Lady Gaga está prestes a lançar o seu 5º álbum de estúdio, Joanne, no próximo dia 21 de outubro. Em entrevista a People, a cantora falou sobre a sua inspiração para criar este novo trabalho.

Para ela, "Joanne é uma progressão. É sobre ir para o estúdio e esquecer que sou famosa", disse Gaga.

De longe, Joanne é o álbum mais pessoal de Lady Gaga. O título é uma homenagem a sua tia, que faleceu quando era jovem, a quem a cantora se sente muito conectada.

Abaixo, confira a matéria na integra:

"O ícone pop de 30 anos, que teve seu último álbum solo lançado em 2013, ARTPOP, diz que seu quinto álbum de estúdio, Joanne, que será lançado dia 21 de outubro é profundamente autobiográfico. A capa, que nos mostra uma Gaga minimalista e sem maquiagem usando um chapéu rosa, reflete o intensamente o espírito pessoal do álbum.

'Retornar para a sua família e para de onde você veio, e sua história, é isso que te faz forte. Não é olhando para o fora que vai te fazer forte, é olhando para dentro', Gaga conta para People. 'Joanne é uma progressão para mim. É sobre ir para o estúdio e esquecer que sou famosa', disse a cantora.

O álbum – que é nomeado em homenagem a irmã de seu pai, Joanne Germanotta, que morreu de complicações por conta da doença Lupus, aos 19 anos – exigiu que Gaga fosse fundo na sua vida pessoal. Sem dúvida, os homens de sua vida tiveram um impacto nesse processo.

Quando perguntada se o seu relacionamento com Taylor Kinney teve alguma influência em Joanne, Gaga respondeu 'Absolutamente' (Kinney e Gaga terminaram seu noivado em Julho, depois de cinco anos juntos).

'Quando você escutar o álbum, está bem clara a influência de todos os homens da minha vida. Isso está no centro de tudo também: 'Eu sempre quis ser uma boa garota. E Joanne era uma boa garota', Gaga diz. 'Mas eu tenho um espírito rebelde e meu pai estava sempre com raiva. Ele bebeu por causa da morte da irmã. Eu estava tentando entendê-lo enquanto fazia esse álbum, e nisso, também tentando entender porque eu amo homens que são cowboys'.

De fato, o processo de criação de Joanne permitiu a Gaga trabalhar por entre as emoções ligadas a todos esses relacionamentos.

'Eu estou tentando entender esses relacionamentos na minha vida por meio da música e indo bem fundo nisso. Mas de um jeito bonito', ela fala. 'Não é um álbum triste. É um álbum que é bem revelador para mim como uma mulher', completa.

Revelando um lado mais emocional seu, Gaga espera que Joanne faça com que as pessoas que não conseguiram se conectar com ela antes, sejam capazes de fazer isso agora.

'Eu realmente queria chegar àquela garota na multidão que tem um filho nos braços, outros dois filhos correndo em volta dela, ela está segurando um copo de cerveja na outra mão, e está chorando bastante usando aquela joia da sua avó, que é uma relíquia de família', disse Gaga.

A pop star, que está programada para ser a atração principal do Super Bowl Halftime Show, fez uma parceira com o Bud Light, aparecendo em algum lugar surpresa para a marca num Domingo e se apresentando em bares através do país (às 23h00 - horário de Brasília -, os fãs vão poder assistir a primeira performance na página do Facebook da Bud Light).

A esperança dela é de olhar nos olhos dos fãs e cantar bem próximo a eles, ao invés de ser separada pela teatralidade de uma arena.

'Lembra bastante a forma como eu comecei', ela diz. 'Eu comecei cantando em bares e em boates bem pequenas. Eu arrastava meu piano escada abaixo e saia para a rua com meu keyboard e ia para qualquer bar que me deixasse tocar. Eu ligava e fingia que eu era o empresário da Lady Gaga', contou.

Ela já vem percorrendo um longo caminho. Desde seu último álbum em 2013, Gaga ganhou um Grammy com Tony Bennett pelo álbum de duetos de jazz, levou para a casa um Golden Globe pela performance em American Horror Story e obteve uma nomeação do Oscar por Til It Happens To You, uma poderosa balada inspirada em estupros em campus de faculdades".

Acompanhe todas as notícias sobre Lady Gaga e seu novo álbum JOANNE, através do site RDT Lady Gaga e suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Bruno César