A revista Hola! publicou, neste domingo (13), uma entrevista com Marta del Río, estilista assistente e amiga pessoal de Lady Gaga.

Marta, que já trabalha ao lado de Nicola Formichetti há 5 anos e se juntou à equipe da Haus of Gaga em 2019, conversou com a revista e revelou detalhes sobre sua relação com Gaga e como foram realizadas as produções das peças utilizadas pela cantora no VMA 2020.

Leia a tradução completa:

Falamos com Marta del Río, a estilista de Marbella que faz Lady Gaga brilhar

A cantora realizou nove nove mudanças de roupa na premiação do VMA.

Lady Gaga foi a protagonista indiscutível do prêmio VMA 2020, o primeiro a ser realizado durante uma pandemia global sob fortes medidas de segurança, sem público e com um palco quase totalmente digital. Além de ganhar cinco prêmios nas categorias principais, seus looks impressionantes com máscaras artísticas atraíram a atenção de todo o mundo, promovendo uma mensagem poderosa que, ao fim da premiação, foi verbalizada pela própria Gaga:

"Usar uma máscara, é um sinal de respeito".

O que poucos sabem é que, uma das estilistas que trabalharam para que a artista brilhasse com os trajes ousados, foi uma jovem de Marbella, Marta del Río, mão direita do diretor artístico Nicola Formichetti. E Lady Gaga gosta tanto do estilo pessoal da espanhola... que até compartilham seus sapatos!

Seu look pessoal parece perfeito para vestir Lady Gaga. Inclusive vocês tem as mesmas botas de plataforma!

Gaga se diverte muito com a maneira como me visto e às vezes me pede para emprestar coisas para ela. Botas são meus sapatos favoritos porque são gigantes, muito altos, mas não incomodam tanto quanto os saltos. Em uma das sessões de fotos que estávamos fazendo juntas, emprestei a ela os sapatos que eu estava usando. Ela gostou tanto que eu a presenteei para que pudesse ter um par de sapatos altos e confortáveis. A partir daí ela começou a usá-los o tempo todo e rimos muito quando chegamos ao set com os mesmos sapatos. “Estamos idênticas!”, dissemos.

Na sua opinião, o que torna Lady Gaga diferente das outras?

Para mim, algo super especial nela é o quão autêntica ela é, seu compromisso com o trabalho e o respeito por todas as pessoas com quem ela colabora. Ninguém é muito pequeno ou muito desconhecido para ela. E ela trabalha como ninguém: é uma pessoa de energia, criatividade e gentileza incessantes. Tenho muita sorte de poder trabalhar com ela e com a equipe da Haus Of Gaga (a equipe de criadores em torno da artista) com tanta frequência e de perto.

Como é trabalhar para uma cantora com tamanho reconhecimento internacional?

É extremamente estimulante como experiência criativa. Nenhum projeto está 100% definido no início e sempre há mudanças, adaptações e evoluções em cada projeto, com base no que cada criador da equipe da Haus of Gaga traz. No fim do dia, tudo o que fazemos é uma colaboração pura entre um grupo de artistas com diferentes talentos.

Tenho a sensação de que é necessária uma grande produção todos os dias.

No nível de produção, realmente depende mais do tipo de projeto. Quando fazemos sessões para a Haus Laboratories (marca de cosméticos de Gaga), elas são mais simples e tradicionais por se tratar de uma empresa pequena. Quando se trata de um videoclipe, como "Rain On Me", estamos falando de produções bem grandes, na qual podem haver cerca de 100 pessoas no set entre os artistas, a equipe de direção, dançarinos, maquiadores, figurinistas, cabeleireiros, produção... Imagine que, para "Rain On Me", apenas na minha equipe de figurinistas, haviam dez pessoas.

Quem criou as roupas que arrasaram no VMAs?

Criamos os looks em conjunto com Nicola Formichetti, o diretor artístico, a própria Lady Gaga e eu. Mas também conversamos com o resto da equipe da Haus of Gaga e trocamos ideias e opiniões. O look final é sempre uma colaboração da cabeça aos pés que inclui não só a roupa, mas também a maquiagem, a manicure, o cabelo... Depois de criado, vamos precisar de mais pessoas para o terminar por completo, dependendo de onde será usado. No caso de uma apresentação, a equipe de turnê de Gaga se envolve com quem está trabalhando para adaptar os figurinos para um show ao vivo. Por exemplo, adicionamos zíperes nas extremidades para que se possa trocar de roupa rapidamente, cobrimos algumas peças com cristais Swarovski para dar mais brilho no palco, costuramos os bolsos onde fica o transmissor do microfone. Detalhes que só são levados em consideração quando uma performance ao vivo está sendo feita.

E quantas pessoas foram necessárias para criar todos os looks do VMA?

No caso dos VMA, há muitas pessoas envolvidas, desde designers a relações públicas de algumas marcas, passando pela equipe de assistentes que nos ajudam a transportar e montar os figurinos, as costureiras do set... Além disso, para um evento como este, trabalhamos muito de perto com colaboração de designers para criar peças únicas. Se somarmos a isso, que fizemos nove trocas completas de figurinos, acabamos trabalhando em conjunto com mais de 18 equipes diferentes de designers, já que todos os looks combinavam máscara, roupa, em alguns casos jaquetas ou capas e joias.

Os mais comentados foram as máscaras. De quem foi essa ideia?

Desde o início não havia dúvidas de que as usaríamos por vários motivos: um, porque neste momento é um acessório que está sendo usado e nos deu a possibilidade de brincar e explorar algo que as pessoas estão vendo muito, e dois, pela mensagem que seria passada. Por sua vez, Gaga se sente responsável por dar o exemplo e também tem muito respeito pelo grupo de profissionais de saúde que correm riscos todos os dias por nós.

Qual é o seu modelo favorito, das seis?

Elas são todas muito especiais para mim, mas se tivesse que destacar uma, com certeza seria a máscara criada por Smooth Technology x Diego Montoya. A ideia dessa máscara era ser reativa à voz de Gaga. Sabíamos que ela usaria máscara o tempo todo e não a veríamos cantar, mas ela queria, de alguma forma, continuar a dar a visão de que estava cantando. Portanto, decidi encontrar uma equipe de engenheiros de som e iluminação que pudesse criar algo que reagisse à sua voz. A máscara, na verdade, possui um pequeno microfone interno que captura o tom e cria as ondas sonoras na tela. Isso pode ser controlado remotamente para alterar a reação da frequência, bem como para ativar e desativar o microfone e controlar a luz que ela emite.

Como uma designer de Marbella se tornou estilista de Lady Gaga?

É verdade que sou de Marbella, mas desde os 15 anos tenho viajado e vivido em diversos países como a Suíça, Itália, Inglaterra, Japão e finalmente os Estados Unidos. Embora eu tenha começado na Fashion School em Roma, no meio do segundo ano consegui uma transferência e uma bolsa para uma universidade de moda em Nova Iorque. Quando me formei, entrei em contato com uma pequena empresa de moda chamada Nicopanda, que parecia ter o estilo e o espírito da empresa de acordo comigo e o criador dessa marca, Nicola Formichetti, um criador que eu admirava muito por seus trabalhos com a Vogue Homme Japan e Dazed & Confused.

O resto, como dizem, é história.

Sim. Por ser uma pequena empresa, todos fazíamos de tudo um pouco. Quando eu completei cerca de um ano, Nicola se ofereceu para me ajudar com sua agência de criação, o Studio Formichetti. Comecei a colaborar em pequenos projetos e ir a sessões de fotos com ele de vez em quando. Nós combinamos muito porque temos uma formação e estilo muito semelhantes, então comecei a ajudá-lo em todos os tipos de projetos até me tornar seu braço direito. Passei de estagiária a designer, assistente de criação e finalmente estilista e diretora de figurinos. Trabalhamos juntos há mais de cinco anos", completou.


Assista a apresentação de Lady Gaga no VMA 2020:


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte