Nesta quinta-feira (17), o site Gold Derby publicou um artigo analisando a possibilidade do empate entre Lady Gaga e Glenn Close que aconteceu no Critics Choice Awards 2019 se repetir na cerimônia do Oscar, em 2019.

Em seu artigo, o site leva em consideração vários pontos e cita o empate entre Katharine Hepburn e Barbra Streisand, que ocorreu há 50 anos.

Confira a tradução completa:

Poderia o resultado do Oscar ser empate entre Lady Gaga e Glenn Close, exatamente 50 anos após Katharine Hepburn e Barbra Streisand?

No Crititcs' Choice Awards deste final de semana houve um surpreendente empate de Melhor Atriz entre Lady Gaga (“Nasce Uma Estrela") e Glenn Close (“A Esposa”). Para muitos especialistas em premiações, isto lembrou o empate no Oscar de 1968 quando Katharine Hepburn (“O Leão no Inverno”) e Barbra Streisand (“Uma Garota Genial”) empataram como Melhor Atriz. Como este ano faz exatamente 50 anos após este infame empate, a atual corrida ao Oscar de Melhor Atriz poderia terminar em um resultado similar?

Voltando ao Oscar de 1968, Hepburn era uma veterana respeitada que naquele ponto já havia recebido 10 indicações da academia e ganho dois pelo “Manhã de Gloria” em 1933 e “Adivinhe Quem Vem para Jantar” em 1967. Enquanto isso, Streisand era uma recém chegada em Hollywood quando ela estreou no cinema reprisando sua performance, indicada em 1964 ao Tony, como Fanny Brice do musical da Broadway, ”Uma Garota Genial”, que na ocasião foi adaptado no cinema por William Wyler. Após o lançamento do filme, ela foi autorizada a entrar para a academia. O presidente Gregory Peck defendeu a sua ação dizendo que ela já estava fazendo outros filmes. Assim, Streisand acabou votando em si mesma para a categoria de Melhor Atriz, causando um empate entre ela e Hepburn.

Hepburn acabou ganhando seu terceiro Oscar (e segundo consecutivo) por sua performance como Eleanor de Aquitânia no filme adaptado por Anthony Harvey da peça ganhadora do Tony em 1966, de James Goldman, “Leão no Inverno”, enquanto Streisand se uniu ao pequeno grupo de artistas que ganharam o Oscar em seu primeiro papel no cinema. Caso Streisand não fosse membro da academia, Hepburn teria vencido sozinha.

Um cenário parecido não irá acontecer desta vez, Gaga atualmente não é um membro da academia e, assim não poderá votar em si mesma. Close, entretanto, faz parte da academia, e por isso sabemos para quem será o seu voto. Curiosamente, Close atuou como Eleanor de Aquitânia em 2003 em uma adaptação para a televisão do "Leão no Inverno”, enquanto Gaga está atualmente na disputa pela sua marcante atuação na ultima versão de “Nasce Um Estrela, que por sua vez foi estrelado por Streisand em 1976.

Quanto a corrida atual do Oscar de Melhor Atriz, Close até agora já venceu no Globo de Ouro e no Critics’ Choice Award com “A Esposa”. Neste filme ela interpreta Joan Castleman, um mulher que questiona suas escolhas ao longo da vida a medida que viaja para Stockholm com seu marido, Joseph (Jonathan Pryce), que irá receber o Nobel de literatura. Enquanto isso, Gaga perdeu o Globo de Ouro com “Nasce Uma Estrela” para Close, mas conseguiu se recuperar ao empatar com ela no Critics’ Choice. Neste filme ela interpreta Ally Campana, uma cantora e compositora de boate que é descoberta pelo famoso astro de música country Jackson Maine (Bradley Cooper).

Indo para o SAG Awards que será em 27 de janeiro, atualmente estima-se que a Close vence como Melhor Atriz de cinema com 22,5% de chance. Close, indiscutivelmente é a atriz mais respeitada de todas as indicadas, já recebeu oito indicações do Screen Actors Guild, mas até hoje ganhou apenas na TV com “O Leão no Inverno”. Na verdade, ela também só tem uma outra indicação no cinema em 2011 por seu trabalho em “Albert Nobbs”. Gaga parece estar a pouca distância no segundo lugar com 21,3% de chance. No entanto, ela ainda pode estar vulnerável por não ser a atriz mais bem estabelecida dentre todos as indicadas.

Uma observação: a última vez que uma mulher ganhou o Oscar de Melhor Atriz sem ter ganho o Globo de Ouro foi em 2001, quando Halle Berry (“A Ultima Ceia”) fez história como a primeira (e até agora a única) mulher afro-americana a receber esta honra. Ela perdeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama em filme para Sissy Spacek por “Entre Quatro Paredes”, que naquele ponto era presumida como favorita até que Berry passou a perturbá-la no SAG. Desde então todas ganhadoras do Oscar de Melhor Atriz iniciaram as suas jornadas com a vitória no Globo de Ouro como Melhor Atriz de Drama ou Comédia/Musical.

Quanto aos próximos prêmios BAFTA em 10 de fevereiro, Olivia Colman (“A Favorita") está prevista para ganhar Melhor Atriz com 23,8% de chance. Isso definitivamente pode acontecer, já que ela não só tem o fator britânico a seu favor, mas também ganhou três prêmios deles no passado. Sem mencionar que “A Favorita” tem mais indicações (12) de que qualquer outro filme no BAFTA deste ano. Quanto a Close, ela está atualmente em segundo lugar 21,3%. No entanto, ela ainda pode se beneficiar de “A Esposa” ser uma produção europeia, bem como o fato de que os eleitores devem estar familiarizados com seu trabalho no Reino Unido tanto no palco quanto na tela. Também é importante notar que a Close foi indicada apenas uma vez antes em 1989 com “Ligações Perigosas".

Então o que irá acontecer na noite do Oscar? Os membros da academia irão dar a Lady Gaga dois prêmios por “Nasce uma Estrela” - Melhor atriz e Melhor Música (“Shallow”)? Ou eles irão distribuir a riqueza, dando o troféu de composição para Gaga e a Close o seu primeiro Oscar de Melhor Atriz?

As indicações para o Oscar 2019 serão divulgadas neste dia 22.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Laíza Coelho
Fonte

Revisão por Kathy Vanessa