Com 12 anos de carreira muito bem estabelecidos, Lady Gaga deixou sua marca no mundo da música pop não só por lançar canções inesquecíveis como "Bad Romance" ou até mesmo o hino imortal "Shallow", mas também por nos apresentar os looks mais extravagantes e surpreendentes, o que a deixou conhecida como a "camaleoa do pop".

Em cada uma de suas "Eras" nasce uma estética totalmente diferente da anterior e assim o universo criativo da nossa Mother Monster vai se ampliando cada vez mais. E é isso que torna cada uma delas incrível e memorável.

O site de entretenimento VICE publicou nesta quinta-feira (30) uma matéria e reuniu em um ranking as 10 personas mais memoráveis de Lady Gaga.

Confira a tradução completa:

Cada persona de Lady Gaga identificada, em ranking

Desde o laço no cabelo até o chapéu de cowboy (em sotaque alemão).

Lady Gaga é uma transfiguradora profissional. Nos doze anos desde que ela ganhou notoriedade, com um laço gigante de cabelo fixado em sua cabeça, ela passou por mais versões de sua persona do que você durante a faculdade – colecionando um vestido de carne, um chapéu de cowboy cor de rosa, um número de sotaques europeus, uma indicação para Melhor Atriz no Oscar, uma carruagem de ovo e uma residência em Vegas a caminho de um lugar na história da música pop.

Hoje em dia, o conceito das eras de estrela pop se solidificou pelo Twitter, que aguarda novas estéticas e sons das suas faves em cada ciclo de álbum. A ‘era’ é um meio especialmente útil pelo qual explorar Lady Gaga, cuja versatilidade a define: quando você pensa na vadia do rah rah, você não consegue evitar de pensar sobre a facilidade que ela tem de se transformar de Uma Amiga Íntima e Colaboradora de Tony Bennett para uma Alien Gostosa e Ágil Que Criou Seu Próprio Planeta, via Estrela do Cinema.

Em celebração a esse fato, então, aqui estão dez das suas personas mais memoráveis, corretamente classificadas para a posteridade.


HAIR BOW GAGA (GAGA COM LAÇO NO CABELO)

Quando vi o vídeo de “Just Dance” pela primeira vez, pensei que a música era apenas OK, e que Lady Gaga seria aquela artista de um hit e que nunca a ouviria novamente. Depois ela começou a fazer o negócio do laço de cabelo (isso se traduziu mais tarde em outros itens de cabelo, como o acessório do vídeo de “Paparazzi”.) Foi um indício precoce de sua percepção por uma forma estranha de chamar atenção e sua habilidade de estabelecer uma tendência (eu lembro de perceber, de repente, que em algum momento em 2008 a parte de acessórios na New Look, em Solihull estava cheia de laços falsos feitos de cabelo, o que mostra o impacto), mas comparado ao que ela alcançou depois isso era quase juvenil.

DENIM CUTOFFS GAGA(SHORTINHOS GAGA)

Não sou aquele tipo de pessoa que se comporta como se Joanne fosse um crime de guerra, mas também não sou alguém que pode agir como se “Grigio Girls” nunca tivesse acontecido, particularmente quando é algo que vem da mesma mente que uma vez já nos deu “Bad Romance.” A música em Joanne não atingiu as alturas que os fãs estavam acostumados, mas o que foi mais decepcionante foi que faltava a moda e a estética que definiram suas realizações até aquele momento. Qualquer estrela pop pode usar jeans: De todas as pessoas, eu quero ver Lady Gaga em látex da cabeça aos pés, possivelmente fazendo algo que irá ofender cristãos.

“AUTHENTIC” GAGA (GAGA “AUTÊNTICA”)

Lady Gaga gosta de nos relembrar que ela é musicista, e para ser sincera, por quê ela não deveria? Ela é uma pianista excelente, e é uma vocalista extremamente versátil. No entanto, isso pode às vezes ficar perdido no que parece uma necessidade consciente de nos lembrar que ela é muito mais do que sua persona pop extra-terrestre – como visto em Joanne, Cheek to Cheek e Nasce Uma Estrela.

É uma pena, porque apesar de todos esses projetos terem algo para se amar sobre eles (alguns mais que os outros), e apesar de eu ser um dos poucos que ama quando Gaga coloca suas mãos em um piano, se tudo que tivéssemos fosse a estrela pop bombástica, Lady Gaga, e tudo que ela nos deu – principalmente Ariana Grande fazendo aquela entonação no vídeo de “Rain on Me” – ela ainda seria uma das melhores estrelas pop desse século até então.

OSCAR-NOMINATED INGENUE GAGA (GAGA MOCINHA INDICADA AO OSCAR)

Poderiam existir 100 pessoas em um lugar, mas nenhuma delas será tão boa como Lady Gaga em interpretar o papel de estrela de Hollywood. A fama e seus diferentes princípios têm sido um dos temas mais mencionados da carreira de Gaga (em 2010, ela contou ao Telegraph “Eu sempre fui famosa, vocês só não sabiam ainda”), então sua virada como a queridinha da América teve uma meta-narrativa agradável onde ela interpretava dois papéis: Ally em Nasce Uma Estrela, obviamente, e Lady Gaga A Atriz Aclamada, enquanto ela ocupava o manto deixado por Judy Garland e Barbra Streisand, duas mulheres cuja fama as precede.

MEAT DRESS GAGA (GAGA DO VESTIDO DE CARNE)

A Gaga do Vestido de Carne é a evolução lógica da Gaga do Laço de Cabelo, continuando a prática de Usar Coisas Que As Pessoas Irão Falar Sobre, e levando isso para o nível mais alto. Abrange todas as coisas que Gaga fez no período de 2010-2011 (sem dúvidas a sua fase imperial como musicista, já que isso aconteceu pouco tempo depois do The Fame Monster e durante o ciclo de Born This Way), incluindo, mas certamente não limitando o tempo que ela levou para chocar de um ovo no Grammy, depois de ter ficado incubada lá por três dias. Essa época foi muito importante para o perfil, legado e reputação de Gaga como alguém que procura chamar atenção, e eu olho para esses momentos com carinho.

FASHION GAGA

Não há muito o que dizer, mas "Artpop" não é tão ruim quanto dizem. Uma das razões principais é Gaga ter abraçado a Moda mais que nunca. A Explosão de Moda é um exemplo sagrado disso, mais recentemente visto no estilo de "Comme des Garçons" da cantora Rina Sawayama. Há canções que fazem referência à marcas, desfiles e figuras do mundo da Moda, e parecem feitas para serem tocadas em Nova York, Paris, Milão e Londres.

Eu digo que o interesse de Gaga nessa Explosão de Moda se mostrou bem na canção "Black Jesus + Amen Fashion", do álbum "Born This Way", mas foi consolidado em Artpop, que possui as faixas "Donatella" e "Fashion!".

É muito clara e bem documentada a relação de Gaga com o que ela veste (veja: VESTIDO DE CARNE), e também suas músicas sobre Moda carregam um ar intrínseco de toda a excentricidade, pose e veneno que um desfile invoca. Pra confirmar, "Donatella" tem uma das melhores aberturas da história Pop: "Veja só: sou loira, sou magra, sou rica... e também sou um pouco vadia".

DANCE PARTY ALIEN GAGA (GAGA, ALIEN DA BALADA)

Eu sou um dos que pensam que o álbum de 2020 de Gaga, "Chromatica", tem sido subestimado pela crítica. É um álbum totalmente arrasador (especialmente a faixa com Elton John). É o tipo de trabalho que o lado mais agitado dos fãs de Gaga tem esperado por anos. Estética! Conceito! E não desaponta. Pender pro estilo Eurodance foi uma das coisas mais espertas que ela poderia ter feito nesse momento de sua carreira. E lançar uma canção como "Babylon", numa década em que a indústria da música tem passado por um vale, é a marca de alguém que tem o poder de permanecer. Onde você estava quando viu o lápis de olho branco numa das tomadas do clipe de "Rain on Me"?

BIKER GAGA (GAGA NA MOTO)

"Judas" é umas das melhores canções (e clipe) que Gaga já fez (O couro! As referências loucas à história Bíblica). E o look é um dos meus favoritos. E como a lista é minha, eu o coloco numa posição alta sem pensar duas vezes.

GERMAN ACCENT GAGA (GAGA E O SOTAQUE ALEMÃO)

Se eu pudesse, eu ouviria em looping o alemão fake de Gaga e seu sotaque americano tentando soar alemão. O ponto alto de "Born This Way", claramente é "Scheiße" - que também faz referência à música Dance européia, porém um pouco diferente do que fez depois em "Chromatica" - e temos um pouco disso no single "Rain on Me" também.

“ALEJANDRO” VIDEO GAGA (A GAGA DO CLIPE "ALEJANDRO")

Não há argumentos!

-Sexo no ar!
-O cabelo!
-O corte dos dançarinos!

-As sombracelhas!
-A roupa íntima nude!
-A parte que está vestida como uma freira fetichista!
-É fato que ela pesca no trabalho de Madonna, o que ilumina mais ainda sua carreira, por estar sempre bebendo dessa fonte. Do mesmo jeito que bebeu de Hollywood durante "Nasce Uma Estrela".
-Olha a pose!

"Alejandro" é o melhor de Gaga até agora, e creio que muitos fãs diriam o mesmo. Tudo é executado perfeitamente, as referências traduzem-se de uma forma linda, e se ela fizesse um álbum inteiro nessa vibe, eu largaria o trabalho e me juntaria à comunidade Stan Twitter profissionalmente.


Em tantos momentos e criações marcantes, qual é a sua persona favorita de Lady Gaga? Comenta pra gente!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz e Perfume Tropical.

Fonte