Em artigo recente sobre o sucesso de "Nasce Uma Estrela" em bilheteria, o Hollywood Reporter comentou sobre a longevidade do filme nos cinemas e convidou o executivo de distribuição internacional da Warner para falar sobre tal desempenho.

Confira a tradução do artigo completo:

Público estrangeiro continua leal a ‘Nasce Uma Estrela’ enquanto o filme passa de $350 milhões globalmente

O drama musical de Bradley Cooper/Lady Gaga teve um início lento em alguns territórios internacionais, mas o boca a boca manteve o filme nos cinemas: “O desempenho do filme tem sido impressionante” O drama de Bradley Cooper/Lady Gaga não colocou o mundo em chamas imediatamente em seu lançamento no outono, mas enquanto o filme da Warner Bros. entra para a sua nona semana, o forte boca a boca está mantendo o filme nos cinemas internacionais. A queda na bilheteria para Nasce Uma Estrela — queda de rendimento que um filme mostra de um final de semana para o outro — tem sido pequena. No último final de semana, o filme que custou $40 milhões ultrapassou a marca de $350 milhões arrecadados globalmente, incluindo os $164.4 milhões arrecadados internacionalmente.

“Para esse ano, é o filme que tem tido o melhor desempenho e consistência ao longo de todo o processo”, diz Tom Molter, executivo de distribuição internacional da Warners. “No nosso segundo fim de semana, só caímos 9% (internacionalmente). Nosso terceiro final de semana foi de 16%... Mesmo na última semana, nosso oitava, foi 30% de queda, o que ainda é fenomenal.’’

O poder de desempenho de Nasce Uma Estrela deve-se parcialmente à estratégia organizada de lançamento da Warner, que viu o filme se desenrolar mais vagarosamente em todo o mundo, ao contrário da rápida queda de um dia para o outro. Nasce Uma Estrela ainda está para ser lançado no Japão - onde será lançado no dia 21 de dezembro.

Com exceção de um grupo de territórios internacionais - o Reino Unido, onde a bilheteria para o filme é de US $ 36,7 milhões, Austrália (US $ 20,7 milhões) e França (US $ 14,6 milhões) - o público estrangeiro não foi à loucura por Nasce Uma Estrela como os fãs nacionais. A arrecadação doméstica de 191,5 milhões de dólares supera a arrecadação internacional do filme, com a divisão de 54% a 46% entre as bilheterias domésticas e internacionais, baixa para os padrões do estúdio.

Mas o poder de permanência do filme é inegável. Na Austrália, em seu sexto fim de semana, A Star is Born ganhou US$ 918.000 em 315 salas, representando uma queda de apenas 31%. No Reino Unido, em seu oitavo fim de semana, o filme arrecadou US$ 540.000, uma queda de apenas 43%.

“Eu acho que o boca a boca (positivo) está realmente trazendo as pessoas para os cinemas e há muitas visualizações repetidas”, diz Blair Rich, presidente de marketing mundial da Warner Bros. Pictures Group e da Warner Bros. Home Entertainment. “As pessoas estão emocionalmente conectadas a esses personagens e a essa história de uma maneira que eu realmente não acho que as pessoas experimentem atualmente nos cinemas.”

Realmente, enquanto Nasce Uma Estrela é comparado a filmes com temática musical, como o Bohemian Rhapsody, biografia do Queen da Fox (que faturou US $ 474 milhões em todo o mundo, 67,5% disso fora da América do Norte) e a comédia da Universal Mamma Mia: Here We Go Again que conta com clássicos da Abba - um faturamento global de US $ 394 milhões, 69% disso internacionalmente - a estreia como diretor de Cooper é na verdade um drama bastante sombrio para maiores de 16 anos que explora temas de celebridades, abuso de substâncias e suicídio. Também é notável que tanto o Bohemian Rhapsody quanto o Mamma Mia sejam classificados como PG-13, abrindo-os, potencialmente, para um público muito maior. Depois, há a questão da música em si. A trilha sonora injetada de country de Nasce Uma Estrela provavelmente tem menos apelo global do que as músicas prontas para o jukebox de Abba e Queen que sustentam Mamma Mia e Bohemian Rhapsody. "As pessoas estão colocando o filme na mesma categoria dos musicais, mas este é um filme de censura", observa Molter, "talvez os filmes recentes mais comparáveis fossem dramas românticos como 'Como Eu Era Antes de Você' ou 'A Culpa É das Estrelas', mas eles tiveram um público muito mais jovem e distorcido e tinham classificação de a partir de 13 anos, o que faz com que a trajetória de Nasce Uma Estrela seja ainda mais notável.”

E pode não ter acabado ainda. Nasce Uma Estrela está chegando ao final de sua temporada internacional, mas está ganhando destaque nas premiações - tanto Cooper quanto Gaga têm a possibilidade de serem indicados por suas atuações e a trilha sonora do filme certamente será uma das favoritas. Se, com a temporada de premiações, Nasce Uma Estrela aparecer como um concorrente legítimo, isso poderia fornecer ao filme um segundo fôlego. Títulos prévios da Warner, incluindo Argo e Gravidade, tiveram lançamentos no começo do outono parecidos com o de Nasce Uma Estrela, mas tiveram reedições em vários territórios e acompanharam os solavancos nas bilheterias, depois de se tornarem favoritos no Oscar.

No Brasil, o filme ainda se encontra em cartaz em alguns cinemas.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz
Fonte

Revisão por Kathy Vanessa