Lady Gaga e outros artistas como Jack White, Katy Perry, Beck e Maroon 5, assinaram uma petição com o objetivo de parar a postagem de material sem direito autoral no YouTube.
Dezenas de músicos e muitas gravadoras estão buscando reforma para o Digital Millennium Copyright Act nos EUA. Atualmente, ele permite que sites como o YouTube sedie qualquer música e vídeo postados por usuários, desde que cumpram com os pedidos dos artistas para remover o material se eles desejarem.
A lei entrou em vigor há 20 anos, e a petição afirma que ela está desatualizada e precisa de reforma. Outros nomes que aparecem na petição são os de Paul McCartney, U2, Taylor Swift, Guns N 'Roses, Pharrell e outros.
Embora a petição não use especificamente o nome do YouTube, afirma que as empresas fazem "grandes lucros", permitindo que as pessoas "tenham quase todas as músicas gravadas na história em seu bolso através de um smartphone, enquanto os ganhos de artistas e compositores continuam a cair.
O baterista da banda Black Keys, Patrick Carney, mesmo não tendo assinado a petição, afirmou:
"Eu provavelmente posso encontrar 250 músicas em cinco minutos no YouTube, onde o artista não está sendo pago."
Thom Yorke, vocalista da banda Radiohead, comparou a plataforma de vídeos à Alemanha nazista, dizendo que o YouTube e seus proprietários "tomaram o controle da arte".
Revisão por Fellipe Pepi