No filme "Casa Gucci", as roupas utilizadas por Lady Gaga para interpretar Patrizia Reggiani são de fato um dos maiores atrativos do longa-metragem.

Ao propor um filme baseado em fatos, os profissionais que cuidam do cabelo e da maquiagem de Gaga, Frederic Aspiras e Sarah Tanno, trabalharam incansavelmente de modo a entregar os melhores e mais verídicos resultados possíveis quanto ao estilo da atriz principal para seu papel baseado na excentricidade de Reggiani quando fazia parte da família Gucci.

Para a Vogue norte-americana, os profissionais falaram sobre o processo de criação para compor os looks que abrangem as três décadas retratadas no filme: de 1970 a 1990.

Confira:

"Por Dentro da Transformação de Três Décadas de Lady Gaga para 'Casa Gucci'

Como você traz realismo a uma história maior que a vida? Essa foi a questão mais importante na mente da maquiadora de Lady Gaga, Sarah Tanno e de seu cabelereiro, Frederic Aspiras, enquanto trabalhavam a sua transformação na infame herdeira Patrizia Reggiani para 'Casa Gucci' de Ridley Scott. Recriando a mulher real que derrubou a dinastia Gucci e organizou o assassinato de seu ex-marido, Maurizio Gucci, o time de moda de Gaga precisaria aperfeiçoar uma série de looks que abrangiam décadas; looks que fossem fiéis à natureza berrante do glamour de Reggiani e historicamente corretos com o estilo e vestimentas da época. Mais especificamente, os anos 70, 80 e 90.

'Não era apenas uma peça de época que abordava 30 anos da vida e história de uma mulher – ela era uma pessoa real', explica Tanno. 'Essas coisas realmente aconteceram, e nós queríamos muito tratar o máximo possível como um documentário; estudando a maneira que ela se move, a maneira que ela fala, a maneira que ela contornava seus lábios, a maneira que ela pintava seu cabelo. Todas essas pequenas nuances que eram bem específicas a quem Patrizia é como mulher'.

Para alcançar sua visão, Tanno e Aspiras gastaram incontáveis horas fazendo pesquisas, criando um índice de 500 páginas e enchendo as paredes do trailer de Gaga na Itália com moodboards de moda no estilo forense para constante referência durante as filmagens.

'Queríamos capturar a essência de Patrizia', diz Aspiras sobre seus processos preparatórios que levaram meses e fizeram com que ele pintasse e estilizasse quase uma dúzia de perucas. 'Nós passamos pelo script página por página, mapeando com fotos para inspiração e referências da Patrizia real'.

Aqui, Tanno e Aspiras falam sobre trazer a beleza da Patrizia de Lady Gaga à vida nas três décadas pelas quais o filme passa e definem a sua história.

Os Anos 70


Em termos de tirar da vida real, o começo dos anos 70 foram os mais desafiadores para Tanno e Aspiras porque não havia evidências fotográficas de Reggiani antes de seu casamento em 1972. Como uma solução alternativa, o par se inspirou nos ícones de beleza Italiana da época, como a atriz Italiana Gina Lollobrigida.

'Tivemos de pensar em quem Patrizia se inspirava em sua juventude', explica Aspiras. 'Esse foi o salto inicial para conseguirmos o seu visual'.

No final das contas, o estilo no qual se decidiram foi um cabelo marrom virginal penteado com ondas retrô e compleição suave, sobrancelhas arredondadas, e um delineado gatinho bem gráfico.

'Ela tinha um estilo de maquiagem dos anos 60 porque as mulheres Italianas dos anos 70 eram um pouco atrasadas na moda em comparação com a América', explica Tanno. 'Para seu casamento, tivemos um sutil, delineado fechado duplo nos olhos. Ao invés de um delineado Americano, os Italianos desenhavam bastante a linha, de um jeito mais reto num estilo Sophia Loren para alongar o olho'.

Assim que os dias de discoteca tomaram conta do fim da década, a beleza de Reggiani foi devidamente amplificada – contudo, cuidadosamente.

'Ela está ficando mais poderosa, então ela se esforça um pouco mais com seu cabelo e maquiagem; porém, algo que é preciso lembrar sobre a Patrizia é que ela nunca é tão resplandecente como os Gucci', explica Tanno. 'Ela tem algo um pouco errado, um pouco estranho – era isso que realmente queríamos capturar com o seu glamour'.

Os Anos 80

Naturalmente, dado o seu talento para o drama, Reggiani abraçou as tendências 'Mais é mais' dos anos 80: Olhos esfumados, blush drapeado vívido, lábios brilhantes contornados, e cabelo volumoso e bagunçado.

'Quando ela chega nos anos 80, é um pouco mais sobre uma forma arredondada no olho – é mais borrado e mesclado com linhas menos rígidas', explica Tanno, que ajudou a criar a 'Casa Gaga Collection' da Haus Laboratories, que é inspirada pela decadência da beleza Italiana. 'As bochechas são mais luminosas e altas nas têmporas versus as maçãs das bochechas, e algo que era bem específico para Patrizia, se você olha as suas fotos, ela tinha esse contorno de lábio bem escuro com um batom cintilante'.

É claro que houve uma grande mudança no cabelo também, com Reggiani aderindo seus meios e a moda de cabelos assumidamente volumosos e ousados da época.

'Você vê uma transição de onde ela para de fazer o próprio cabelo e começa a ir a um salão', explica Aspiras. 'Têm esses looks poderosos, como na cena icônica onde ela diz ‘Em nome do Pai, do Filho, e da Casa Gucci'. Nós queríamos destacar essa transição de não ter muito dinheiro à ter riqueza e poder'. Como tal, ela adotou muitos dos visuais indicativos da década, do 'Poderoso corte blowout de Brigitte Nielsen', até os permanentes que quase-tocavam-o-céu. 'Era tudo sobre mousses e sprays de cabelo para fixar bem aqueles cachos – aqueles cachos fechados eram mesmo o visual da época', ele ri.

A evolução de seu castanho natural para um cabelo preto azulado, alcançado com a ajuda das ricas tinturas da Joico e seus produtos de preservação de cor, foram outro elemento chave. Como Aspiras coloca, 'Isso estabelece a riqueza'.

Os Anos 90

'Esse é um momento em sua vida em que ela está perdendo as coisas que ama, então, ao invés de prestar tanta atenção à era dos anos 90, nós focamos mais nela como uma personagem e no que estava acontecendo em sua vida', explica Tanno sobre por qual motivo o que estava na moda foi secundário no capítulo final do filme, onde Reggiani é presa e eventualmente condenada por orquestrar o assassinato de seu ex-marido. 'Nós estávamos prestando um tributo as coisas que achamos na imprensa, como na cena do tribunal'.

Em uma palavra, Tanno descreve a aparência geral de Reggiani como desequilibrada:

'Durante esses anos, ela tinha um delineador de lábios bem afiado e seu rímel tem um aspecto pesado, como se ela o tivesse usado por três dias direto sem retirar, e só tivesse reaplicado', ela explica, acrescentando que ela usou técnicas de maquiagem, como adicionar um efeito 'pálido' em sua pele, para fazer com que ela parecesse mais velha.

Quanto à peruca adequada para, como Aspiras diz, uma 'Desprezada e condenada mulher mais velha', foi o mesmo corte volumoso que Reggiani ostentou na década anterior, mas pouco cuidado.

'Ela começa a perder poder e começa a envelhecer rapidamente, chegando aos seus 30 e 40 com todo esse estresse', ele explica. 'Você a vê diminuir'. Não há mais lugar para o glamour dos anos 70 e 80, o par reforça. 'Eu tentei fazer da mesma maneira que ela teria feito', diz Tanno. 'Maquiagem de método é a maneira que eu tentei pensar nisso, pois, de que outra maneira faríamos parecer completamente real?'

Fonte

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook e Twitter.

Tradução por DavidLuis198