Com o fim de 2020, as listas de fim de ano tem destacado alguns fatores principais em comum. Além de reforçar o poder da música de nos confortar em momentos tão difíceis durante a pandemia que vivemos, os diversos sites, jornais e revistas tem publicado suas críticas especializadas enaltecendo diversas artistas femininas da música.

O jornal SCMP publicou na manhã desta sexta-feira (18) uma lista destacando 15 grandes artistas femininas e seus lançamentos neste ano. Ao lado de cantoras como Dua Lipa, Ariana Grande, Miley Cyrus e o girl group coreano BLACKPINK, Lady Gaga foi a escolhida para ocupar a primeira colocação do ranking com seu sexto álbum de estúdio, "Chromatica".

Confira o que disse o jornal:

"Rainhas pop da Covid-19, classificadas: Blackpink, Taylor Swift, Ariana Grande, Lady Gaga e mais 11 divas que nos fizeram dançar na pandemia, fazendo de 2020 a melhor era da música pop em décadas"

1. “Chromatica” de Lady Gaga

Lady Gaga foi nossa super-heroína quando mais precisamos dela. Photo: Universal Music

Desde o momento que Lady Gaga apareceu correndo no deserto do planeta Chromatica em seu videoclipe de Stupid Love em março, foi como se ela estivesse aqui para nos salvar. E rapaz, ela veio preparada!

Depois do sucesso de Nasce Uma Estrela, todos os olhos estavam no retorno de Gaga para a música pop. O que a rainha da reinvenção faria? Só o álbum mais legal, camp e vintage, mas ao mesmo tempo de outro mundo que poderíamos pedir. E se isso não é razão suficiente para passar a quarentena com ele no replay, conta também com colaborações de Blackpink, Elton John e Ariana Grande (Rain on Me é a melhor colaboração pop dos tempos modernos – tente me convencer do contrário).

Lady Gaga e Ariana Grande fazendo as máscaras serem legais no MTV Video Music Awards de 2020, realizado virtualmente em meio à pandemia do coronavírus. Photo: MTV/AFP

“Chromatica” não é só o retorno criticamente aclamado que Lady Gaga merecia, é também o álbum pop que precisávamos para atravessar a pandemia. Apesar de ser frustrante não ser possível dançar as músicas em nossas pistas de dança favoritas, nos transportou para as boates do início dos anos 90, nos fez querer dançar novamente e até nos presenteou com memes suficientes nas redes sociais para durar uma vida inteira (O instrumental de Chromatica II viverá nas nossas timelines para sempre).

Capa do álbum de “Chromatica” da Lady Gaga. Photo: Handout

Um triunfo completo, “Chromatica” nos trouxe muita felicidade em 2020, e pode até ser o melhor álbum de Lady Gaga até então. Eventualmente dançaremos as músicas juntos, mesmo se tivermos que deixar a Terra e ir morar em Chromatica para fugir da Covid-19.

Você pode conferir a lista completa aqui.


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz