Com estreia marcada para novembro de 2021, o filme Casa Gucci tem causado grandes expectativas nos críticos especializados em cinema.

Além de reunir grandes nomes como Adam Driver, Al Pacino, Jared Leto e Salma Hayek, Lady Gaga tem sido o grande destaque do longa.

Após seu incrível desempenho no filme Nasce Uma Estrela (2018), sites especializados em críticas como Vulture e Gold Derby tem feito grandes apostas em relação a cantora, com direito a previsões de um Oscar por sua atuação na trama.

O site ScripShadow, renomado por suas reviews de roteiros de cinema, divulgou na noite dessa quarta-feira (11) sua opinião sobre o conteúdo do roteiro de Casa Gucci, ressaltando: "eu acredito que não tenha uma cena ruim neste roteiro todo". Veja:

Confira abaixo a tradução completa da review:

Avaliação de Roteiro - Gucci

Será Gucci o melhor roteiro sobre “famílias disfuncionais” já escrito?

Gênero: Filme biográfico

Premissa: Segue a notória família Gucci, especificamente o relacionamento entre Maurizio Gucci e sua mulher operária (colarinho azul), Patrizia.

Sobre: Para um diretor em seus 80 anos, Ridley Scott com certeza dá voltas. Gucci é um grande concorrente a prêmios esse ano. Nós talvez tenhamos achado finalmente um filme que não seja Star Wars, em que Adam Driver não só é reconhecido mas também ganha muito dinheiro! Lady Gaga também estrela. O roteiro original foi escrito pelo roteirista novato Roberto Bentivegna. A roteirista de "Sete Anos em Tibet", Beck Johnson, também foi trazida, presumivelmente, para dar força a protagonista feminina, o que provavelmente vai ganhar o Oscar para Lady Gaga.

Detalhes: 133 paginas Legibilidade: Media

Eu estava um pouco interessada nesse porque eu sei ZERO sobre Gucci. Eu nem sabia qual era o primeiro nome de Gucci. Eu achava que ele era tipo a Madonna. Um nome só. Eu achei que iria assistir alguma versão mais nova das Kardashians com “Gucci” - algo insípido e vazio. Mas acabou que a história de Gucci era muito mais interessante do que eu imaginava.

É 1975 em Milão, Itália. Patrizia Reggiani, com 25 anos de idade (quem vai narrar nossa historia), a procura de um homem. Ou, devo dizer, sua mãe esta tentando achar um homem para ela. E já que são pobres, sua mãe tem seus olhos nas pessoas mais ricas da Itália. Ela passa o dia todo procurando festas e ligando para famílias ricas para tentar aproximar sua filha de um homem super rico.

Elas finalmente conquistam ouro quando Patrizia conquista o jovem Maurizio Gucci em uma festa. Patrizia é incansável em sua cortesia a Maurizio e, logo, eles se casam. Mas ninguém do lado da família Gucci vai ao casamento porque eles acreditam que Patrizia só está atrás de dinheiro. O que nós acreditávamos que ela não estava (mais sobre isso depois).

Nós então conhecemos a família Gucci. E o menino que eles fizeram. Gucci, se você não sabe, é uma marca de roupas de alta escala. Você tem Aldo, 70, que é o garanhão CEO atual da empresa. Você tem seu filho, Paolo, que pensa que é um designer mas é o designer menos talentoso em toda historia. Você tem Rodolfo, que é irmão de Aldo e pai de Maurizio. Ele apenas ama o estilo de vida extravagante que Gucci o proporcionou. Aí você tem Maurizio, quem não quer nada com a Gucci.

Mas isso está para mudar. Patrizia percebe que Gucci pode ser muito mais do que é. Então ela começa bolar um plano para evasão de impostos. Ela então dá a Paolo dinheiro suficiente para começar sua própria linha de roupas, que, claro, falha, e quando ele fica sem nada, ela força ele a vender sua parte da empresa a eles. Isso deixa Rodolfo, que convenientemente morre. O que significa que Maurizio e Patrizia são agora, os donos da empresa.

Mas quando parece que os sonhos se tornaram realidade, uma velha amiga retorna à vida de Maurizio, o ganha, causando a separação de Maurizio e Patrizia. Patrizia fica tão devastada que tenta de tudo para tomar o poder de volta. Mas ele diz a ela que ela destruiu sua família e que não a quer mais de volta em sua vida.

Eu vou entrar na parte do maior SPOILER desta análise, mas você provavelmente já sabe disso. Patrizia contratou alguns matadores de aluguel para matar o marido. E eles fazem isso. E ela acredita que irá se safar e ficar com a fortuna da [marca] Gucci. Infelizmente, não leva muito tempo para a polícia ligar os pontos e mandá-la para a prisão por 30 anos. O que significa que ela deveria sair logo. Todos vocês velhos solteiros e ricos, estejam trancados!

Cara, que roteiro!

Eu sempre me esqueço de como histórias com tragédias podem ser poderosas se os personagens forem interessantes. Semana passada tivemos Plush [filme] e aquele cara era meio interessante. Mas esta família é a mais maluca e estranha de todas. Nenhum dos Gucci's sabiam o que eles estavam fazendo e eles estavam comandando umas das mais famosas marcas de moda do mundo.

Para lembrar os roteiristas de todos os lugares que quando você tem um roteiro movido à desafios tipo, vamos citar o recente "Love and Monsters" [filme pós-apocalíptico] (viajar através da floresta e encontrar uma garota), você pode usar a fórmula na qual a personagem principal está tentando CONSTRUIR ALGO. Neste caso, Patrizia está tentando construir um império. Ela está tentando consolidar a [marca] Gucci para que ela e o marido possam administrá-la. É por isso que continuamos virando a página. Queremos saber se ela conseguirá.

Falando de Patrizia, eu não invejo o desafio que os roteiristas tiveram com ela.

Eles trabalharam com uma pessoa extremamente desagradável que é a Patrizia. Quero dizer, qualquer pessoa que mata o próprio marido obviamente não é boa coisa. Mas eles não podem mostrar isso ou então não vamos torcer por ela. Então o roteiro se empenha nesta dança sem fim para descobrir maneiras inteligentes para fazer Patrizia não parecer tão ruim como ela é [e] ainda [assim] tê-la fazendo coisas ruins.

Por exemplo, eles sabiam que se colocassem a Patrizia ao redor da Itália caçando homens ricos, nós a odiaríamos. Então eles deslocam essa responsabilidade para a mãe [dela]. É a mãe quem está determinada para que Patrizia encontre um marido rico. Patrizia é inocente em tudo isso. [Ironia]

Do mesmo modo, sempre quando ela fala com Maurizio (ou qualquer um, aliás) ela é perfeitamente gentil com eles. E não de um jeito calculista. Ela é gentil de verdade. Mas então, do nada, ela selvagemente manipulará Paolo a reivindicar seu um quarto da empresa. Por um momento, eu estava me perguntando por que uma pessoa tão boa estava fazendo aquelas coisas. E então eu percebi, ah, ela era uma pessoa terrível na vida real mas eles sabem que se mostrassem isso, nós a odiaríamos e deixaríamos de prestar atenção.

Apesar de trapacear nessa área, o roteiro ainda funciona. Eu acredito que é porque há muito conflito saindo do forno. Não gostam um do outro. Eles todos têm opiniões diferentes de como administrar a empresa. Eles todos estão protegendo sua porcentagem da fortuna. E então você tem Patrizia, a carta coringa que tenta embaralhar as cartas e quando você mistura os conflitos, é natural que terá entretenimento.

Eu acredito que não tenha uma cena ruim neste roteiro todo.

Eu também dou o crédito aos escritores por não cometerem um erro comum feito nos roteiros - no qual quando roteiristas pegam uma história real de assassinato, eles na verdade não escrevem uma história. Eles escrevem o final, onde a pessoa é morta. Então eles voltam e escrevem 100 páginas de encheção de linguiça que chegará até lá [à parte final]

Com Gucci, eu não teria me importado se não tivesse um assassinato. Para vocês terem uma ideia do quão boa é a história. Eu amei assistir ao abobalhado Paolo tentar lançar sua própria linha de roupas e terminar no desfile de moda mais desastroso da história. Eu gostei de como os dois irmãos não concordam nos negócios em momento algum para administrarem suas metades [da empresa] separadas. Eu amo as lutas internas com outras grandes marcas de moda italiana.

E eu amo aprender os pequenos detalhes da empresa. Aquele um [detalhe] do motivo pelo qual seus produtos serem tão maravilhosos é porque eles criaram vacas para fazer [o couro de] Rolls Royce [empresa automobilística de luxo]. Ou que eles - como Gucci - deliberadamente vendiam versões falsificadas nas ruas apenas para ganharem um pouco mais de dinheiro.

Como eu disse no início da análise, este provavelmente é o melhor roteiro de uma família disfuncional que já foi escrito. Cada um dos personagens é memorável. Isso por si só deveria lhe inspirar a lê-lo. Porque, lembre-se - o mais difícil em criar roteiro é criar personagens memoráveis. E este roteiro se sobressai nisso. Então deem uma olhada. Vai valer o seu tempo!

[ ] Que diabos eu acabei de ler? [ ] Não é pra mim [ ] Vale a pena ler [x] impressionante [ ] genial

O que eu aprendi: Descarregar alguns dos "desagradáveis" trabalhos sujos da protagonista em um personagem secundário. Isto o tornará menos desagradável. É o que Bentivegna [um dos responsáveis pelo roteiro do filme] faz aqui. Ele pega as piores características de Patrizia, como ser uma interesseira, e direciona a motivação para sua mãe. É um pequeno detalhe mas que traz grandes consequências em como vemos o herói.


Casa Gucci tem previsão de estreia no Brasil para o início de 2022, mas ainda segue sem uma data definida. Mais informações sobre a pré-venda de ingressos e lançamento devem ser divulgadas em breve pela Universal Pictures Brasil.

Quais são suas expectativas para o filme? Conta pra gente nos comentários!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Klara Gomes e Miguel Victor

Revisão por Eliza Pildervasser