A MTV britânica publicou, neste final de semana, um artigo sobre a doença crônica de Lady Gaga e como ela foi recebida quando Gaga precisou cancelar os shows da "Joanne World Tour".

O canal musical comparou ainda os comentários recebidos por Ed Sheeran quando precisou cancelar alguns shows, e os recebidos por Gaga.

Confira a tradução completa:

Lady Gaga é sem dúvida uma das lendas do pop mais icônicas da nossa geração. Tendo dominado o cenário musical, tendo sido a atração principal do Coachella, dado um dos shows de intervalos do Super Bowl mais comentados em décadas, e claro, tendo deixado um legado duradouro na forma da sua roupa de carne infame, o que poderia possivelmente pará-la nos trilhos? A resposta é simples: fibromialgia.

Os fãs puderam ter uma ideia da luta de Gaga com a dor crônica durante o seu documentário da Netflix, Gaga: Five Foot Two. Nós, como telespectadores observamos a batalha diária que ela encarou tentando equilibrar uma carreira promissora, o cuidado com sua saúde, e ainda seus esforços para não decepcionar seus fãs. Para muitos não foi surpresa ela anunciar que foi diagnosticada com fibromialgia: uma condição física debilitante que causa uma dor escaldante ampla nos músculos, ligamentos e juntas, fadiga incessante e outros sintomas incapacitantes.

Porque Gaga é, bem… Gaga, ela naturalmente decidiu embarcar na sua turnê europeia em grande escala de qualquer forma. No entanto, o momento eventualmente veio quando ela relutantemente teve que dar um passo para trás e colocar sua saúde em primeiro lugar, e em uma declaração emocionante sua equipe anunciou que ela estava ‘sofrendo dores severas que impactaram na sua habilidade de se apresentar ao vivo’, e que ela estava ‘profundamente triste’ em cancelar as 10 datas finais da turnê.

Embora os fãs leais tenham sido rápidos em oferecer seu amor e suas condolências para a declaração, que foi compartilhada nas redes sociais dia 2 de fevereiro, as mensagens de apoio eram notavelmente ofuscadas por algumas menos simpáticas:

'Caramba, a busca por atenção tomou conta dela.'

'Não é uma doença real.'

'Ou severa falta de vendas de ingressos.'

Enquanto isso, outra coleção de usuários de redes sociais tentaram oferecer soluções para a situação, muitos tentando ajudar, mas novamente demonstrando uma falta de entendimento completo da condição. ‘Apenas use um pouco de bálsamo de tigre’, instruiu um usuário, inflexivelmente convencido de que isso trataria anormalidades neurais complexas que se pensava serem responsáveis pela condição. ‘Corte o açúcar’ e use ‘tratamento botânico de ervas’ estavam entre as sugestões, implicando que a condição era resultado das escolhas do estilo de vida de Gaga e algo que ela podia controlar.

Foi lendo algumas das respostas acima que não pudemos evitar, levamos nossa mente de volta para quando Ed Sheeran cancelou sua turnê depois de ter quebrado os braços em um acidente de moto, então decidimos olhar de novo nas matérias que reportaram as notícias e as respostas dos usuários do Twitter. Sem surpresas, nenhuma vez vimos alguém falando para ele que sua decisão de cancelar a turnê era uma busca por atenção ou alguém o dando lições de mudanças de estilo de vida para tratar seus ossos quebrados. Ao invés disso, ele recebeu derramamentos de amor e simpatia, além de milhares de desejos de melhora da comunidade do Twitter. Tanto Lady Gaga quanto Ed Sheeran desenvolveram limitações fisiológicas que os impediram de se apresentar, mas porquê os casos foram recebidos de maneira tão diferente?

A diferença entre as reações aos ossos quebrados de Ed e a condição de saúde física de Lady Gaga nos diz algo importante sobre a maneira que nós pensamos sobre a doença invisível. Seria porque as pessoas não podem pessoalmente ver o sofrimento de Gaga que eles escolheram questionar isso? É porque a dor crônica não é visível que eles acham que é algo que ela pode controlar? Se ela deixasse as pessoas entrarem na sua casa enquanto ela estivesse em crise e elas vissem ela gritar e chorar, seria o suficiente para validar sua doença? E por que ela tem que validar a doença dela?

Como alguém que sofre de doença crônica invisível, eu já vi em primeira mão como as atitudes das pessoas e o conhecimento parecem variar entre as condições que elas podem ver, como os ossos quebrados e membros amputados, e aquelas que elas não podem ver - não somente condições físicas, mas doença mental também. Não é surpreendente as pessoas tenderem a saber menos sobre condições de longo prazo que elas não podem ver, mas infelizmente parece que as pessoas estão muito menos dispostas a aprenderem a aceitá-las também. Enquanto ter uma deficiência de qualquer natureza (incluindo debilitações visíveis) tem muitos desafios, é infinitamente frustrante ver o quanto as condições invisíveis continuam sendo estigmatizadas por aqueles que não estão dispostos a aprender.

Se você quer tirar algo deste artigo, tire isso: acredite naquele que sofre. Se Lady Gaga, uma das figuras mais ilustres da cena da música e celebridade do século 21, precisa cancelar sua turnê para cuidar da sua saúde, então eu entendo a decisão dela e você deveria também. A única coisa pior do que viver com dor crônica de longo prazo é viver com dor crônica de longo prazo e as pessoas não acreditarem em você. Você pode não ser capaz de ver alguém sofrendo, mas não significa que a dor não esteja ali.

Nós precisamos ver uma mudança nas atitudes relativas às doenças invisíveis e dar passos para encorajar as pessoas a ficarem a par de algo que estão falhando em entender. Nós precisamos remover o estigma e focar em apoiar aqueles afetados por essas condições frequentemente interpretadas erroneamente. Alguns tratamentos específicos e a cura para a dor crônica não seriam ruins… de qualquer forma, apenas para garantir que nós ainda veremos nossa Gaga destruindo no jogo do ícone pop por anos e anos.
- Pippa Stacey

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Revisão por Kathy Vanessa

Fonte