Lançada oficialmente no dia 27 de outubro de 2009, "Bad Romance" foi a cação escolhida como o lead single do segundo disco (EP) "The Fame Monster", de Lady Gaga.

Mesmo depois de todos esses anos, a canção continua sendo um clássico da cultura pop, com um estrondoso e marcante sucesso. A cantora conseguiu reunir elementos silábicos e movimentos coreográficos viciantes, além de uma letra forte e incomum sobre querer a pior parte do seu amor. Muitos podem não saber quase nada sobre Lady Gaga, mas com certeza já ouviram o famoso "Ra-ra-ah-ah-ah, roma-roma-ma, gaga, oo la-la” em algum lugar.


O SINGLE

Composta por Lady Gaga e o produtor e amigo RedOne, a canção teve sua primeira apresentação no programa Saturday Night Live, em 2009, em uma pequena prévia acústica.

Depois de um show da ”The Fame Ball Tour" na Rússia, Gaga teve a inspiração para escrever "Bad Romance". Após algumas tentativas e grande parte já criada, Gaga gravou uma demo junto com RedOne, em Amsterdã, com poucas camadas vocais e uma batida diferente na introdução, ligeiramente alterada no refrão.

As letras em geral falam sobre explorar as alegrias de um romance ruim, mas essa ideia muda durante o decorrer da canção. Em entrevista para o programa It's On, da Mtv, Gaga explicou que em um trecho da música resolveu citar filmes do diretor e produtor britânico Alfred Hitchcock ("Psycho", "Vertigo" e "Rear Window") no verso "I want your psycho / Your vertigo stick / Want you in my rear window-oh / Baby, it's sick / I want your love."

"O que estou realmente tentando dizer é que quero as partes mais profundas, sombrias e doentias de você, que você tem medo de compartilhar com qualquer pessoa, porque eu te amo demais. [...] Junto com o resto das músicas do ‘The Fame Monster’, ‘Bad Romance’ trata de um monstro. Esta música representa seu ‘Monstro do medo do amor.'”


A estreia oficial da música aconteceu durante o desfile da coleção "Plato's Atlantis", do falecido estilista Alexander McQueen, em 06 de outubro de 2009.

A música entra no fim do desfile, a partir de 15min16seg.

No dia 15 de outubro foi então revelada a capa oficial do single com nossa Mother Monster envolta por um tecido vermelho ligeiramente transparente cobrindo seu rosto.

A canção foi então lançada oficialmente no dia 26 de outubro, nos Estados Unidos e Canadá, e no dia seguinte mundialmente. O sucesso foi instantâneo, conquistando o primeiro lugar nas paradas americanas e canadenses de músicas do iTunes. Alcançando a posição #2 na Billboard Hot 100, "Bad Romance" é considerada o maior sucesso de Lady Gaga, ao lado de "Born This Way”.


O VÍDEO

O videoclipe de ”Bad Romance” teve sua estreia no dia 10 de novembro de 2009, dirigido pelo cineasta austríaco Francis Lawrence com direção de arte da ”Haus Of Gaga”.

Durante uma entrevista à revista Rolling Stone meses antes do lançamento, Gaga confirmou que o diretor estava a frente do projeto e que ela estava impressionada consigo mesma e com o resultado final.

”Eu sabia que a habilidade [de Lawrence] como diretor é muito maior do que eu poderia [fazer] [...] Eu queria alguém com uma tremenda compreensão de como fazer um vídeo pop, porque meu maior desafio em trabalhar com diretores é que eu sou a diretora e escrevo os tratamentos, pego a moda e decido do que se trata e é muito difícil encontrar diretores que abrirão mão de qualquer tipo de contribuição do artista. [...] Mas Francis e eu trabalhamos juntos. [...] Foi colaborativo. Ele é um diretor de vídeo realmente pop e cineasta. Ele fez ‘Eu Sou a Lenda’ e eu sou uma grande fã de Will Smith, então eu sabia que ele poderia executar o vídeo de uma forma que eu pudesse dar a ele todas as minhas ideias mais estranhas e psicóticas."

Dentre as criações para o vídeo vindas da própria cantora, está o par de óculos de sol de lâmina de barbear ou ”Razor-Blade Sunglasses“. Ela acreditava que ele poderia retratar um espírito feminino mais forte.

"Esse espírito feminino resistente é algo que eu quero projetar. Deve ser, 'Este é o meu escudo, esta é a minha arma, este é o meu sentido interior de fama, este é o meu monstro.'"

Gravado nos dias 16 e 17 de outubro, a produção contou com mais de 50 pessoas no casting e produção, tendo Nicola Formichetti como diretor de moda e os produtores Heather Heller e Thomas Kloss.

”Bad Romance” viralizou rapidamente por todo o mundo, sendo uma das musicas mais tocadas nas rádios e programas de televisão, além de gerar vários vídeos na internet com diversas pessoas reproduzindo a coreografia com movimentos marcantes, semelhantes aos reproduzidos por Michael Jackson no memorável videoclipe da canção ”Thriller” (1983).


Em setembro de 2010, o videoclipe foi o mais premiado no MTV Video Music Awards, levando oito estatuetas, sendo uma delas do maior prêmio da noite, de “Vídeo do Ano”.


A HISTÓRIA

Bath Haus of Gaga:

O videoclipe começa com um grupo de pessoas em uma sala branca e bem iluminada. Gaga está sentada em um trono branco, no centro, vestida de dourado e utilizando os ”Razor-Blade Sunglasses“.

Ao seu lado, algumas mulheres e homens - e os já conhecidos cães Lava e Rumpus - completam o grupo. Durante a cena, Gaga está com o dedo no botão mudo de um iPod. Ao solta-lo a música para, dando lugar a introdução de ”Bad Romance".


Curiosidades:
- É possível ver um dos personagens principais, O Mafioso, próximo ao trono no lado direito do vídeo. Isso mostra que o momento não se passa depois dos acontecimentos mostrados em toda a história.

- A canção presente no início e fim do vídeo é "The Fugue", em Si menor, do "Book 1 of the Well-Tempered Clavier", de Johann Sebastian Bach.


The Monsters:

Com letreiro ”Bath Haus of Gaga”, o local vai sendo iluminado aos poucos por um holofote amarelo, revelando uma casa de banho russa. Garrafas da vodka Lex Nemiroff são iluminadas, assim como 7 cápsulas brancas no chão.

Chamadas de "little monster eggs", ao se abrirem, revelam monstros humanoides com traços femininos vestindo couro branco com as costelas e coluna marcadas, partes do rosto ocultas e extensões em forma de coroa na cabeça. Com movimentos grotescos, os Monsters se reúnem para uma coreografia conjunta.


Curiosidades:
- As criaturas foram comparadas com as enfermeiras presentes na saga de jogos de terror "Silent Hill".

- As roupas brancas de látex no vídeo foram desenhadas a partir da roupa de lobo do personagem Max para o filme "Onde Vivem os Monstros".

- Os olhos de Gaga foram removidos digitalmente nesta parte do vídeo, como mostra um registro dos bastidores publicado na época e um outro divulgado recentemente, sem tratamentos finais de edição.


O Batismo:

A cena a seguir mostra Gaga em uma banheira junto de duas mulheres: as Modelos Russas. As mesmas parecem força-la a se lavar e arrancam sua roupa. Em seguida, obrigam nossa Mother Monster a tomar uma taça de vodka. Lutando contra as duas, Gaga cospe a bebida, chorando, mas sem chances de escapatória. Em alguns cortes, é possível vê-la, vestida de preto de frente para um espelho cantando para seu reflexo.


Curiosidades:
- Na cena é possível reparar os olhos de Gaga aumentados digitalmente.


O Leilão:

Após o fim do primeiro refrão é possível ver que Gaga estava sendo preparada pelas Modelos para ser vendida em um leilão de Mafiosos Russos. Ela então é levada por várias mulheres para ser exposta aos homens. Tendo seu casaco tirado à força, Gaga se sente envergonhada diante de seus licitadores.

Enquanto todas dançam sendo observadas pelos homens, Gaga vê ali sua chance de se livrar daquilo. Vestindo uma roupa coberta de diamantes e usando uma coroa, ela se dirige até um dos homens e começa a receber diversos lances até atingir o limite máximo sendo arrematada por um deles.

As cenas são intercaladas por Gaga em uma espécie de chuveiro, sem roupas e com sua coluna e cinturas alteradas digitalmente. Esse momento representa como seu consciente luta contra aquela situação.


Curiosidades:
- Na cena do chuveiro, Gaga utiliza um morcego em sua cabeça feito totalmente com cabelos, chamado de "Blonde Bat", produzido pelo famoso hairstylist japonês Shinji Konishi, conhecido por colaborar com os diretores de arte Nagi Noda e Asami Nemoto para criar 15 apliques de animais que foram apresentados na coleção "Animal Behavior", em 2008.


A Chuva de Diamantes e A Órbita:

Enquanto Gaga recebe uma chuva de diamantes cercada pelos mafiosos, ela sente uma certa glória em alcançar aquilo. Seu objetivo está mais próximo, e ela então se torna o centro de atenção de todos. Esse momento é retratado na cena em que a cantora utiliza uma das criações da "Haus of Gaga", "A Órbita".


Curiosidades:
- Um vídeo de bastidores vazado recentemente mostra um pequeno trecho da gravação cena dos diamantes. Confira:


Fashion Assassin:

Neste momento, vemos a transição de moda de Gaga, que caminha em direção a algo, vestida gloriosamente com uma roupa dourada.

Ao fim de sua caminhada, ela aparece usando um longo casaco de pele de urso, indo em direção a uma cama onde o seu licitador, O Mafioso, a espera com uma expressão de desejo querendo usufruir do “objeto” que acabou de comprar. Ela retira os óculos e o casaco em frente ao homem, e em uma rápida cena aparece simulando com sua mão uma arma disparando.


Fogo:

A cama então rapidamente começa pegar fogo, alternando entre cenas de Gaga e suas dançarinas, todas vestidas de vermelho, reproduzem uma coreografia de forma forte e gloriosa. Enquanto as chamas tomam conta do lugar, a cantora aparece parada cantando fortemente as letras do refrão final da música.

A cena final mostra Gaga usando apenas uma lingerie e um rato empalhado na cabeça, deitada na cama queimada ao lado do corpo carbonizado d'O Mafioso. Enquanto a câmera se afasta, seu ”Sutiã de Faíscas” é acionado algumas vezes.

Assista ao videoclipe:

Atualmente "Bad Romance" possui mais de 1 bilhão e 200 milhões de visualizações no YouTube, sendo o vídeo de Lady Gaga com o maior número de reproduções na plataforma. Em 2018, foi eleito pela Billboard como o melhor videoclipe do século 21.


BEHIND THE SCENES

Em dezembro de 2009 Lady Gaga divulgou através de sua conta no YouTube um pequeno making of do videoclipe.

Confira:


Apesar da tentativa de ser vendida para àqueles que a tanto queriam consumir, Gaga lutou bravamente para manter sua liberdade e criatividades livres. ”Bad Romance” vai muito além de um videoclipe incrível e excêntrico de Lady Gaga. É mais uma obra crítica repleta de referências sobre suas vivências com o amor e o mundo da fama, consolidando seu nome com o um dos grandes ícones a ser reconhecido.

Você se lembra da primeira vez que assistiu ”Bad Romance”? Qual sua cena favorita do vídeo? Conta pra gente!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Arte da capa por Lucas Marques.