Em uma publicação feita hoje, dia 07, o importante jornal New York Times divulgou uma lista na qual cita as músicas que, em sua opinião, são as que mais importam no momento atual. Entre as canções escolhidas está "Why Did You Do That?", de Lady Gaga em "Nasce Uma Estrela".

Segundo o texto, a música que mais chama a atenção no filme na verdade não é "Shallow", apesar de ser incrivelmente boa, e sim "Why Did You Do That?", contrariando muitas opiniões, inclusive dos fãs.

A música mostra no filme a mudança da artista que ninguém conhecia para a nova estrela pop Ally, que contraria tudo o que Jackson acredita, e que até ela mesma acredita. Cenas que trazem a tona a realidade de muitas celebridades em suas carreiras, muitas vezes com suas realidades deixadas de lado por conta de empresários.

Leia o que disse o site sobre a canção:

'Why Did You Do That?' - LADY GAGA

06 - A VERDADEIRA ESTRELA DE 'NASCE UMA ESTRELA' É A MÚSICA QUE POUCOS CONCORDAM. É BOA? SIM. SIM, É SIM.

BY WESLEY MORRIS

'Nasce Uma Estrela' de Bradley Cooper é um filme sobre uma cantora desconhecida chamada Ally, que tem medo de cantar suas próprias músicas até que um famoso músico pega uma de suas baladas, rearranja, e então a arrasta para o palco para cantá-la com ele para um estádio cheio de pessoas que não fazem ideia de quem ela seja. Aquela música — 'Shallow' — venceu um Oscar no mês passado. É uma balada crescente que é agradável de cantar você sendo a Kelly Clarkson ou um velho desafinado como eu.

Mas 'Shallow' não é o número que resume o filme. Isso vem na metade do caminho, e sua resposta a isso resume o quão longe sob o feitiço de Cooper você caiu. Eu estava bem caidinho. Ally está à beira do estrelato, mas quase todos os momentos que a vimos cantar foi com o personagem de Cooper, Jackson Maine - essa fusão impossível de grunge, raízes do country, pílulas, bebida, dor, surdez invasora e todas as verdades americanas.

Podemos sentir que a atração artística de Jackson por Ally surge não apenas de sua voz que tem muita força, mas de sua maneira de criar uma letra abstrata e honesta e seu talento por melodia. Ela também parece 'autêntica' e virtuosa (ela rabisca idéias em um caderno; ela passou por dificuldades e sofreu para 'conseguir'). Sua aversão ao artifício do showbiz parece ser dela: é tudo sobre o ofício para nós, baby. O feitiço sendo lançado é uma questão de gosto e prerrogativa, essencialmente de que Ally é feita da costela de pureza de Jackson.

Eu, pelo menos, assumi que Ally se tornaria alguém como Brandi Carlile, uma compositora cujo canto regularmente alcança a estratosfera, mas que podemos dizer que é fundamentado e real porque ela segura o violão do mesmo jeito que, para alguns de nós, um advogado segura um diploma de Yale - e porque ... ela ... não é ... uma dançarina. Ally, por outro lado, dança (talvez porque é o que o seu empresário quer). E a primeira vez que vemos a América vê-la dançar é depois que ela é apresentada como a convidada musical no 'Saturday Night Live'. A música - 'Why Do You Do That?' - abre com as simulações de um tambor de aço ou caixa de música e então a pergunta: 'Por quê?', 'Por que você fica tão bem naquele jeans?', ela canta, como se fosse todas as Destiny Children juntas. 'Por que você fica ao meu redor com uma bunda como essa?' Ally está no palco com o novo cabelo laranja. (Obrigada, empresário imparcial da arte!). Ela está usando um casaco de lantejoulas e uma jaqueta com capuz rosa feita de um tecido que só posso descrever como 'sacolinha de presente'. Ela está com um dançarino vestido de azul e, quando ela diz: 'uma bunda como essa', ele se esfrega nela.

É aqui que eu devo dizer que amo essa música. Mas, de acordo com as autenticidades concorrentes do filme (a ideia de Jackson disso versus a de seu empresário; rock versus pop), o amor é um luxo. Gaga escreveu 'Why Did You Do That?' com, entre outras pessoas, Diane Warren, mestre da balada lúgubre, um queijo creme. Mas essas mulheres estão grelhando esse queijo. O entusiasmo de Gaga pela repetição em um coro escorrega em um vício no gancho, 'Why did you do that — do that, do that, do that, do that — to ME?'. Em seguida, vem um auxílio açucarado de 'Hoooh-oooh-oooh', enquanto uma linha de baixo sintetizada desliza em torno de tudo. Essa música é cantada com tal ressentimento e tanta apreensão que você não sabe se vai cantar junto ou ligar para Gloria Allred.

Mas eu assisti Ally executá-la com a minha mão na minha boca. Eu poderia ter dito em voz alta: 'Oh, Ally, Jackson vai odiar isso'. E assim que eu disse isso, o filme cortou para Jackson observando com o rosto paralisado. Essa música é de confecção, sexo e sensação. É showbiz. Basicamente, é tudo o que Jackson parece odiar sobre seja lá o que a música é hoje.

Quando o filme corta para o rosto de Jackson, o Ike Turner de 'What's Love Got To Do With It' passou pela minha cabeça. E algumas cenas depois, uma versão de Ike incorpora nele enquanto Ally está tentando tomar um banho de 'Pretty Woman' e Jackson entra. Ela está com espuma. Ele está embriagado. 'Por que você fica ao meu redor com uma bunda como essa', diz ele com nojo. 'Talvez eu [palavrão] tenha falhado com você', ele continua. 'Você é uma vergonha', ele insulta. 'Você é apenas [palavrão] feia', ele insulta um pouco mais. Jackson não quer ver 'Why Did You Do That?' como o hit de uma ingênua, de uma desconhecida nova estrela pop que para servir como tentativa antes que uma identidade verdadeira se borbulhe: Pink fazendo 'Most Girls', Katy Perry e 'I Kissed A Girl', 'Pon De Replay', de Rihanna, 'Just Dance', de Gaga, seja lá o que a ingênua cantora Ariana Grande esteja fazendo atualmente. No outono passado, essa música, desse filme de muito sucesso, provocou artigos perplexos e inspirou Kyle Buchanan, do The Times, a rastrear Warren e perguntar: a ideia era ser ruim? Jackson acha que sim. Por mais que eu quisesse salvar esse homem sexy, machucado e condenado, discordamos disso. 'Talvez seja a hora de deixar os velhos hábitos morrerem', diz a sua letra mais pesarosa. Mas talvez seja hora de admitir que não tem nada de errado com uma bunda como aquela.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Imagem: Warner Bros. Pictures / Divulgação: New York Times

Revisão por Kathy Vanessa