LADY GAGA E O VMA: sangue e carne

O Video Music Awards (VMA) é certamente uma das mais famosas premiações do mundo da música e também da MTV, e desde 2009 Lady Gaga se tornou uma das figuras mais aguardadas do evento, justamente devido à ousadia trazida para o red carpet e para as apresentações.

Após sangrar no palco na edição de 2009, Gaga foi, sem dúvida, o centro das atenções no VMA de 2010, sendo, tanto a artista mais nomeada como a maior vencedora da noite: 13 indicações e 8 astronautas ganhos. E foi nesta noite, também, que a cantora chocou o mundo utilizando um vestido feito de carne quando subiu ao palco para receber o prêmio mais aguardado da noite, “Vídeo do Ano”, por “Bad Romance”, e ainda anunciou seu próximo álbum, “Born This Way”. Uma noite e tanto, para a mídia, o pop, e especialmente, para os Littles Monsters.

Em 2011, o lançamento do álbum “Born This Way" e de seus respectivos videoclipes criaram altas expectativas sobre a aparição da cantora no evento, (especialmente após sua chegada em um "vessel" durante o Grammy em fevereiro daquele ano e de ter utilizado um vestido de carne no VMA do ano anterior). Eram grandes as expectativas, tanto para as apresentações, como para o que a cantora iria vestir.

Em 2008, Gaga era sexualmente explícita em seus clipes; em 2009, sangrou; em 2010, um vestido de carne; em 2011 uma música e um videoclipe sobre Judas, o maior antagonista do cristianismo. Na edição de 2011 do VMA, a Mother Monster, mais uma vez, transgrediu e abismou, chocou e surpreendeu o público, vestindo-se de homem. Em entrevista à V Magazine naquele mesmo ano, a cantora falou sobre como inovaria:

Começando como uma invenção da minha mente, Jo Calderone foi criado com Nick Knight como um experimento malicioso. Depois de trabalharmos juntos incansavelmente e apaixonadamente, comendo corações bovinos, vomitando em nós mesmos, dando à luz a uma nação alien e uma AK-47, Nick e eu começamos a nos perguntar: o quão exatamente podemos no safar? Como podemos remodelar o modelo? Em uma cultura que tenta quantificar beleza com um paradigma visual e padrões quase matemáticos, como podemos foder com as mentes maleáveis dos espectadores e mudar a perspectiva do mundo sobre o que é bonito? Eu perguntei a mim mesma esta questão. E a resposta? Drag.

JO CALDERONE: o modelo da edição de setembro

Jo Caldorene é o alter-ego masculino criado pela cantora e pelo fotógrafo Nick Knight, cujas primeiras aparições aconteceram em 2010, quando Nicola Formichetti, estilista da cantora, postou um teaser de um photoshoot de um homem, gerando, por parte da mídia e do público, especulações se tal homem seria Lady Gaga. A foto era uma prévia do ensaio de Gaga, como Jo Calderone, fotografado por Nick, para a edição de setembro da Vogue Hommes japonesa de 2010.

Em entrevista para a escritora Jo-Anne Furniss, Jo Calderone falou sobre sua relação com Lady Gaga:

Qual é a sua relação com Lady Gaga?

Eu a conheci em uma sessão de fotos que Nick Knight estava fazendo. Ela é linda pra caralho, engraçada, e interessante. Eu estava um pouco nervoso para o Nick iniciar a fotografar. Ela disse: “Não fique, baby, você Nasceu Assim”. Eu saí com ela depois. O resto é segredo.

Em 16 de agosto, Calderone apareceu no videoclipe de “You and I” e no dia 28 do mesmo mês substitui Lady Gaga durante a premiação do VMA. Mas em entrevista à 74ª edição da V Magazine, ainda em 2011, Gaga comentou que, de nenhuma forma, a presença de Jo erradicou seu espírito do palco, e que ela esteve sempre presente, na verdade, mais ela mesma do que sempre.

Ainda nesta entrevista, terminado o photoshoot para a Vogue Hommes japonesa, Gaga comenta que Nick, o fotógrafo do ensaio e um dos criadores do alter-ergo masculino da cantora, disse:

Gaga, acredito que Jo tem que cantar.

NOITE DA PREMIAÇÃO DO VMA: “Ela é louca pra caralho

Para promover sua participação na edição de 2011 do VMA, Lady Gaga participou de alguns vídeos promocionais, numa espécie de vídeo mash up, com algumas faixas do álbum “Born This Way” de fundo:

Abaixo, você também pode assistir ao behind the scenes dos comerciais:

Na edição de 2011, Lady Gaga foi indicada a 4 categorias, vencendo em 2.

Melhor Clipe Feminino - Born This Way (VENCEDORA)

Melhor Clipe com Mensagem - Born This Way (VENCEDORA)

Melhor Coreografia - Judas

Melhor Direção de Arte - Judas

Diferente das aparições nas edições anteriores do VMA, em 2011 Lady Gaga (como Jo Calderone), não participou do red carpet e sua primeira aparição no evento foi com seu alter-ego masculino, em seu já famoso estilo: uma camisa branca, blazer, calça preta e um cigarro, foi na abertura da premiação, deixando o público em um grande estado de euforia com a sua presença e seu monólogo.

No momento, ele compartilhou detalhes (inclusive íntimos), sobre sua relação com a cantora pop e gritou, sobre Lady Gaga:

Ela é louca pra caralho!

Logo após sua fala, Jo iniciou a primeira performance da noite, cantando “You and I”. Diferentemente do clipe, que possui diversos cenários, figurinos, personagens e alter-egos, a apresentação constituiu-se apenas de Jo Calderone ao piano e logo em seguida alguns dançarinos, finalizando com participação especial de Brian May, guitarrista do Queen, levando o público ao delírio:

Abaixo, você pode conferir o momento:

Outro grande momento da noite legado a Jo Calderone foi a entrega do Michael Jackson Video Vanguard Award, um dos altos momentos da premiação. E no ano de 2011 Britney Spears recebeu o mérito.

Durante a entrega do astronauta, Jo fez o público delirar ao flertar com Britney, que também retribuiu. Ele até mesmo tentou beijá-la, mas a cantora divertidamente recusou. Calderone até disse que não queria irritar Gaga.

Confira o momento:

PRÊMIOS

Na edição de 2011 do VMA, Gaga levou para casa dois astronautas, sendo sua 13ª estatueta da premiação: em 2009 nossa Mother Monster ganhou em 3, das 9 categorias a que concorria; em 2010 ganhou em 8, das 13 que concorria.

O prêmio de “Melhor Vídeo com Mensagem” foi anunciado no pré-show e Gaga foi a primeira artista a ganhar nesta categoria com “Born This Way”. Veja o momento abaixo:

Ainda na noite da premiação, a artista também levou para casa o astronauta de “Melhor Vídeo Feminino”, também por “Born This Way”, sendo a sua décima terceira vitória na premiação do VMA, desde 2009. E Jo Calderone subiu ao palco para receber o prêmio por ela.

Estou tão, tão feliz por aceitar o prêmio esta noite, já que a Gaga não está aqui, por Melhor Vídeo Feminino. Muito obrigado ao Nick Knight! E eu sei que se ela estivesse aqui esta noite, ela queria que eu agradecesse aos Little Monster.

Após o show, Jo deu uma entrevista na coletiva de impressa, compartilhando mais detalhes de sua relação com Lady Gaga e até mesmo detalhes íntimos de sua vida:

Gaga é a minha garota, sabe. Brtiney é... ela é a porra da Britney Spears! Você não se masturbou pra Britney quando era criança?

Assista ao momento:

Abaixo você também pode conferir quando Jo foi fotografado com os prêmios que recebeu em nome de Gaga:

O modelo italiano também falou em entrevista após o evento sobre o prêmio vencido com “Born This Way”, por “Melhor Vídeo Feminino”:

EXTRAS

Em outro momento, Jo Calderone interage com a cantora Katy Perry:

Ele até mesmo entregou um cigarro à cantora Adele:

Neste domingo (30), acontecerá a premiação do Video Music Awards deste ano, que contará com a primeira performance da era “Chromatica”, com Lady Gaga, Ariana Grande e o estrondoso hitRain On Me”.

Na edição de 2020, Gaga é, assim como há exatamente 10 anos, a artista mais nomeada da noite, com 9 indicações. Será que a cantora iniciará esta década, novamente, como a maior vencedora? Esperamos que venha aí!

E você, assistiu a este VMA? O que você imaginou que Gaga aprontaria para a noite? Ficou surpreso? Conta pra gente!

Arte da capa por Lucas Marques.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.