Na última quarta-feira, dia 08, a Gap Magazine divulgou o episódio 02 do seu Podcast, intitulado "Space Talk", no qual entrevista os profissionais Richy Jackson e Graham Breitenstein, ambos da equipe de dançarinos de Lady Gaga.

Na entrevista, ambos iniciam os primeiros 15 minutos se apresentando e contando como começaram a trabalhar juntos. Em seguida, Richy é perguntado sobre o momento que o definiu como diretor criativo de coreografias, e ele responde citando "Bad Romance":

"Eu acho que o momento decisivo da parte coreográfica foi em 'Bad Romance', de Lady Gaga. Eu estava na casa de um amigo em uma noite e todos começaram a me enviar mensagens de texto falando tipo: 'Oh meu Deus! É incrível, é incrível!' E eu não sabia do que estavam falando. Eles me disseram que viram o vídeo, mas eu ainda não tinha visto a edição final. Então, quando finalmente vi, fiquei tipo... 'Oh, isso é f#da!' Eu pensei que aquilo era tão pop, mas ainda assim, era tão [dança de] rua, tão leve, tão elegante, tão teatral. Eu amei cada parte e amei como todas as meninas se mudavam com ela. Foi um vídeo incrível. Naquele momento eu estava tipo: 'Tudo bem…. OK'. Porque sinto que você não tem muitos momentos impactando o mundo. Se você tiver alguns momentos em que poderá mover o mundo com sua arte ou com seu talento... sinto que isso é algo que eu sempre quis. Queria o meu momento e é interessante porque você nem sabe quando isso acontecerá. Não coreografei isso para ter esse momento. Coreografei isso porque foi o que eu estava sentindo. Eu nem estava pensando no resultado. Mas quando vi como isso afetava o mundo, fiquei tipo: 'Isso... é isso!'".

Após esse momento, os profissionais voltam a falar sobre sua parceria na dança, sobre não conseguirem trabalhar um sem o outro, e em certo momento Richy cita "Stupid Love":

"Isso é uma coisa difícil, porque eu tenho tido que fazer várias coisas por mim mesmo. O que eu diria é que, por causa do Graham, eu posso ser mais criativo que antes. Porque eu não tenho que atar tantos nós e botões soltos. Como quando nós fizemos a seleção de elenco para o videoclipe de 'Stupid Love' (Lady Gaga) e foi maravilhoso. Haviam 49 dançarinos. Nós tínhamos que selecionar, decidir quem estaria em qual grupo; eu gosto deles naquele grupo? Eu quero mudá-los? Cabelo. Maquiagem. Figurino. Todos os diferentes departamentos, era um caos; só sei que, antes, eu teria tentado jogar tudo aquilo nas minhas costas e, provavelmente, teria acabado perdendo criatividade naquele espaço. Eu simplesmente não sei o que aquela coreografia teria sido se eu tivesse que fazer todo o resto também".

Na sequência, ambos falam sobre como é trabalhar em colaboração e conselhos que dariam pra quem está nesse ramo também de forma colaborativa.

Após isso, Graham é questionado sobre a experiência favorita dele trabalhando com Richy, pergunta para qual ele cita "Rain On Me" ao responder:

"Experiência preferida é 'Rain on Me'. Nós estávamos na estrada com JoJo e enquanto estávamos ensaiando ele virou-se para mim e disse: 'Você precisa me conseguir 30 dançarinos'. Ele realmente abandonou o processo de seleção de dançarinos. Quero dizer, eu sempre estou fazendo as coisas com ele, mas essa foi uma das primeiras vezes, tipo: 'Faz, desenrola, eu sei que você consegue'. A lição que eu aprendi com isso é que você precisa dar conta das coisas. Não importa quando. Rápido e sem desculpas. Porque isso é uma peça-chave quando se fala de coreografia. Ele está em 99,9% das vezes fazendo os passos. Mas tem vezes que ele não está no salão e cabe a mim resolver. Não há tempo para surtar. Você simplesmente tem que estar pronto".

Dando seguimento, Richy comenta sobre os valores que Graham acresceu na vida dele como assistente.

Na metade da entrevista, em um jogo rápido de perguntas, ambos são questionados sobre a melhor e pior memória deles juntos, então Graham inicia falando sobre o cancelamento da "Born This Way Ball":

"O dia que a turnê 'Born This Way Ball' foi cancelada. Foi a melhor e a pior. Richy não costuma elogiar e verbalizar. Ele se move. Ele é ação. Então nós estávamos todos chorando terrivelmente pelo cancelamento daquela turnê. Mas enquanto chorávamos, todos os dançarinos enfileiraram-se para abraçá-lo. Haviam muitas emoções rolando. Enquanto nos abraçávamos ou chorávamos ou o que fosse, ele estava, tipo: 'Eu estou tão orgulhoso de você, eu o vi crescer', e tinha mais. Mas na minha cabeça eu estava, tipo: '...é isso o que custa para conseguir um elogio?' Ele está fisicamente presente, mas seu cérebro está sempre em outra dimensão. Eu não preciso de validação, mas quando preciso, eu preciso. Ele simplesmente quer continuar se esforçando".

Então, Richy da sequência comentando sobre o melhor momento, que foi quando receberam seus primeiros pagamentos.

Depois disso, os profissionais continuam falando sobre suas carreiras, abordando assuntos como: trabalhar em time, suas vidas nos próximos 5 anos, desafios de Richy como criador de coreografias, coisas que gostam de fazer além da dança e terminam falando sobre suas maiores inseguranças.

Ouça o podcast completo:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Gustavo C. B. Kolliner e Maria Eduarda Seabra

Imagem: Norbert Schoerner / Zamora Vacet / Divulgação: Gap Magazine