Na última quarta-feira (20), Joe Biden tomou posse como o 46° presidente dos Estados Unidos. Todavia, certamente um dos momentos mais aguardados da cerimônia, especialmente para os Little Monsters e admiradores da música pop foi Lady Gaga ter cantado o hino nacional.

Além do desempenho vocal, outros elementos que chamaram a atenção dos espectadores foi a escolha de roupa que a artista utilizou em sua apresentação: um vestido de alta costura da marca francesa Schiaparelli e um símbolo de uma pomba dourada, representando tanto a paz como uma mensagem de cura.

O site especializado em moda, WWD, publicou uma entrevista com o diretor criativo da marca, Daniel Roseberry, na qual o estilista comenta sobre o processo de criação do vestido.

Em suas respostas, Daniel destacou que o vestido foi criado uma semana antes da cerimônia de posse e que o broche de pomba é uma simbologia para a cura.

Abaixo, confira trechos da entrevista em que o designer fala sobre o vestido:

WWD: Ouvi dizer que Lady Gaga tinha vários vestidos em consideração para sua apresentação de inauguração. Você deve ter ficado ansioso esperando que ela saísse.

Daniel Roseberry: Ouvimos do entregador quando demos a eles o endereço de destino, eles disseram: “Ah, temos muitos pacotes indo para aquele local neste fim de semana”. Então nós sabíamos, e eles foram muito francos conosco, que fazíamos parte de um grupo. Havia muitos candidatos, eu acho, então nunca se sabe. E teve uma foto que vazou no dia anterior, porque ela estava fazendo um ensaio, e foi tirada de muito longe e eu vi o vestido, então sabia que tínhamos uma boa chance.

Todos nós nos reunimos aqui e assistimos pela TV, e toda a equipe ficou chocada, e foi incrível. Eu sou o único americano aqui, então foi uma dinâmica muito especial entre eles, sabendo o que significava para mim ser capaz de fazer parte daquele momento. Eu simplesmente fico emocionado, porque, pessoalmente, foi muito especial para mim.

WWD: Os olhos de todo mundo estavam no broche de pássaro. Quais símbolos você quis colocar na roupa?

D.R.: Tudo o que ela disse foi que queria dar um significado ao traje. Isso foi uma semana e meia atrás, quando recebemos o briefing, então eu simplesmente fui e fiz um esboço no meu estúdio no andar de baixo. Enviamos algumas opções diferentes, mas essa foi a única mensagem que achei que funcionou, porque originalmente o briefing era "tudo branco". E então eu estava pensando, “Ok, tudo branco com uma pomba dourada”.

Essa é uma imagem que associo à minha mãe, então foi uma ideia realmente instantânea meio natural que ela realmente amou. Mas quanto à parte política, como as cores, acho que foi mais uma referência à bandeira do que às cores do partido.

Para mim, a mensagem foi de cura.

Sketch do vestido utilizado por Lady Gaga na cerimônia de posse

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Maria Eduarda Seabra