Em nova publicação feita na última quarta-feira (01), o site Screen Rant, que oferece notícias de televisão, filmes, video games e teorias sobre filmes, criou um ranking destacando as "10 Melhores Canções Originais de Lady Gaga Para o Cinema".

Na publicação, estão presentes em sua maioria músicas de "Nasce Uma Estrela", filme protagonizado por Lady Gaga e Bradley Cooper, as quais o site comenta relembrando trechos do longa, sua mais nova criação para o filme "Top Gun: Maverick", "Hold My Hand", e até mesmo a música para o documentário "The Hunting Ground".

Confira o ranking do site e seus breves comentários traduzidos sobre cada uma delas:

"'Top Gun Maverick': As 10 Melhores Canções Originais de Lady Gaga Para o Cinema

Lady Gaga tem sido consagrada por compor e apresentar várias canções originais para o cinema, mas quais dessas canções mais se destacam?

A trilha sonora para o novo sucesso de bilheteria 'Top Gun: Maverick' inclui a mais recente música da artista ganhadora do Grammy e do Academy Awards, Lady Gaga. Ela não se tornou um ícone somente por seu trabalho como cantora – até 2022, ela já lançou sete álbuns de estúdio que vão desde o dance pop até o jazz – Lady Gaga também se tornou conhecida por seu trabalho no cinema.

Como atriz, o primeiro papel de destaque de Gaga foi em 'Nasce Uma Estrela', dirigido por Bradley Cooper, seguido ano passado pelo filme de Riddley Scott, 'Casa Gucci'. Contudo, Gaga também tem contribuído com uma biblioteca de novas músicas para vários filmes.

10) 'Heal Me' de 'Nasce Uma Estrela'

A trilha-sonora da estreia como diretor de Bradley Cooper contém quase 20 canções, a maioria delas escrita especificamente para o filme. 'Heal Me' aparece no momento do filme em que Ally (Gaga) tenta recuperar um pouco de seu controle criativo. Ela performa a canção sem dançarinas de fundo, apenas para ser impiedosamente criticada por seu empresário por não seguir sua direção.

A canção demonstra o som pop de Ally sem o envolvimento de Jackson Maine (Cooper). O som mais leve e a produção pop contemporânea destacam as diferenças entre os estilos musicais dos protagonistas do filme. A canção também apresenta a voz de Gaga de uma maneira única, apoiando-se em vocais mais suaves e ofegantes, que contrastam muito bem com suas outras performances vocais no filme.

9) 'Hair Body Face' de 'Nasce Uma Estrela'

'Hair Body Face' marca outra música pop na fictícia trajetória musical de Ally enquanto ela se prepara para o lançamento de seu primeiro álbum. A canção é usada durante uma cena de ensaio em que Ally trabalha numa coreografia chamativa para uma performance futura. Nesse ponto do filme, Jackson já se tornou crítico da nova imagem de Ally, e essa canção certamente aumenta a tensão.

Enquanto a canção é usada de forma breve no filme, 'Hair Body Face' parece ser uma óbvia referência às primeiras canções na própria carreira como estrela pop de Lady Gaga. Seus primeiros álbuns de estúdio, 'The Fame' e 'Born This Way' incluíam uma abundância de hinos dance pop de empoderamento, e 'Hair Body Face' é o tipo de música que poderia facilmente aparecer em qualquer um desses álbuns. Esse momento serve como uma das muitas sutis referências à própria carreira de Gaga como cantora.

8) 'Why Did You Do That?' de 'Nasce Uma Estrela'

Coescrita com a especialista de composições para o cinema, Diane Warren, 'Why Did You Do That?' causou muita especulação sobre se a canção tinha ou não a intenção de ser construída como uma 'canção pop ruim'. No filme, Ally performa 'Why Did You Do That?' no Saturday Night Live, e é a primeira vez que Jackson e o público a veem em sua forma completa de estrela pop.

Apesar da letra ser consideravelmente mais simplista do que as outras canções originais escritas para 'Nasce Uma Estrela', 'Why Did You Do That?' serve efetivamente como o catalisador para o conflito entre os protagonistas do filme, alcançando, desse modo, o que o filme precisa nesse ponto. Além disso, com suas referências contemporâneas, a canção realça as diferenças geracionais entre Ally e Jackson, que explicam ainda mais a falta de apreciação que Jackson tem pelo novo estilo musical de Ally.

7) 'Look What I Found' de 'Nasce Uma Estrela'

'Look What I Found' aparece no segundo ato do filme, assim que Ally começa a gravar suas próprias músicas. Num primeiro momento, ela fica intimidada pela estrutura do estúdio de gravação, e Jackson ajuda aconselhando-a a tocar o piano enquanto canta, já que isso provavelmente providenciaria familiaridade e conforto. Assim que Ally segue o conselho de Jackson, a sessão de gravação corre sem problemas.

'Look What I Found' representa a colaboração entre Ally e Jackson no começo de suas composições. Liricamente, a canção reflete o novo amor de Ally, mas há também alusões à temas de solidão e alcoolismo que entram em jogo mais tarde no filme. A cena em que Ally grava a canção exemplifica a química que Bradley Cooper e Lady Gaga têm em frente das câmeras, enquanto reforça também o tema principal do filme sobre a importância de imbuir a música de alguém com sua autenticidade.

6) 'Is That Alright?' de 'Nasce Uma Estrela'

Mesmo que a canção não apareça integralmente no filme, 'Is That Alright?' toca nos créditos finais de 'Nasce Uma Estrela'. A faixa é escrita do ponto de vista da personagem Ally, e aparenta ser uma canção de amor dedicada à Jackson, composta na forma de uma balada vulnerável de piano na mesma veia que 'Shallow' e 'I'll Never Love Again'.

Como o próprio filme já é estruturado em volta de algumas baladas emocionais de piano, faz sentido 'Is That Alright?' não receber sua própria cena musical no corte final. Entretanto, a canção ainda adiciona à caracterização do relacionamento central. Ademais, a impressionante performance vocal de Gaga transita de um desinibido belting para leves sussurros vulneráveis, o que adiciona uma outra bela camada de contraste à canção.

5) 'Hold My Hand' de 'Top Gun: Maverick'

A mais recente aventura de Gaga no cinema foi sua contribuição para a trilha sonora da altamente antecipada sequência para o filme de Tony Scott de 1986, 'Top Gun'. O 'Top Gun' original ganhou o Academy Awards de Melhor Canção Original com 'Take My Breath Away', uma melodia que se tornou um emblema para o próprio filme.

'Hold My Hand' parece ser escrita tendo consciência da colossal trilha-sonora do primeiro filme, visando, dessa forma, alcançar o mesmo poder e impacto. Aqui, os vocais de Gaga sobem em uma balada que depende muito mais da performance da cantora do que da produção ou instrumentação. O lançamento de 'Hold My Hand' como primeiro single da trilha-sonora, imediatamente coloca a canção nas conversas para o Academy Awards do próximo ano.

4) 'Always Remember Us This Way' de 'Nasce Uma Estrela'

O segundo single da trilha-sonora de 'Nasce Uma Estrela' foi um dos maiores hits do filme, conseguindo até mesmo uma nomeação para Canção do Ano no Grammy Awards. 'Always Remember Us This Way' é um dos poucos números musicais que são aoresentados de forma integral dentro da história do filme.

É a primeira vez que Ally performa uma canção sem Jackson, e a canção alcança a ressonância emocional do momento. O talento de Ally não é moldado pela influência de Jackson; ao contrário, ela consegue se garantir em um palco. Ao mesmo tempo, 'Always Remember Us This Way' captura o processo em que os dois protagonistas se apaixonam, enquanto encapsula a impulsiva e recompensadora energia de escrever e apresentar músicas novas enquanto se está em turnê.

3) 'I'll Never Love Again' de 'Nasce Uma Estrela'

O final trágico de 'Nasce Uma Estrela' trás o terceiro e final single da trilha-sonora: 'I’ll Never Love Again'. Após um segundo e terceiro ato em que Ally canta, em grande parte, música pop altamente estilizada, ela retorna à suas raízes com essa balada poderosa que tem como apoio uma simples melodia de piano.

A canção e a cena dependem fortemente da performance de Lady Gaga, uma performance que é reminiscente do trabalho de Whitney Houston em 'O Guarda-Costas'. Ademais, apesar do fato de ser sua estreia como diretor, Bradley Cooper faz uma escolha ousada ao fim da canção. Ao invés de terminar com um grande final tradicional, ele corta para um flashback intimista na qual Jackson toca a melodia da canção para Ally pela primeira vez. Essa abrupta, porém, comovente transição do épico para o íntimo, espelha o efeito da música.

2) 'Til It Happens To You' de 'The Hunting Ground'

A primeira canção original de Lady Gaga para um filme não foi escrita para 'Nasce Uma Estrela', mas sim para o arrepiante documentário, 'The Hunting Ground', que examina o assédio sexual nos campuses de universidades Estado-Unidenses. Coescrita com Diane Warren, a canção conquistou aclamação universal e Gaga recebeu sua primeira nomeação ao Oscar de Melhor Canção Original.

A letra e o videoclipe de 'Til It Happens To You' comunicam de forma poderosa a angústia e resiliência dos sobreviventes. Quando foi dada à Lady Gaga a oportunidade de apresentar a canção no Academy Awards, ela o fez acompanhada por um grupo de jovens sobreviventes no palco, chamando ainda mais atenção para o perturbador imediatismo do problema. 'Til It Happens To You' se destaca dos outros materiais que Gaga escreveu para o cinema, provando que ela pode escrever e apresentar músicas que abrangem uma vasta gama de assuntos.

1) 'Shallow' de 'Nasce Uma Estrela'

O primeiro single de 'Nasce Uma Estrela' nos foi apresentado no trailer do filme e mais tarde conquistou a primeira posição no Billboard Hot 100. Lady Gaga coescreveu 'Shallow' com Mark Ronson e apresentou o dueto com Bradley Cooper. Apenas com essa canção, Gaga ganhou um Academy Award por Melhor Canção Original e um Grammy Award por Melhor Performance Pop em Dupla/Grupo.

'Shallow' é um grande ponto de virada no filme, enquanto Ally é rapidamente convidada ao palco para apresentar sua canção com Jackson. A performance e o estilo do filme capturam a vulnerabilidade e força de Ally assim como a intensidade e pressão das circunstâncias no momento. 'Shallow' acabaria se tornando uma das canções mais reconhecíveis de Lady Gaga, incorporando o quão pertinente ela é na escrita de canções originais para o cinema, já que a canção se integra perfeitamente ao enredo, temas, e humor do filme."

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook e Twitter.

Fonte

Tradução por DavidLuis198