Para os 20 shows da nova turnê, como de costume, fizemos uma cobertura mais detalhada apenas dos primeiros shows, por serem novidade, seguindo apenas destacando o que houve de diferente nos demais, por se tratarem do mesmo conteúdo.

SHOW 01 – Düsseldorf, Alemanha (17/07 - Domingo)

DO LADO DE FORA

Em meio as publicações dos fãs, Lady Gaga também usou suas redes sociais.

"Qual o significado de Chromatica? Uma batalha pela sua vida".

Primeiras fotos do palco.

Fotos dos visuais de alguns fãs.

O metrô, um dos meios de transporte utilizados pelos fãs para chegar ao local, ficou super lotado.

Ana, da Live Nation, falou com os fãs na fila.

"A coisa mais importante hoje é manter vocês saudáveis e hidratados para a melhor experiência possível. Levaremos cada um de vocês em segurança para o show. Cantem alto, dancem, gritem. A noite é de vocês e estamos organizando e esperando esse show há muito tempo".

ENTRADA DO PÚBLICO

Imagens mais próximas do palco foram divulgadas.

Estrutura presente em uma das partes do palco.

Antes do início do show os fãs puderam apreciar o buffet.

Visão frontal e lateral do palco.

Novamente Lady Gaga usou suas redes sociais.

"BEM-VINDOS AO MEU MUSEU DA BRUTALIDADE".

Alguns trechos traduzidos:

"O palco utiliza arquitetura brutalista. Apresenta texturas, contornos, transparência. Representa a vida que é difícil, dura, selvagem. É um exercício importante que convoca você a olhar para si. Eu quis contar uma história, abstrata e artística. O show celebra coisas que eu sempre amei, como arte, moda, dança, música, tecnologia, poesia e o modo que todas essas coisas se conectam. Estou muito ansiosa, pensativa e grata. Eu quero deixar que vocês interpretem o show da maneira que quiserem, mas quero dizer que ele realmente documenta os vários estágios diferentes da dor, e a energia maníaca da dor que eu senti a cada experiência na minha vida. Eu quero realmente agradecer por continuarem aqui comigo e me amarem durante todas as versões diferentes da minha arte, assim como eu como pessoa. Eu me sinto mais livre hoje do que eu tenho estado há um bom tempo, e mais livre da dor como eu não me sentia há anos. Estar livre da dor nos palcos é uma experiência curadora, porque eu posso dançar, cantar, curtir a audiência, o show e realmente contar uma história".

Lady Gaga usou seu Twitter antes do início do show.

"Mantivemos o teto do estádio fechado para preservar a essência artística da iluminação, dos filmes, da moda e do espírito que é enfrentar a sua própria brutalidade".

As luzes se apagaram para iniciar o show.

Estação de metrô de Düsseldorf após o primeiro show da turnê.

Tradução da Interlude Final da turnê ("Sonnet Interlude"):

"Todos estão quietos? Quem estuda a honestidade com um olhar mais selvagem, ao mesmo tempo que observa sua estranheza, deve levantar voo com suas asas. Através da alquimia, a mente do artista é um um labirinto de almas feitas alegria e situações difíceis. Admirados por todos fiéis a sua obra, meu suspiro é rápido. Imaginando que somos livres. Tão leve como a forma que todas as crianças aprendem a rir, tão facilmente sentem amor por ti. Se a fantasia pudesse certamente fazer um amigo, a paleta dos seus sonhos a deixaria insana. Além do universo, você não conhece o fim enquanto alguns ainda procuram por cores que nunca tiveram. Esta jornada é apenas arte em suporte da vida. A natureza é um cavaleiro sem rei ou corte".

Após o primeiro show da turnê, Lady Gaga fez uma nova publicação e respondeu alguns tweets.

"Vamos conversar, eu amo muito todos vocês e senti muitas saudades obrigada por um show que eu nunca vou esquecer eu sou um monstro pra sempre e até monstros podem se curar".

"Essa parte é puro amor e uma maratona de lacre!"

Assista ao show completo:

18/07/22

A hashtag #ChromaticaBall e "Gaga" ficaram entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

Download: Baixe o áudio completo do primeiro show da "Chromatica Ball".

19/07/22

Lady Gaga e sua equipe embarcaram ontem (18) para a Suécia, onde acontecerá o segundo show da turnê.

LeRoy Bennett, designer de produção e iluminação, usou seu Instagram para falar sobre a turnê.

"Eu tive o prazer de trabalhar com Lady Gaga por 12 anos. Ela é uma artista e performer incrivelmente talentosa. É uma alegria criar com ela. Cada tour tem sempre uma viagem e uma mensagem diferente. Para esta turnê, Gaga e eu criamos um mundo baseado na arquitetura brutalista. É uma arquitetura muito fria, mas bonita. É algo muito inesperado para um show de Lady Gaga, mas ainda assim tão apropriado".

Lady Gaga usou suas redes para falar sobre a turnê.

"Sou incrivelmente grata a todos que trabalharam comigo para construir este show e me ajudaram a expressar uma visão de liberdade e alegria através da música, dança, moda, arte e tecnologia. Eu nunca pensei que estaria no palco dessa forma novamente. Eu nunca vou esquecer todo o trabalho duro que colocamos como uma equipe. Eu amo e aprecio os dançarinos e a banda por todo o trabalho duro, dedicação e talento em seus ensaios e apresentações, e também todos que tornaram o show possível".

O palco da turnê começou a ser montado na Friends Arena para o show de quinta (21).

Nick Knight confirmou que todos os films da turnê futuramente serão publicados no YouTube.

20/07/22

O CEO da Live Nation recebeu uma placa em comemoração ao show esgotado na estreia da "Chromatica Ball" em Düsseldorf, na Alemanha.

A estilista irlandesa Paula Rowan, responsável pelas luvas de Lady Gaga em "House Of Gucci", contou como foi trabalhar com a artista novamente, agora em sua nova turnê, na qual usou luvas Fergie, um pedido específico da equipe de Gaga.

"Fiz alguns projetos para House of Gucci. Depois a equipe dela veio falar comigo para mais um trabalho. Desenvolvi luvas para ela e os dançarinos, eles ainda não usaram, mas Gaga sim".

"A minha marca é pequena, então ter um nome gigante e icônico usando meus projetos tem sido um dos maiores momentos da minha vida. Eu vejo a Lady Gaga como uma performer maravilhosa e as pessoas sempre querem saber o que ela irá usar. É incrível saber que ela está usando as minhas luvas. Fora que ela é muito comunicativa com as mãos".

SHOW 02 – Estocolmo, Suécia (21/07 - Quinta=Feira)

Fãs na fila em frente ao Friends Arena, em Estocolmo, na Suécia, para o segundo show da turnê.

"O pessoal da segurança está constantemente andando por todas as filas a cada 30 minutos. Eles perguntam se todos estão bem, se alguém precisa de ajuda. Eles estão verificando se as pessoas estão descansando, estão respondendo perguntas e se certificando de que todo mundo está recebendo água".

Lady Gaga dentro do Friends Arena ensaiando.

Restaurantes da cidade estão montando cardápios temáticos.

Palco montado.

Diferente do show anterior, o palco para o show de Estocolmo não contou com um teto cobrindo.

Novamente Lady Gaga usou seu Twitter antes do início do show.

"Estamos todos entusiasmados para nosso show em estádio SOLD OUT na Suécia. Há surpresas hoje à noite. Eu me senti inspirada a colocar ainda mais do meu coração no show".

O estádio cheio para receber Lady Gaga.

"Hoje eu estou com tesão!" - Lady Gaga durante o show em Estocolmo.

"Isso aqui é uma turnê e vocês podem curtir!" - Lady Gaga durante o show em Estocolmo.

Lady Gaga dedicou "Born This Way" para sua mãe.

"Minha mãe queria ter vindo hoje, mas ela não está se sentindo tão bem. Eu sei que ela está assistindo de casa. Então, essa é para você, mãe!".

"Eu te amo tanto, Suécia. Que honra cantar para vocês. Eu ficava no meu quarto imaginando se um dia eu iria voltar aos palcos com um projeto assim. Mas vocês me deram força. Quem é Little Monster há bastante tempo?"

"Obrigada por perceberem a luz em mim" - Lady Gaga visivelmente emocionada durante "Always Remember Us This Way"

Antes de apresentar "1000 Doves", Lady Gaga disse que iria cantar a música da forma como ela foi criada, antes de se tornar dançante. Ela cantou a versão DEMO da música, a qual contou com trechos diferentes dos que foram para a versão final.

"É a primeira vez que eu canto essa ao vivo. Eu escrevi como uma balada bem triste e meus amigos transformaram em algo agitado, mas hoje eu vou cantar a canção como ela nasceu".

"Se você estiver bem triste, não desista de você. Eu não desisti de mim. Não foi fácil, mas eu sobrevivi e você irá também".

"Há 36 mil pombas aqui nesta noite!"

Após o show em Estocolmo, Lady Gaga fez novas publicações em seu Instagram e Instagram Story.

"Estocolmo foi irado. Amo vocês, Monsters!"

Durante o pulo em "Hold My Hand" os fãs tiveram a impressão de Lady Gaga ter caído, mas ela respondeu um tweet sobre o ocorrido.

"Eu não levei uma queda! Eu pulei e me apoiei com o joelho, depois rolei. Tudo por amor".

Matthew Gormly, diretor e cinegrafista, usou seu Instagram para falar sobre ter trabalhado no show de Estocolmo.

"Tive o privilégio de filmar Lady Gaga com um excelente time de Los Angeles no show de hoje, em Estocolmo. Ela é talento puro".

Assista ao show completo:

22/07/22

Lady Gaga usou seu Twitter para agradecer as 5 estrelas da review do The Telegraph.

"Que incrível! Muito obrigada. Uma review de 5 estrelas para a #ChromaticaBall! Nós trabalhamos muito duro! Amamos tanto o mundo e a arte! Vivam a sua paixão!"

Um correspondente do RDT registrou fãs que já estão acampando na frente do Stade de France para o próximo show da turnê, que acontece no próximo domingo (24) em Paris.

Os novos dançarinos da Haus Of Gaga atualizaram as suas redes animados durante a passagem da turnê na Suécia, em Estocolmo.

23/07/22

SHOW 03 – Paris, França (24/07 - Domingo)

Stade de France começando a ficar cheio de Little Monsters para o show.

Lady Gaga publicou uma nova foto nas redes sociais.

Lady Gaga fez uma nova publicação no Twitter.

"FIQUEM SEGUROS, BEBAM ÁGUA. ESTÁ CALOR AQUI. NÃO USEM DROGAS, EU AMO VOCÊS".

Lady Gaga fez uma nova publicação no Twitter após o show.

"FOI TÃO DIVERTIDO. VOCÊS SÃO PURO AMOR!!!"

Assista ao show completo:

SHOW 04 – Arnhem, Holanda (26/07 - Terça=Feira)

Lady Gaga agradecendo a review da GAY TIMES com 5 estrelas no Twitter.

"E vocês ganham CINCO ESTRELAS por me fazerem chorar enquanto arrumo o cabelo e faço a maquiagem antes do meu show de hoje! Obrigada, eu amo muito vocês. A comunidade é vida".

Lady Gaga tem uma estrela com seu nome na calçada do GelreDome. Ela passou por lá com a "Monster Ball Tour", em 2010.

Fãs brasileiros em Arnhem.

"Quem ouviu o 'Chromatica' antes de vir para o show? Se você ouviu o álbum você conhece essa" - Lady Gaga antes de cantar "1000 Doves"

Foto do piano nos bastidores do show.

Lady Gaga respondeu um fã no Twitter que disse que ela está tendo o momento da sua vida.

"FATO"

Segundo o Power Radio, os artistas Kylie Minogue e Olly Alexander, que participaram do "Born This Way The Tenth Anniversary", foram convidados por Lady Gaga para fazer uma participação especial nos shows da turnê em Londres.

Lady Gaga publicou uma nova foto nos bastidores da turnê.

Assista ao show completo:

SHOW 05 – Londres, Reino Unido (29/07 - Sexta-Feira)

As estações de metrô em Londres deram dicas para que o pessoal que foi para o show pudesse chegar até o estádio sem problemas.

Foto publicada pelo estádio Tottenham Hotspur em suas redes sociais.

Lady Gaga dedicou "Babylon" ao seu amigo falecido Alexander McQueen.

Lady Gaga também atualizou seu Instagram Story com uma imagem do seu 5° SOLD OUT consecutivo da turnê.

Assista ao show completo:

SHOW 06 – Londres, Reino Unido (30/07 - Sábado)

Lady Gaga usou seu Twitter para agradecer a review de 5 estrelas da NME.

"Muito obrigada por essa belíssima review, tem tanto amor. Eu ainda penso sobre quando tive que cancelar meus shows em Londres anos atrás. Obrigada por me terem de volta e por me apoiarem também".

Lady Gaga falou sobre Nick Knight.

"Nick Knight fez essa tour e ele também fez o vídeo de 'Born This Way' há 10 anos, e ele mudou a minha vida".

Lady Gaga usou Instagram Story para enfatizar mais um show SOLD OUT.

"Dois estádios sold out consecutivos em Londres. Eu amo tanto vocês, toda a Haus ama vocês, de verdade".

Estação de metrô em Londres após o show.

Lady Gaga respondeu um tweet.

"É a maneira como o amor nos faz sentir. Meu amor por vocês, o amor de vocês por mim, nosso amor um pelo outro. Isso é real. E é um grande amor. Amor eterno".

Assista ao show completo:

LONDRES - 5º E 6º SHOWS DA TURNÊ

02/08/22

John Giddings, coordenador da turnê na Europa, conversou com a IQ Magazine sobre o sucesso da primeira leg da turnê.

"O show é incrível e todo mundo ficou impressionado. Ela provou ser uma estrela mundial de primeira classe e esse é o seu maior momento, até agora. Vender 280 mil ingressos com apenas 6 shows é fantástico. Depois da pandemia, ficamos preocupados com a demanda. Não sabíamos se as pessoas viriam aos shows por causa dos riscos que ainda estão aqui. Então foi maravilhoso ver esse resultado".

SHOW 07 – Toronto, Canadá (06/08 - Sábado)

"Eu tive o meu primeiro hit #1 aqui no Canadá" - Lady Gaga antes de cantar "Just Dance"

Item customizado no bar do Rogers Centre.

Lady Gaga dedicou "Always Remember Us This Way" aos entes queridos que se foram nos últimos 2 anos.

"Obrigada por me esperarem todo esse tempo. Vocês sabem que a vadia aqui morreu e voltou da cova!" - Lady Gaga durante "1000 Doves"

Assista ao show completo:

SHOW 08 – Washington, D.C., Estados Unidos (08/08 - Segunda-Feira)

A equipe do Nationals Park montou uma tenda para que os fãs do Golden Circle não fiquem no sol o dia todo.

Religiosos do lado de fora do Nationals Park, em Washington.

"Volte-se para Jesus ou queime no inferno".

"Eu espero que esse país não fique calado e que possamos nos unir. E não vamos parar até consertarmos isso" - Lady Gaga sobre o "Caso Dobbs v. Jackson Women's Health Organization".

*Decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, na qual a Corte considerou que a Constituição dos Estados Unidos não confere o direito ao aborto, anulando tanto Roe v. Wade e Planned Parenthood v. Casey.

Lady Gaga dedicou o seu show em Washington para todas as mulheres que estão lutando pela proteção do direito ao aborto nos Estados Unidos.

Assista ao show completo:

SHOW 09 – East Rutherford, New Jersey (11/08 - Quinta-Feira)

Lady Gaga confirmou no Instagram um público de 55 mil pessoas no show SOLD OUT no MetLife Stadium.

Palco montado no MetLife Stadium.

O MetLife Stadium disponibilizou um painel para fotos.

Fãs com drinks fazendo referência ao "Joanne".

Assista ao show completo:

SHOW 10 – Chicago, Illinois (15/08 - Segunda-Feira)

Bandeiras temáticas foram colocadas no estádio em Chicago anunciando o show.

"Eu não costumo me arrepender de muitas coisas, mas eu me arrependo de ter passado tanto tempo naquela varanda. Eu queria ter animado mais vocês" - Lady Gaga durante "1000 Doves"

16/08/22

Lady Gaga respondeu uma publicação no Twitter.

"Não, estou cercada por superstars!!!"

SHOW 11 – Boston, Massachusetts (19/08 - Sexta-Feira)

Lady Gaga dedicou "The Edge Of Glory" para as mulheres de Boston.

Assista aos shows completos:

CHICAGO E BOSTON- 10º E 11º SHOWS DA TURNÊ

SHOW 12 – Arlington, Texas (23/08 - Terça-Feira)

Foto do piano usado por Lady Gaga nos shows.

Divulgação da Haus Labs antes do show começar.

Lady Gaga dedicou "The Edge Of Glory" para sua amiga Sonja, que faleceu em 2017.

"Um dia nos veremos novamente".

Lady Gaga falou sobre Sonja Durham no show em Arlington.

"Ela faleceu há 5 anos, ela era muito jovem e tinha câncer de mama. Ela era a pessoa mais positiva que eu conheci. Todo dia ela falava 'Eu viverei para sempre e eu não vou para lugar nenhum'. Ela lutou muito e eu lembro que eu ia me apresentar no Coachella e ela não conseguiu ir porque não estava bem. Então eu dediquei esta canção para ela porque eu a amo demais. Eu nunca vou esquecer quando ela me ligou depois do show perguntando 'Por que você dedicou 'The Edge Of Glory' pra mim? Eu não estou morrendo'. Acho que levei um bom tempo para me curar".

Lady Gaga disse que espera que o Texas vire um estado democrata em um futuro próximo.

Lady Gaga falou sobre a situação política no Texas antes de cantar "Angel Down".

"Este estado tem um coração roxo e eu espero que esse coração fique azul. Falar sobre isso pode ser desconfortável para você, todavia não é sobre o que você acredita, mas sim sobre deixar as pessoas em segurança. Desse modo, não veremos mais anjos abatidos".

Assista ao show completo:

24/08/22

Lady Gaga fez uma nova publicação no Twitter.

"Amo os Little Monsters. Muito bom estar de volta com o meu povo, vocês são todos superestrelas".

25/08/22

A loja oficial da turnê chegou em Atlanta.

SHOW 13 – Atlanta, Georgia (26/08 - Sexta-Feira)

Um homem foi preso na porta do estádio em que será realizado o show.

Segundo informações de pessoas que estão no local, ele estava protestando contra a realização do evento.

Lady Gaga dedicou "Always Remember Us This Way" para a sua família e refletiu sobre o período pandêmico em que vivemos nos últimos 2 anos.

SHOW 14 – Hershey, Pennsylvania (28/08 - Quarta-Feira)

Assista aos shows completos:

ARLINGTON, ATLANTA E HERSHEY - 12º, 13º E 14º SHOWS DA TURNÊ

SHOW 15 – Tóquio, Japão (03/09 - Sábado)

Itens vendidos além do Merch da turnê.

Lady Gaga cantou algumas palavras em japonês no show.

Os fãs japoneses podem deixar cartas e presentes para Lady Gaga. A equipe criou um setor só para receber as lembranças.

Assista ao show completo:

SHOW 16 – Tóquio, Japão (04/09 - Domingo)

Assista ao show completo:

SHOW 17 – San Francisco, Califórnia (08/09 - Quinta-Feira)

Lady Gaga dedicou "Born This Way" para o seu amigo Frederic Aspiras.

"Nós formamos uma ótima dupla!" - Lady Gaga apontando para a lua durante o show em San Francisco.

"Eu gostaria de dedicar esta música a um amigo que está aqui. BloodPop. Ele produziu o álbum 'Chromatica' inteiro comigo. Eu não teria feito esse projeto sem ele. Lembro quando ele ia todo dia me tirar da varanda para que eu voltasse para o estúdio para compor. Eu estava tão frustrada com o mundo e ele esteve ao meu lado. Ele acreditou em mim e fizemos um álbum dance, mesmo eu não me divertindo. Nunca pensei que iria fazer essa turnê. Obrigada Blood, sério. Aplausos para ele, por favor" - Lady Gaga durante "Fun Tonight"

SHOW 18 – Los Angeles, Califórnia (10/09 - Sábado)

Segundo comunicado, o show em Los Angeles foi gravado profissionalmente.

Quenton Delaney, funcionário da Live Nation, falou sobre trabalhar para Lady Gaga, no Twitter.

"Desculpa, gente! Não posso compartilhar muito conteúdo sobre os shows da Lady Gaga, mas eu posso afirmar que ela e sua equipe são pessoas INCRÍVEIS e é ótimo trabalhar para eles. Mal posso esperar para o show de hoje!"

"O icônico Dodger Stadium. 45 mil Little Monsters. 26 câmeras. 1 Lady Gaga. Eu amo o meu trabalho" - David Bernstein no Instagram

Fogos de artifício foram utilizados em "Rain On Me".

Assista aos shows completos:

SAN FRANCISCO E LOS ANGELES - 17º E 18º SHOWS DA TURNÊ

11/09/22

Lady Gaga fez uma nova publicação em seu Twitter.

"52 mil pessoas. Sold out. 30 câmeras apontando para você ao mesmo tempo. AMO VOCÊS".

Nova foto publicada por Lady Gaga no Instagram Story.

"30 câmeras apontadas pra você e você consegue um registro delas".

SHOW 19 – Houston, Texas (13/09 - Terça-Feira)

Lady Gaga falou novamente sobre os casos de terrorismo nos Estados Unidos, especialmente no Texas, antes de cantar "Angel Down".

Assista ao show completo:

SHOW 20 – Miami, Flórida (17/09 - Sábado)

Littles brasileiros marcaram presença na fila para o último show.

"Estou aqui para celebrar com vocês a última parada da nossa 'Chromatica Ball'" - Lady Gaga antes de cantar "Born This Way"

"Eu vou sentir falta de vocês pra caralho" - Lady Gaga durante "Always Remember Us This Way"

O último show da turnê precisou ser interrompido pelas condições climáticas do local.

A equipe do Hard Rock Stadium pediu para que o público fique nas dependências do estádio e não saia até segunda ordem. (Dentro do estádio há lugares fechados que servem de proteção/abrigo em casos de tempestades).

"Não precisam se preocupar. Iremos parar o show por uns minutos por causa dos raios, tudo bem?" - Lady Gaga acalmando o público.

Pessoas abrigadas no estádio esperando a chuva passar.

"Nós iremos atualizar vocês daqui a pouco sobre quando o show irá recomeçar".

A chuva passou e ligaram o palco.

Estão secando o palco e os equipamentos foram ligados. Removeram a capa de proteção do B Stage, também.

"A tempestade passou e retomaremos o show assim que possível".

Lady Gaga voltou ao palco para avisar que o show não poderá continuar.

"Desculpa, mas eu não quero colocar a vida de vocês em risco. Muito obrigada por tudo. Vão para a casa em segurança" - Lady Gaga orientando os fãs e encerrando o show

Obs: Apesar do imprevisto climático, Lady Gaga ainda conseguiu fazer 75% do show em Miami. Segundo as cláusulas da Live Nation não há reembolso quando o artista cumpre pelo menos 50% do concerto.

Emocionada, Lady Gaga fez novas publicações no Instagram após o show.

"Nós realmente tentamos, mas não conseguimos porque os raios ainda estavam ameaçando a nossa segurança. Eu quero ser responsável e amorosa. Eu não sei o que eu faria se algo de ruim acontecesse com o público ou com alguém da minha equipe. Desculpa. A vida é muito importante pra mim. 'Chromatica' estará para sempre comigo".

"Perdão por não ter finalizado o show. O clima estava muito perigoso e imprevisível. Essa foi a melhor turnê da minha vida e eu vou levar cada momento para sempre. Sou grata a cada um de vocês, aos meus dançarinos, aos membros da banda, aos membros da minha família e aos meus amigos. Segurança em primeiro lugar. Obrigada pelas flores e pelos aplausos. A vida é importante".

Assista aos shows completos:

HOUSTON E MIAMI - 19º E 20º SHOWS DA TURNÊ

18/09/22

Lady Gaga respondeu um tweet que dizia que ela deveria ter continuado o show em Miami.

"Pois é, e isso colocaria a vida dos meus fãs em perigo e faria com que EU parecesse legal. Eu não me importo com essa merda. Se nós aprendemos alguma coisa nos últimos anos é que não podemos brincar com a mãe natureza".

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Créditos de fotografia: @hookedonspice, @leroe24fotos e @mllesparrow.photo. (Não está aqui? Entre em contato informando a foto e creditaremos você).

Capa por Lucas Marques