem. Gaga, Sam Smith e Alicia Keys adiaram suas datas de lançamento, evitando uma queda substancial na quantidade de música ouvida durante o primeiro mês de lockdown global.

Mas com 'Stupid Love' já no mercado, Gaga e a Interscope somente adiaram o lançamento até o final de maio, momento o qual o consumo de música havia se recuperado. Eles também utilizaram as colaborações com as maiores artistas da cultura jovem: Ariana Grande e BLACKPINK. Grande canta ao lado de Gaga em 'Rain On Me', o segundo single do álbum, que já ultrapassou 'Stupid Love' em consumo, enquanto BLACKPINK, o grupo pop coreano, colabora em 'Sour Candy'.

'As mulheres estarão no topo desta cultura', disse Daouda Leonard, que é empresário de BloodPop, um produtor que trabalhou muito no álbum. 'As mulheres estão no topo da dance music e irão conduzir uma nova revolução'.

Ouça o álbum completo:

Spotify:

Apple Music:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Imagem: Frederik Heyman / Divulgação: Bloomberg