O álbum

Data de lançamento: 19 de agosto de 2008.
Posição máxima na Billboard 200: #2
Produtores: Red One, Rob Fusari, Martin Kierzenbaum, Space Cowboy, KNS Productions.

The Fame é o álbum de estréia de Lady Gaga. O álbum foi lançado primeiro no Canadá, em 19 de agosto de 2008, pela Interscope Records. O tema central das músicas é como qualquer um pode se sentir famoso como uma celebridade. Em 2 de dezembro de 2009, The Fame foi nomeado a seis prêmios Grammy e ganhou o de melhor gravação dance por Poker Face. O álbum foi nomeado a álbum do ano e ganhou o prêmio de melhor álbum dance/eletrônico nos 52º prêmios Grammy.

Em 26 de fevereiro de 2010, o álbum ganhou como melhor álbum internacional no BRIT Awards de 2010. Em 7 de Julho de 2010, The Fame se tornou o álbum com melhores vendas digitais na história dos Estados Unidos, até 2011, quando o álbum 21 de Adele o ultrapassou nas vendas digitais.

A composição do álbum levou cerca de dois anos e meio, tendo começado em algum momento de 2006.

Sobre o álbum Gaga afirma:

"The Fame é sobre como qualquer um pode se sentir famoso. Cultura pop é arte. Você não é legal por odiar cultura pop, então eu a abracei e você a escuta por todo o The Fame. Mas é uma fama compartilhável. Eu quero convidar todos para a festa. Eu quero que as pessoas se sintam parte deste estilo de vida."

Gaga sempre acreditou, levando em conta suas diretrizes profissionais, que é de suma importância a combinação entre a imagem visual do artista e sua produção musical. Com teatralidade e incorporação de elementos criativos (criados por sua equipe criativa, a Haus of Gaga), Lady Gaga deu às suas performances vida e ludicidade. Isso se manteve em toda sua carreira.

A Haus of Gaga, equipe criativa da cantora, formada por amigos, criada em 2008, mesma época do lançamento do álbum The Fame, surgiu com o intuito de criar o estilo individual e único de Lady Gaga. Inspirada pelos conceitos de Andy Warhol, a equipe cria os adereços, cenários, performances e aparições de Gaga, além de outras representações visuais e artísticas de seu trabalho.

No processo de criação, são reunidos recursos visuais e sonoros, artísticos e de identidade, com função de tornar o estilo da artista único e reconhecido a cada Era.

Por exemplo: enquanto que a Era Born This Way foca na temática caricata e do ser diferente e único, assim como a ARTPOP tem a proposta do valor criativo e artisticamente conceituado, a Era The Fame valoriza o estilo futurista, geométrico e do estrelato.

Sobre a Haus of Gaga, a cantora afirma:

“Chamei todos os meus amigos mais artísticos e mais legais e nos sentamos em uma sala. Eu disse que queria fazer meu rosto se destacar. Eu queria fazer minha vara brilhar (disco stick), queria fazer um par de óculos de vídeo, ou seja lá o que for, eu queria fazer. É um processo criativo bem doido que é completamente fora dos rótulos”.

Nesse sentido, foi nessa época em que diversos dos mais conhecidos itens criativos utilizados pela cantora começaram a serem criados – como o iPod LCD Glasses, o irreverente Disco Stick e o icônico Body Orbit Metálica. Confira as colunas do RDT Lady Gaga a respeito das várias criações da Haus of Gaga (clique aqui).

Quanto as avaliações, o álbum foi bem aceito pela crítica musical. Com faixas disco e música rock, as influências do electro pop dos anos 70 e 80 foram elogiadas, assim como as melodias do álbum e sua proposta dance, com as atribuições do produtor RedOne.

Veja o que Lady Gaga comentou sobre a composição de seu álbum de estreia:

“Eu sinto que esse disco é realmente diferente, tem faixas de disco, glam dos anos 70 e até gravações de música rock. The Fame não é sobre quem você é, é sobre como todo mundo quer saber quem você realmente é! Compre e ouça antes de sair ou entrar no carro. [...] Não é apenas um álbum, é um movimento de arte pop num todo. Não se trata apenas de uma canção”, disse Lady Gaga.

Singles

Just Dance

Lançada como single em 8 de abril de 2008, Just Dance chegou ao #1 na Billboard Hot100. A música tem produção de RedOne e participação de Colby O’Donis e Akon, tendo sido indicada ao Grammy de Melhor Gravação Dance. O videoclipe foi dirigido por Melina Matsoukas.

Beautiful, Dirty, Rich

Lançada como single promocional em 16 de setembro de 2008, Beautiful, Dirty, Rich não foi contabilizada para o Hot100 da Billboard por haver sido disponibilizada exclusivamente para os usuários do iTunes. A música tem produção de Rob Fusari e o videoclipe foi dirigido Melina Matsoukas.

Poker Face

Liberada digitalmente dia 26 de setembro de 2008, Poker Face chegou ao #1 na Billboard Hot100. A música tem produção de RedOne e o videoclipe foi dirigido por RayKay e Anthony Mandler.

Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)

Lançada como single em 10 de janeiro de 2009 apenas para os mercados da Austrália, Nova Zelândia e Suécia, Eh, Eh (Nothing Else I Can Say) não chegou, por conta deste lançamento restrito, a entrar no Hot 100 da Billboard. A música tem produção de Martin Kierszenbaum e o videoclipe foi dirigido por Joseph Kahn.

LoveGame

Lançada como single em 24 de março de 2009, LoveGame chegou ao #5 na Billboard Hot100. A música tem produção de RedOne e o videoclipe foi dirigido por Joseph Kahn.

Paparazzi

Lançada como single em 5 de julho de 2009, Paparazzi chegou ao #6 na Billboard Hot100. A música tem produção de Rob Fusari e o videoclipe foi dirigido por Jonas Akerlund.

A turnê

A The Fame Ball Tour, iniciada em 11 de março de 2009 e encerrada em 29 de setembro do mesmo ano, foi a primeira turnê de Lady Gaga, promovendo o seu primeiro álbum de estúdio sob o novo nome artístico.

No ano anterior, Gaga havia trabalhado como show de abertura em turnês do New Kids On The Block e das Pussycat Dolls. Na passagem da turnê das Pussycat Dolls pela Austrália, Gaga apresentou uma versão reduzida do show como ato de abertura, a que muitos fãs se referem como The Fame Ball 1.0.

A turnê teve shows de abertura com The White Tie Affair, Chester French, Cinema Bizarre, Gary Go e Hyper Crush.

Leia um dos comentários de Gaga acerca da turnê:

"Não é realmente uma turnê, é mais uma festa de viagem. Eu quero que seja uma experiência incrível desde o minuto em que você entra pela porta da frente até o minuto em que eu começo a cantar. E quando tudo estiver terminado, todo mundo vai apertar “rebobinar” e revivê-lo novamente”.

Algumas apresentações

Documentário Lady Gaga - One Sequin At A Time (legendado PT/BR)