Lady Gaga se juntou a mais de 135 artistas, dentre eles: Ariana Grande, Alicia Keys, Cyndi Lauper, Jennifer Lawrence, Emma Stone e Jimmy Kimmel, para divulgar nesta terça-feira (14), uma carta contra um projeto de lei que pode entrar em vigor no estado do Texas. Caso aprovado, esse projeto obrigará os transgêneros a usarem banheiros públicos que sejam correspondentes ao sexo de nascimento, não ao de identidade de gênero. A carta foi dirigida aos legisladores e senadores do Texas.

Conhecida como SB6, a medida determina que as pessoas transgêneras usem os banheiros das escolas públicas, edifícios governamentais e universidades públicas, em função do "sexo biológico".

A Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) advertiu aos legisladores do Texas, no fim de semana passado, que o Super Bowl (final do campeonato) não será mais realizado no estado caso a lei seja aprovada.

Lady Gaga discursou na "National Equality March", em Outubro de 2009

Os artistas lamentaram que vários projetos de lei dos legisladores texanos tenham como objetivo cortar os direitos da comunidade LGBTQ no Texas.

O SB6 está em polêmica no momento, na cidade do Texas, devido ao vice-governador do estado, Dan Patrick, dizer apoiar o projeto por questões de privacidade e segurança, visto que, segundo ele: "Permite-se que homens entrem em banheiros e vestiários de mulheres", ao se referir a mulheres transexuais.

Abaixo, confira a tradução da carta enviada ao senado, na íntegra:

"Por favor, saibam que a comunidade criativa está observando Texas, com amor por seu povo e para sua contribuição para a música, arte e cultura. Nós amamos muito o Texas e seu povo. Entre nós, passamos um tempo em incontáveis cidades pelo estado. Para muitos de nós, apresentar em Texas pelas primeira vez tem sido uma experiência que mudou nossas vidas. Estamos maravilhados com a cultura e a comunidade do estado. Nós também estamos profundamente preocupados pela atual legislação que terá como alvo a comunidade LGBTQ no Texas.

A lei Texas Senate Bill 6 (SB6) e House Bill 1362 (HB1362) iria criminalizar e restringir o simples ato de uma pessoa transgênera usar o banheiro que se alinha com sua identidade de gênero - uma negação à dignidade humana básica. Outra legislação sendo considerada no Texas iria forçar professores a expulsar estudantes LGBTQ e entregar para seus pais - uma violação da confiança construída entre crianças e educadores. Ainda mais leis no trabalho iria despir as cidades do Texas das proteções inclusivas e não discriminatórias da LGBTQ, minar a igualdade de casamento ou legalizar discriminação em campus e na vida pública. Leis como essas são veneno, uma barreira entre Texas e seu futuro.
Jovens transgêneros e de gêneros não-conformes já são caso de bullying e assédio. Você pode imaginar a mensagem que essas leis passam para as crianças - a mensagem de ‘’a criança é indesejada, aquela criança é perigosa?’’ Jovens transgênero e de gêneros não-conformes também já enfrentaram medidas elevadas de rejeição família, ficaram sem teto, tiveram problemas mentais e suicídio, e eles já são propensos a serem negados de trabalho e um lar. Quanto mais se pode puní-los por viverem honestamente e abertamente?

Depende de você se você quer que essas leis se tornem instrumento do direito, e estamos assistindo. Depende de nós em nos comprometer em fazer tudo dentro do nosso poder para garantir a todos os nossos fãs, equipe e artistas companheiros que se sintam seguros e bem vindos, onde quer que estejam.

Expressão artística sempre foi um ato político, e alguns dos artistas mais venerados na nossa história se colocaram na linha para se erguerem contra a injustiça. Nós humildemente adicionamos nossos nomes a essa orgulhosa tradição hoje, pedindo para vocês para terminar com a mira desnecessária do povo LGBTQ no Texas"

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte
Photo by Getty Images, Lady Gaga at National Equality March Oct. 11, 2009 .

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz
Revisão por Kathy Vanessa