Nesta sexta-feira (03), o álbum de remixes colaborativo "Dawn of Chromatica" foi lançado oficialmente. Reunindo versões retrabalhadas de músicas do álbum "Chromatica", a nova edição traz nomes como Charli XCX, Arca, Bree Runway, Shygirle a cantora e drag queen brasileira Pabllo Vittar.

Com isso, as primeiras opiniões da crítica especializada começaram a ser divulgadas. O renomado site Entertainment Weekly publicou sua opinião sobre o álbum, destacando cada uma das músicas e suas participações.

Leia a tradução completa:

Lady Gaga revive “Chromatica” em álbum remix: Veja todas as participações matadoras

Charli XCX, Pabllo Vittar, Rina Sawayama, Bree Runway, e a versão da Haus Labs de “Babylon” se juntam a Gaga e BloodPop em seu álbum de remixes “Dawn Of Chromatica”.

Lady Gaga está alimentando seus Little Monsters com conteúdo de “Chromatica” mais uma vez – e dessa vez, não é com Oreos.

Pela primeira vez desde que lançou o clipe de “911” em Setembro de 2020, a ganhadora do Oscar está focada em reviver o amado álbum com novo material, via o álbum de remixes recheado de estrelas “Dawn Of Chromatica”, lançado dia 3 de Setembro. O álbum apresenta versões renovadas de alto calibre de músicas do álbum, com Charli XCX (“911”), Rina Sawayama (“Free Woman”), Arca (“Rain On Me”), Bree Runway (“Babylon”), Shygirl (“Sour Candy”), Ashnikko (“Plastic Doll”), e a renomada superestrela drag mundial, Pabllo Vittar (“Fun Tonight”) contribuindo para o projeto.

Como o produtor executivo BloodPop primeiro comentou numa entrevista em Junho de 2020, o remix cult favorito da música “Babylon” de “Chromatica” também está no álbum, marcando a primeira vez que a faixa foi lançada por completo desde que um trecho do instrumental da canção estreou como parte do comercial para a linha de beleza de Gaga no verão de 2019.

BloodPop, que trabalhou com Gaga tanto no “Joanne” de 2016, quanto no lançamento original de “Chromatica”, chamou o álbum de “puramente uma celebração da música e de grandes artistas” mais cedo nesse mês em uma série de tweets dando pistas sobre todas as colaborações gravadas para o projeto que a muito tempo eram especuladas. Ele também já deu dicas antes sobre as colaborações de Gaga com a finada produtora escocesa SOPHIE que estavam sendo consideradas para um potencial lançamento, mesmo que nenhuma dessas canções apareça no álbum de remixes do “Chromatica”.

“Nós trabalhamos com a SOPHIE bem no começo do processo. [Ela foi] a primeira colaboradora dessas sessões. Esses dias foram divertidos. Nós instalamos seis microfones e gravamos o exaustor da Lamborghini [de Gaga], e SOPHIE cortou a gravação em samples,” ele disse. “[Mesmo que elas não tenham chegado ao álbum], nós ainda planejamos finalizar essas canções e apresentar algo especial dentro do universo do “Chromatica”.

Em outro lugar, Gaga está programada para lançar seu segundo álbum de jazz com Tony Bennett, “Love For Sale”, em 1 de Outubro. O produtor frequente de Gaga, DJ White Shadow, também disse recentemente à EW que ele planeja se encontrar com a estrela pop para discutir a escavação do cofre de “ARTPOP” para potencialmente revelar o bastante esperado material não lançado do álbum de 2013.

“Eu acho que fizemos [músicas] o suficiente para fazer dois álbuns. Provavelmente estava na lista de ideias,” ele disse sobre o frequentemente especulado “ARTPOP: Act II”. “Eu peguei meu computador do ‘ARTPOP’ e ouvi as coisas nele, tem 40 músicas lá que estão ou prontas ou em fase de finalização. Eu ouvi algumas das músicas e honestamente, é coisa boa. Ainda estão frescas hoje em dia.”

Veja todas as participações do álbum de remixes “Dawn Of Chromatica” abaixo.

"Alice" por LSDXOXO

BloodPop despertou o interesse dos fãs de Gaga no artista de Berlin após os dois interagirem no Twitter usando as letras da faixa inspirada na música house que abre o álbum.


"Stupid Love" por COUCOU CHLOE

O primeiro single do álbum recebe uma releitura vibrante de COUCOU CHLOE.


"Rain on Me" por Arca (feat. Ariana Grande)

A cantora e produtora Arca – conhecida por seus sons não ortodoxos e colaborações com Björk, Rosalia, e mais – prometeu aos fãs que o remix da marca registrada do “Chromatica”, a canção com Ariana Grande, samplearia vários de seus trabalhos passados.


"Free Woman" por Rina Sawayama e Clarence Clarity

A estrela pop em ascensão já colaborou antes com BloodPop no hino de 2020 “Lucid”, e se juntou novamente com ele novamente para um batidão regado a metal no relançamento do “Chromatica” de Gaga. “É uma música que foi difícil cantar com meu novo aparelho”, ela disse sobre os seus versos no BRIT Awards de 2021. “meus ‘s’s estão bem; são os meus ‘f’s que estão um pouco estranhos... E tem muitos ‘f’s nessa música!”


"Fun Tonight" por Pabllo Vittar

Indiscutivelmente a mais famosa drag queen no mundo após a Mama RuPaul, a cantora brasileira Pabllo Vittar traz uma essência unicamente queer a “Fun Tonight”, que mostra ela flexionando seu experiente gosto em música pop – com um toque fabuloso de música regional – que ela ostentou em singles passado com Charli XCX, Brooke Candy e MARINA.


"911" por Charli XCX e A.G. Cook

Antes de seu retorno oficial à música pop, Charli XCX reimaginou uma das mais dinâmicas melodias no “Chromatica” (sobre a experiência de Gaga em se medicar durante seu trauma) em algo que combina com sua própria marca ao mesmo tempo que traz novas camas às letras cruas de Gaga.


"Plastic Doll" por Ashnikko

A ganhadora de “Rupaul’s Drag Race”, Aquaria, durante um de seus recentes DJ Sets, deu pistas sobre a poderosa abordagem da artista em ascensão em um dos deep cuts não celebrados do “Chromatica”, mostrando a arrojada remodelagem dessa jóia de compasso médio em um batidão contundente pela artista viral do TikTok.


"Sour Candy" por Shygirl e Mura Masa (feat. BLACKPINK)

Shygirl é uma das mais animadoras adições a fantasia do “Chromatica”. A DJ e performer britânica consistentemente nos bombardeia com hinos para remexer o bumbum, e ela fez de novo com uma decadente interpretação de “Sour Candy”, com participação de BLACKPINK e Mura Masa, que deixará fácil retornar à pista de dança para um ritmo novo de uma canção familiar.


"Enigma" por Doss

“Enigma” passou por um caminho tortuoso até chegar no remix de “Chromatica”; antes sendo quase universalmente ridicularizada por fãs como uma clara música a se pular num álbum que sem ela, seria imaculado, a canção é um subestimado e sutil hino que recebe um segundo sopro de vida de Doss.


"Replay" por Dorian Electra

Os Little Monsters regularmente escolhem “Replay” como um hino ignorado que merecia o tratamento de single por Gaga. Aqui, a faixa recebe o que soa como um remix devidamente insano (julgando pelos vazamentos antes do lançamento) vindo de Dorian Electra, artista underground, que veste a canção – (que contêm vocais de fundo tirados de “It’s My House” de Diana Ross) – em um drag coberto por rock.


"Sine From Above" por Mood Killer, Chester Lockhart, e Lil Texas (feat. Elton John)

O furacão dance-pop etéreo de Gaga e Elton John (honestamente, de que outro jeito você devidamente categoriza aqueles sintetizadores vibrantes depois do coro?) se desenrola em uma pilha de caos drum-and-bass, e as coisas podem ficar ainda mais estranhas quando Mood Killer, Chester Lockhart, e Lil Texas levam os pops e pings para o que, julgando por previews, soa como níveis ‘dubstep encontra o punk’ (!?) em sua visão da canção.


"1000 Doves" por Planningtorock

“1000 Doves” já possui algumas versões por aí, com a versão de piano exclusiva da Target ranqueando bem alto entre as melhores performances solo de Gaga até hoje. Essa versão é provavelmente a mais sutil nesse novo álbum, mas é um hit mesmo assim.


"Babylon" por Bree Runway e Jimmy Edgar

Três artistas – Lady Gaga, Bree Runway e Jimmy Edgar – fazendo “Babylon” em um álbum? Isso sim é o pai, o filho, E a House Of Gucci mama! A rainha do hip-hop britânico Bree Runway vai emprestar suas habilidades de fogo-rápido numa pulsante e turbinada renovação techno da canção favorita pelos fãs. Mas antes de sua versão ver a luz de mil disco sticks, ela acidentalmente deixou vazar sobre suas contribuições ao projeto durante uma aparição no amado talk show de Jonathan Ross no Reino Unido.


"Babylon" (Haus Labs Version) por BloodPop

Gaga escondeu a primeira pista do seu (na época) próximo álbum a muito tempo, no verão de 2019, quando um anúncio para sua linha de cosméticos Haus Labs incluiu uma música que os fãs instantaneamente especularam ser uma demo de suas sessões de gravação. O álbum veio e se foi, sem nenhuma inclusão da suposta faixa – até BloodPop confirmar à EW que ela realmente era uma versão inicial da faixa de encerramento do álbum “Babylon” que logo veria a luz do dia. Bem, isso (não) é fofoca; a faixa finalmente está aqui (e é boa o suficiente para se tornar um single por conta própria)


"Dawn of Chromatica" já está disponível em todas as plataformas de streaming. O novo trabalho colaborativo reúne parcerias com Rina Sayawama, Bree Runway, Charli XCX e a cantora e drag queen brasileira Pabllo Vittar.

Ouça em todas as plataformas:

Spotify

Apple Music

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Fonte

Tradução por David Luis