Nos últimos dias, uma das notícias que vem sendo mais comentadas é o discurso direto de Lady Gaga ao vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, no qual ela, de forma militante, defende os direitos da população LGBTQ+, afirmando que, como cristã, o que ela aprendeu é que: "não temos preconceito e todos são bem-vindos".

O discurso aconteceu em um dos shows da residência "Enigma", em Las Vegas, e logo após o ocorrido muitos sites tem comentado sobre o assunto, como fez a CNN ao publicar um artigo de opinião escrito por Guthrie Graves-Fitzsimmons (Especialista em Esquerda Religiosa, Ativista, Escritor e Cristão), que mostrou estar ao lado de Gaga.

Leia o artigo completo traduzido:

O futuro do cristianismo se parece mais com Lady Gaga do que com Mike Pence

[CNN] Que tipo de cristão é você?

Você fica do lado de Lady Gaga e Alexandria Ocasio-Cortez ou Mike Pence e Sarah Sanders? Duas disputas na semana passada entre cristãos proeminentes da fé moderna e lados fundamentalistas podem te ajudar a decidir.

Lady Gaga, recentemente indicada ao Oscar, chamou o Vice Presidente Mike Pence no final de semana. Sua esposa, Karen, fez manchetes por trabalhar em uma escola 'cristã' privada que bane estudantes e pais LGBTQ+. Aquilo não pegou bem para Lady Gaga, que tem sido muito aberta sobre sua fé cristã e apoio à comunidade LGBTQ+.

'Você [Mike Pence] diz que não devemos discriminar contra o Cristianismo. Você é a pior representação do que significa ser cristão', Lady Gaga disse no palco do MGM Park Theater em Las Vegas. 'Eu sou uma mulher cristã, e o que eu sei sobre o cristianismo é que nós não aceitamos preconceito, e todo mundo é bem-vindo'.

Depois, na terça-feira, o âncora da Fox News, Sean Hannity, perguntou a Sarah Sanders sobre Alexandria Ocasio-Cortez e sua proposta pelo 'Green New Deal'. O porta-voz da Casa Branca respondeu que a mudança climática deveria ser deixada para Deus.

'Eu não acho que vamos ouví-la [Ocasio-Cortez] em muita coisa, particularmente uma coisa que deixaremos nas mãos de uma autoridade muito, mas muito superior', Sanders diz. 'E certamente não ouviremos uma deputada caloura sobre quando o mundo irá terminar'.

Ocasio-Cortez, que falou na igreja Riverside em Nova Iorque na segunda em um evento em honra ao Reverendo Dr. Martin Luther King Jr. e consistentemente discutiu sua própria fé, foi aplaudida no Twitter com recibos bíblicos.

Gênesis 1: Deus olhou o mundo e o chamou de bom, não uma vez, não duas vezes, mas sete vezes.

Gênesis 2: Deus ordena que todas as pessoas 'sirvam e protejam' a criação.

Levítico: Deus ordena que não apenas o povo, mas a terra que os sustenta, sejam respeitados.

A Casa Branca apadrinha 'caloura' @AOC para a Fox News - e diz a ela para deixar a mudança climática para Deus.

Você raramente colocaria Ocasio-Cortez, Lady Gaga, Pence e Sanders na mesma caixa sobre qualquer tópico, ainda assim todos eles se identificam como cristãos. Então o que podemos fazer dessa disputa cristã?

Além de colocar a diversidade do Cristianismo Americano em exposição, Ocasio-Cortez e Lady Gaga me deram esperança de que os cristãos progressivos irão parar de ceder nossa tradição para os fundamentalistas.

Não te culpo se a pergunta 'Que tipo de cristão é você?' te surpreende. Desde bem antes de eu nascer em 1989, fundamentalistas definiram nossa imaginação pública do que significa ser cristão. Eles disseram à América que eles eram os únicos cristãos e a única questão da moralidade 'cristã' era atacar pessoas LGBTQ+ e controlar as escolhas reprodutivas das mulheres.

Primeiro, o debate sobre os direitos LGBTQ+ e a mudança climática ilustra a diversidade do Cristianismo nos EUA. Cristãos progressivos acolhem as duas causas, enquanto cristãos fundamentalistas tendem a apoiar a prática desacreditada de terapia de conversação gay e preferem não acreditar na ciência do clima.

A pesquisa da opinião pública sobre esses dois assuntos mostra como milhões de americanos ficam nos dois lados da divisão. Dois terços de católicos (como Ocasio-Cortez e Lady Gaga), cristãos ortodoxos e protestantes tradicionais ficam do lado do casamento entre pessoas do mesmo sexo, de acordo com a pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa de Religião Pública de 2017. E mesmo entre evangélicos protestantes brancos como Sanders, uma grande mudança tem acontecido, com o dobro de jovens evangélicos sendo a favor de casamento entre pessoas do mesmo sexo (53%) do que aquelas com mais de 65 anos (25%), de acordo com a mesma pesquisa. Enquanto isso, 40% de Protestantes e 45% de Católicos acreditam que a mudança climática acontece devido à atividade humana, de acordo com a pesquisa de 2015 do Pew Research Center. O resto dos cristãos foram separados entre aqueles que acreditam que o clima está ficando mais quente por causa de 'padrões naturais' e aqueles que não acreditam que o clima está esquentando.

A diversidade entre cristãos dos EUA vai além dos direitos LGBTQ+ e do clima à imigração e justiça reprodutiva (Ocasio-Cortez e Lady Gaga, ambas apoiam o Planejamento Familiar, ao contrário de Pence e Sanders).

'Feliz Natal para todos - que seja uma festividade recheada de felicidade, família, e amor para todas as pessoas. (Incluindo bebês refugiados em manjedouras e seus pais)', Ocasio-Cortez twitou. Mas o ex-procurador-geral e fundamentalista cristão Jeff Sessions também citou sua versão do cristianismo para defender a política de separação da família do governo Trump (metodistas companheiros de Sessions lutaram contra ele nessa posição).

As divisões denominacionais dentro do cristianismo deram lugar, em grande parte, a uma divisão progressista e fundamentalista. Mike Pence incorpora esse desenvolvimento: ele se identifica como um 'católico evangélico', o que obscurece sua opinião sobre a Reforma Protestante. Mas está claro para todos: Ele é um herói para os cristãos fundamentalistas em todas as denominações.

Quando Pence disse: 'Essa crítica à educação cristã na América deveria parar', ele não se referia ao tipo de 'educação cristã' que um jovem cristão gay como eu recebe ao assistir um show da Lady Gaga. Ele quis dizer uma educação cristã fundamentalista.

E, infelizmente, eu pensei que ele iria se safar com a equiparação do cristianismo ao conservadorismo.

Mas Lady Gaga defendeu nossa fé e revidou. E os fundamentalistas repararam. O importante lança-chamas fundamentalista Franklin Graham entrou no Facebook para menosprezar Lady Gaga, e chamou os Pences de 'o melhor tipo de cristão'.

Eu não tenho nenhuma ilusão de parar os Sanderses, os Pences e os Grahams do mundo de defenderem seus valores cristãos. A não ser por um milagre, eles não vão reconhecer a dignidade dada por Deus às pessoas LGBTQ+ ou apoiar O Green New Deal que poderia salvar a criação de Deus. Os fundamentalistas vão continuar lutando pelo cristianismo fundamentalista. Minha esperança é que progressistas como Ocasio-Cortez e Lady Gaga ajudem a reformular nossa imaginação pública do cristianismo em geral.

Nossa imaginação pública precisa arrumar lugar para a diversidade do Cristianismo na América, algo que só poderá acontecer se mais pessoas como Ocasio-Cortez e Lady Gaga falarem.

Finalmente, esses modelos cristãos exemplares me lembraram do motivo pelo qual eu sou cristão.

Cristãos devem perguntar se nossa fé nos ordena a acolher valores progressistas e conservadores. É uma pergunta que os cristãos têm debatido por dois milênios, como o cristianismo sendo citado por defensores pró e anti escravagistas. O ensino cristão é usado em apelos ao pacifismo e para justificar a guerra.

Jesus resume o seu ministério no Evangelho Segundo Lucas, citando o profeta Isaías: 'O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para trazer boas notícias aos pobres. Ele me enviou para proclamar libertação aos cativos e a recuperação da visão aos cegos, para deixar os oprimidos livres, para proclamar o ano a favor do Senhor'.

Uma adaptação moderna seria: Jesus anuncia seu apoio ao socialismo democrático e dedica seu ministério aos 'Little Monsters', termo que Lady Gaga usa para os excluídos e vulneráveis para quem ela ministra. Ocasio-Cortez está virando as mesas no Congresso como Jesus no Templo e proclamando uma visão radical para a igualdade econômica e social. Elas são 'serventes boas e leais', na linguagem de Jesus.

Relembre o discurso:

"Para Mike Pence, que pensa que está tudo bem sua esposa trabalhar em uma escola que bane LGBTQ+. Você está errado! Você é a pior representação do que significa ser cristão. Eu sou uma mulher cristã, e o que eu sei sobre o cristianismo é que não temos preconceito e todos são bem-vindos. Então você pode pegar toda essa desgraça, Sr. Pence, se olhe no espelho e você vai encontrar ela bem aí."

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Imagem: OLIVER JAMES L'EROE / Divulgação: CNN

Revisão por Kathy Vanessa