Para a divulgação da nova fase de sua parceria com a marca de vinhos e champanhes Dom Pérignon, lançada na semana passada, Lady Gaga concedeu uma entrevista intimista para a revista Wallpaper*, publicada nesta terça-feira (28).

Em uma conversa profunda sobre seu processo criativo, solidão e cultura, a cantora deu detalhes do novo comercial para a campanha e também falou sobre a visão que tem do futuro de sua carreira.

Leia a tradução completa:

"Lady Gaga sobre a felicidade e o trabalho duro da criação, e sua nova campanha para a Dom Pérignon

Enquanto Lady Gaga e Dom Pérignon revelam sua campanha para o Maison Vintage de 2013, a artista fala para a Wallpaper sobre sua inspiração, seu processo criativo e momentos com champanhe.

A parceria criativa entre Lady Gaga e a Dom Pérignon está entrando numa nova fase. Em celebração à reverenciada casa de champanhes revelando sua safra vintage de 2013, Gaga estrela uma nova campanha que retrata as sinergias entre a maturação de um champanhe vintage e um artista se movendo pelo seu processo criativo.

Woodkid (que Gaga descreve como “incrivelmente cheio de alma, maravilhoso”) dirigiu o filme e compôs sua trilha sonora, enquanto Sidi Larbi Cherkaoui supervisionou a coreografia e o colaborador de longa data de Gaga, Nicola Formichetti (“uma lenda da moda”, diz ela) ficou encarregado pelos figurinos. O filme levou mais de um ano para ser completo e será lançado hoje (1 de março de 2023), acompanhado de uma campanha fotográfica, assinada por Mario Sorrenti.

O filme foi parcialmente gravado na histórica abadia beneditina de Hautvillers, que tem sido essencial no desenvolvimento do champanhe durante os séculos, graças, mais notavelmente, ao monge beneditino Dom Pierre Pérignon, um inovador produtor de vinhos que nasceu a quase 400 anos. “Nós começamos a partir de uma ideia,” diz Vincent Chaperon, o chef de cave (chefe da adega) da casa de champanhe, sobre o espírito visionário do monge. “Então isso se tornou um lugar, e então se tornou um vinho, e então se tornou um maison.”

Chaperon vê o champanhe como uma filosofia. Ele fala com o ritmo ponderado de um dos mais refinados artesões do mundo e com a magnitude de quase quatro séculos de expertise o guiando, explicando o produto particular que leva uma década para ser produzida em quantidades relativamente pequenas e está à mercê dos imprevisíveis elementos, em constante mudança.

A “rica experiência” que vem de trabalhar com um talento como Gaga, ele diz, é necessária para refletir a “complexidade, profundidade, e sensação do champanhe”. Afinal, é um líquido claro, e por isso mesmo, difícil para novas audiências se ligarem emocionalmente, especialmente ao se ponderar que hoje em dia, o paladar é talvez o mais subestimulado de todos os sentidos. Não obstante, Chaperon lembra como se fosse ontem da chuvosa, fresca colheita do fim de outubro de 2013, que veio depois do seco e quente verão daquele ano.

Em antecipação ao lançamento do Dom Pérignon Vintage 2013, a Wallpaper se encontrou com Lady Gaga e Chaperon em Los Angeles, em Novembro de 2022. Um jantar e uma festa exclusivas na ampla casa privada de John Lautner em Hollywood Hills marcou a ocasião, com convidados que incluíam o ator e diretor Billy Porter, e Gaga servindo de DJ enquanto todos que atenderam a festa dançavam pela noite.

Compartilhamos aqui, trechos da conversa com Gaga em LA, com mais a seguir na edição de maio da Wallpaper, disponível nas bancas em 13 Abril de 2023.


Lady Gaga sobre a inspiração para o filme

“O figurino, a dança, a coisa toda teve como objetivo evocar o que significa começar pelo princípio,” diz Gaga, ligando o conceito do filme à longa maturação do champanhe vintage da Dom Pérignon.

Seu tema, o labor da criação, “Significa que você precisa trabalhar duro. Não querendo ser grosseira, não é apenas sobre tirar uma foto com seu iPhone. Você precisa colocar o esforço. Você tem que pesquisar a imagética. Você tem que assistir filmes. Você tem que ler poesia, você tem que ler livros, você também precisa conversar consigo mesmo sobre ser inovador. De resto, qualquer um pode fazer arte hoje em dia. De verdade, todo mundo faz durante todo o dia. Eu acho que essa campanha é sobre aqueles entre nós que decidiram transformar isso numa missão de vida. Isso é tudo que fazemos. Eu passei todo o meu dia hoje fazendo arte. Tudo o que eu fiz foi criar arte o dia inteiro, só o que fiz foi olhar para isso e ouvir isso e apenas funcionou... É um trabalho de amor. E é importante fazer isso pois fazer arte é um verdadeiro privilégio. Então você tem que trabalhar duro porque algumas pessoas não têm esse privilégio.”


Lady Gaga sobre o figurino, estilizado por Nicola Formichetti

“Uma das minhas coisas favoritas que estou usando [no filme] é um corpete que minha irmã [Natali Germanotta, da Topo Studio] fez para mim. Estou usando ele na campanha com Mario Sorrenti também, mas nós na verdade fizemos isso para o filme quando eu estou usando uma camisa por cima dele. Estou sentada no piano com uma fita em meu cabelo, e é sobre o que nós vestimos, e o que nós sentimos quando estamos apenas começando a fazer algo. É esse processo complicado de quando estamos lidando com nós mesmos.”


Lady Gaga sobre sua relação com a Dom Pérignon

“Na verdade, eu sempre costumava beber Dom Pérignon com o Tony Bennett”, diz Gaga. Não é preciso dizer mais nada – Bennett, um dos principais talentos vocais do século 20, colaborou com Gaga em dois álbuns, em 2014 e 2021. “Tudo com o Tony significa tanto” “Sendo sincera, eu tenho [uma garrafa de] champanhe [Dom Pérignon] na minha casa. Pode soar bobo, mas tem um post-it colado nela escrito ‘Para minha próxima vitória’. Então eu não tenho permissão de beber ela até que nós tenhamos ganhado algo.”


Lady Gaga sobre seu processo criativo

Como uma força cultural multifacetada, o envolvimento criativo de Lady Gaga circunda várias áreas. “Eu não sei se alguma pessoa em particular pensa que eu faço todas elas bem, mas eu gosto de fazê-las mesmo assim,” ela admite. Ainda assim, seja escrevendo músicas, compondo, coreografando ou alguma outra coisa, existe uma consistência em seu processo criativo: “As vezes é uma ideia que só chega até mim no momento, apenas por estar cercada por pessoas. As vezes é quando estou sozinha, as vezes é um poema que posso ter escrito ou lido. As vezes eu só quero tocar piano. As vezes eu ouço uma melodia em minha cabeça e a canto em voz alta. Eu a gravo bem rápido, eu corro até o piano. E as vezes, alguém pode ter uma ideia e falar ‘O que você acha?’ e aí eu digo ‘Bem, me deixe pensar por um momento’. E eu reflito sobre isso e então começamos o processo colaborativo.”


Lady Gaga sobre colaboração

“Eu amo trabalhar com artistas diferentes. Quando trabalho com outra pessoa, quando eu colaboro com alguém, eu me lembro que o mundo verá isso, ou pelo menos algumas pessoas verão.

“É muito bom quando você trabalha com pessoas que não estão tentando te transformar em algo. Eu mal posso falar o quanto a minha carreira inteira foi tipo, pessoas tentando me vestir como uma boneca ou conseguir que eu fizesse algo que eles queriam que eu fizesse. [Mas com essa campanha] foi ‘nós queremos capturar o artista no momento de criação, o espírito introspectivo e então o processo criativo, e aqui estão as várias maneiras que achamos que podemos mostrar isso’ e então nós apenas nos divertimos uns com os outros”


Lady Gaga sobre o poder da cultura no presente

“A cultura é importantíssima – e eu acredito mesmo que a arte e a cultura estão passando por uma época um pouco difícil hoje em dia. Eu acho que há uma diferença entre fazer coisas artísticas e estar numa cultura artística, ou seja, uma cultura de arte. Artistas que convivem entre si, artistas que falam uns com os outros, passam tempo juntos, criam juntos. Não é sobre o status, é sobre a obra.

“Eu gostaria de poder dar a todo artista no mundo a oportunidade de viver uma semana da minha vida. Aos 18 anos, no Lower East Side, eu tinha tantos amigos artísticos, e ninguém sabia quem nós éramos exceto nós mesmos. E costumávamos fazer shows uns para os outros em lugares pela vizinhança e nós mostrávamos nossa arte, pinturas, fotografias, poemas, músicas, performances e tudo mais. Nós não tínhamos redes sociais e ninguém sabia quem nós éramos. E era algo tão valioso, a cultura... Não quero dizer isso de uma maneira ruim, a cultura muda. Existe uma qualidade de apresentação e uma pressão que todos sentimos hoje em dia. Hoje mesmo, eu trabalhei o dia todo, e pensei ‘Meu Deus! Eu devia trocar de roupa e colocar um vestido, ou pentear meu cabelo antes de receber todo mundo?’ e então eu disse, ‘Não, não, eu sou uma artista, é assim que me visto quando estou trabalhando’ [Ela está usando um blazer, jeans pretos, uma camiseta e seu cabelo preso para trás com quase nenhuma maquiagem.] E eu me senti confiante em vir aqui hoje e apenas ser eu mesma com você. Essa sou eu oferecendo o meu eu cultural para você. É assim que pareço quando estou com meus amigos que são músicos. É assim que pareço quando estou com cineastas. É assim que pareço quando estou com atores, cantores.

“Cultura é algo imensamente importante. Ela afeta a política, ela afeta a humanidade, porque a política afeta a humanidade. Ela afeta a sociedade, e eu acho que poderíamos colocar muito mais importância não nela ser financeiramente rica, mas sim emocionalmente rica.”


Lady Gaga sobre o futuro

“Na verdade, eu estou muito interessada em viver uma vida com mais solidão. É muito bom ter um tempo só para estar sozinha, e ser expansiva, e saber que você é suficiente. Eu gostaria de poder dizer isso à minha eu mais jovem. Quando eu era mais nova, eu passava muito tempo sozinha escrevendo música. Mas quanto mais bem-sucedida eu me tornava, mais eu achava que precisava de outras pessoas para me certificar que eu era boa.

“Quando eu tinha mais ou menos 14 anos, eu li um livro chamado ‘Cartas a um Jovem Poeta’ do Rainer Maria Rilke. E eu tenho uma [frase do livro] tatuada no meu braço. Eu tatuei em Osaka, quando eu tinha 23 anos. ‘Na hora mais silenciosa de sua madrugada, confesse a si mesmo se você morreria caso fosse proibido de escrever. Olhe até o ponto mais profundo do seu coração onde a resposta estende as raízes e pergunte a si mesmo: Muss ich schreiben? (preciso escrever?)’

“Se eu não fosse bem-sucedida do jeito que sou hoje em dia – e eu sou muito agradecida pelo meu sucesso – eu ainda estaria fazendo isso, eu estaria no Lower East Side. Eu faria isso não importa o que acontecesse. Absolutamente, 100 por cento. Eu sei disso porque na verdade, eu não passo tanto tempo assim em Hollywood. Pode parecer que passo, porque as vezes a temporada das premiações acontece e você me vê em tapetes vermelhos. Mas passo muito mais tempo em casa trabalhando... é isso que me deixa feliz.”


Chamado de "Dom Pérignon x Lady Gaga: The labor of creation", o comercial divulga o novo produto da marca de bebidas, "Dom Perignon Vintage 2013".

Assista:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por DavidLuis198