O álbum

Data de lançamento: 19 de agosto de 2008.
Posição máxima na Billboard 200: #2
Produtores: Red One, Rob Fusari, Martin Kierzenbaum, Space Cowboy, KNS Productions.

The Fame é o álbum de estréia de Lady Gaga. O álbum foi lançado primeiro no Canadá, em 19 de agosto de 2008, pela Interscope Records. O tema central das músicas é como qualquer um pode se sentir famoso como uma celebridade. Em 2 de dezembro de 2009, The Fame foi nomeado a seis prêmios Grammy e ganhou o de melhor gravação dance por Poker Face. O álbum foi nomeado a álbum do ano e ganhou o prêmio de melhor álbum dance/eletrônico nos 52º prêmios Grammy.

Em 26 de fevereiro de 2010, o álbum ganhou como melhor álbum internacional no BRIT Awards de 2010. Em 7 de Julho de 2010, The Fame se tornou o álbum com melhores vendas digitais na história dos Estados Unidos, até 2011, quando o álbum 21 de Adele o ultrapassou nas vendas digitais.

A composição do álbum levou cerca de dois anos e meio, tendo começado em algum momento de 2006.

Sobre o álbum Gaga afirma:

"The Fame é sobre como qualquer um pode se sentir famoso. Cultura pop é arte. Você não é legal por odiar cultura pop, então eu a abracei e você a escuta por todo o The Fame. Mas é uma fama compartilhável. Eu quero convidar todos para a festa. Eu quero que as pessoas se sintam parte deste estilo de vida."

Singles

Just Dance

Lançada como single em 8 de abril de 2008, Just Dance chegou ao #1 na Billboard Hot100. A música tem produção de RedOne e participação de Colby O’Donis e Akon, tendo sido indicada ao Grammy de Melhor Gravação Dance. O videoclipe foi dirigido por Melina Matsoukas.

Beautiful, Dirty, Rich

Lançada como single promocional em 16 de setembro de 2008, Beautiful, Dirty, Rich não foi contabilizada para o Hot100 da Billboard por haver sido disponibilizada exclusivamente para os usuários do iTunes. A música tem produção de Rob Fusari e o videoclipe foi dirigido Melina Matsoukas.

Poker Face

Liberada digitalmente dia 26 de setembro de 2008, Poker Face chegou ao #1 na Billboard Hot100. A música tem produção de RedOne e o videoclipe foi dirigido por RayKay e Anthony Mandler.

Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)

Lançada como single em 10 de janeiro de 2009 apenas para os mercados da Austrália, Nova Zelândia e Suécia, Eh, Eh (Nothing Else I Can Say) não chegou, por conta deste lançamento restrito, a entrar no Hot 100 da Billboard. A música tem produção de Martin Kierszenbaum e o videoclipe foi dirigido por Joseph Kahn.

LoveGame

Lançada como single em 24 de março de 2009, LoveGame chegou ao #5 na Billboard Hot100. A música tem produção de RedOne e o videoclipe foi dirigido por Joseph Kahn.

Paparazzi

Lançada como single em 5 de julho de 2009, Paparazzi chegou ao #6 na Billboard Hot100. A música tem produção de Rob Fusari e o videoclipe foi dirigido por Jonas Akerlund.

A turnê

A The Fame Ball Tour, iniciada em 11 de março de 2009 e encerrada em 29 de setembro do mesmo ano, foi a primeira turnê de Lady Gaga, promovendo o seu primeiro álbum de estúdio sob o novo nome artístico.

No ano anterior, Gaga havia trabalhado como show de abertura em turnês do New Kids On The Block e das Pussycat Dolls. Na passagem da turnê das Pussycat Dolls pela Austrália, Gaga apresentou uma versão reduzida do show como ato de abertura, a que muitos fãs se referem como The Fame Ball 1.0.

A turnê teve shows de abertura com The White Tie Affair, Chester French, Cinema Bizarre, Gary Go e Hyper Crush.

Algumas apresentações