Sendo uma das mais controversas e polêmicas canções de Lady Gaga, "Judas" completou 10 anos no dia 5 de abril. O terceiro single do álbum "Born This Way" contou com diversos simbolismos bíblicos e metáforas sobre como lidamos com a traição e o perdão. Na época de sua divulgação, Gaga descreveu o conceito em algumas entrevistas.

"'Judas' é uma metáfora e uma analogia sobre perdão, traição, as coisas que o assombram em sua vida e como eu acredito que é a escuridão de sua vida que finalmente brilha e ilumina a melhor luz que há sobre você. Uma vez, alguém me disse: 'Se você não têm sombras, você não está na luz'. A canção é sobre livrar-se dos lados bons e ruins, sobre compreender e perdoar os demônios do seu passado para poder avançar à grandeza do seu futuro. Eu gosto de metáforas realmente agressivas — difíceis, grossas, obscuras —, e meus fãs as compreendem. É uma metáfora muito desafiadora e agressiva, mas ainda é uma metáfora."

Tais simbolismos foram retratados no videoclipe com bastante êxito, mesmo sendo recebido de forma negativa pela parte do público conservador.

Em comemoração aos 10 anos de lançamento da canção, o site de entretenimento TooFabe divulgou uma entrevista exclusiva com o ator Rick Gonzalez, responsável por representar ninguém menos que Jesus Cristo no videoclipe. Em dado momento da entrevista, Rick falou sobre como foi trabalhar com Gaga, deu detalhes sobre os bastidores da produção do vídeo e deixou uma mensagem para todos nós Little Monsters.

Confira a tradução de trechos da entrevista:

O Jesus de Lady Gaga, Rick Gonzalez, fala sobre o 10º aniversário do videoclipe de 'Judas'

Em 15 de abril de 2011, Lady Gaga lançou o segundo single de "Born This Way", o soco também conhecido como "Judas".

A cantora comentou que a música era uma "metáfora agressiva" sobre perdão, traição e lidar com algumas das coisas mais sombrias da sua vida. O título, é claro, se refere a Judas Iscariotes, a figura bíblica e discípulo que traiu Jesus - e esse imaginário religioso foi trazido direto para o videoclipe, lançado um mês depois da música, em 11 de maio de 2011.

No vídeo, Jesus (interpretado pelo astro de "Arrow" Rick Gonzalez) é o líder de uma gangue de motoqueiros, com seus Doze Apóstolos o seguindo em motocicletas. Gaga estrela como Maria Madalena, enquanto a estrela de "The Walking Dead", Norman Reedus, se apresenta como a figura do título. O vídeo apresenta momentos de dança, figurinos incríveis de Nicola Formichetti e gerou um pouco de polêmica quando foi lançado. Gaga foi criticada pela Liga Católica antes mesmo do lançamento, mas eles voltaram atrás em suas críticas assim que estreou oficialmente. A música e o vídeo também causaram protestos na Ásia.

Em comemoração ao aniversário de 10 anos da música e de seu vídeo, TooFab conversou com o próprio Jesus, onde ele se abriu sobre o elenco surpreendente, como foi trabalhar com Gaga e Reedus no set, e se ele tinha alguma preocupação sobre o imaginário religioso antes de concordar com o papel. Ele também compartilhou uma mensagem para todos os Little Monsters que continuaram a apoiá-lo desde o lançamento do vídeo.

Em primeiro lugar, gostaríamos apenas de falar um pouco sobre como este vídeo chegou até você. Soube que seu empresário te ligou e disse que Gaga queria você especificamente. Qual foi sua reação inicial a isso e você alguma vez descobriu o que a fez se interessar por você?

Quando recebi a ligação, estava meio que sentado com minha esposa, que era minha namorada na época, apenas sentado no sofá, tipo, 'Gaga sabe quem eu sou? Mesmo?' É tão aleatório, e aconteceu - quando eu a conheci e conheci um pouco a equipe - acho que ela me viu em um filme. Ela estava assistindo a um filme que fiz chamado 'Orgulho e Glória'. Eu acho que foi 'Orgulho e Glória' e eu tive uma pequena participação nele, e eu acho que essa parte, o que eu fiz naquele filme combinou com a ideia que ela estava criando nos storyboards e o conceito criativo para Judas de forma síncrona, apenas aconteceu dessa forma.

Como foram suas primeiras interações com a própria Gaga?

Extremamente profissional. Alguém que se preocupava com artistas. Alguém que se preocupava com a atuação, o ofício e o trabalho. Parecia mesmo uma aluna do trabalho e uma pessoa que adora cinema. Acho que essa é a parte interessante sobre ela, as pessoas não percebem o quanto de uma estudante em termos de filme, música e arte ela realmente ama.

Acho que o que me impressionou primeiramente foi o quão humilde ela é. Ela é extremamente humilde. E também que ela quer ver outras pessoas terem sucesso e vencer. Eu me lembro dela dizendo, 'Cara, eu acho que vocês são incríveis e talentosos e eu realmente espero que este vídeo ajude vocês, e os impulsionem ainda mais.' Era apenas constante, tipo, 'Eu quero que vocês tenham sucesso nisso e tenham sucesso naquilo. Isso significou muito para mim, para alguém no nível dela, simplesmente dizer: 'Quero que minha plataforma também beneficie você'. E eu acho que isso fala muito sobre o tipo de pessoa que ela é, porque isso significou muito. É por isso que estou falando com você. Sua plataforma definitivamente ajuda os outros. Eu acho que essa é a bênção nisso.

Então, isso é o que realmente me impressionava sempre que conversava com ela. Ela foi muito gentil, ela - estava aberta a todas as idéias que trouxemos. Nunca ficava chateada com nada quando as coisas não podiam acontecer ou algo assim. Eles me perguntaram, por exemplo, se eu poderia andar de moto. Eles sabiam que eu tinha feito um filme chamado 'Biker Boys – Corridas Clandestinas' muitos anos atrás, e falaram que, “como você fez aquele filme, talvez você pudesse ...” E eu pensei, 'Bem, é um filme, e eu só conduzi um pouco a moto. O resto foi um dublê. Então, o fato de que eles queriam que eu tivesse Gaga na parte de trás da moto, eu pensei, 'Não há nenhuma maneira de eu ter a maior estrela pop do planeta na parte de trás de uma moto comigo pilotando, quando eu' estou longe de ser bom. ' Então, sempre humilde, de boa, ela 'Vamos dar um jeito.' Então, minhas interações com ela sempre foram positivas e eu realmente gostei.

No geral, o que mais te destaca agora quando você olha para trás para toda essa experiência?

Eu acho que é isso. A ideia daquela foto que está atrás de você, entende? É como essa ideia de eu interpretar Jesus com Lady Gaga e uma música sobre Judas, e o que isso significa para os fãs e como eles ainda se importam sobre isso até hoje, certo? Os fãs dela são muito leais. Eles amam a criatividade dela e apreciam o que ela entrega em sua arte. E até hoje eu acho que todos esses componentes meio que influenciam a ideia de que este vídeo ainda fala por si só e eles ainda se importam, as pessoas comemoram todo ano, sério, porque todo ano eu sou atingido por isso. E eles estão constantemente me descobrindo todos os anos. Assim, ‘Oh, eu não sabia’. É como se eles estivessem juntando todas as peças. Então, sim eu acho que pra mim é meio que me beliscar dizendo que eu não acredito no que aconteceu.

Por último, você tem alguma mensagem para os fãs que estarão celebrando o aniversário esse ano e adicionando mais algumas visualizações a este link no YouTube?

Apenas meu muito obrigado por assistir e celebrar e obrigado por me mostrarem o amor e valorizarem o que eu fiz no vídeo e o que tinha a oferecer nele. Eu aprecio o amor, porque isso significa muito.

Confira também o vídeo da entrevista:


Qual foi sua primeira impressão ao ouvir e assistir "Judas" pela primeira vez? Conta pra gente!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vinicius Romadel e Laíza Coelho