Foi divulgada nesta quinta-feira (15) pelo site alemão Würzburg Erleben uma entrevista exclusiva com o estilista Johannes Warnke, responsável por duas peças utilizadas por Lady Gaga no videoclipe de "911", lançado há quase um mês.

Johannes não escondeu seu contentamento em trabalhar novamente com nossa Mother Monster descrevendo como "uma experiência realmente muito gratificante."

Confira a tradução de parte da entrevista:

Um vestido para Lady Gaga: entrevista com o designer Johannes

Johannes Warnke - um nome que você deveria guardar. O jovem designer de moda da cidade de Estenfeld, na Baixa Francônia, está ganhando o seu espaço na dinâmica e competitiva indústria da moda. Desde estágios com designers de renome - e uma coleção para a conclusão do curso de moda impressionante - ao design de peças exclusivas para Lady Gaga, Johannes já possui muita experiência com 26 anos. O estenfeldano nos contou como chegou a este patamar, como foi a colaboração com Lady Gaga, e ainda nos diz os seus planos para o futuro e o que ele deseja alcançar no mundo da moda.

A colaboração com a “Rainha do Pop”

Würzburg Erleben: Em pouco tempo [de carreira] você se destacou na indústria da moda. A Vogue fez uma matéria sobre você; uma de suas criações está até em exposição em um museu. Tudo isso por intermédio de uma artista: Lady Gaga. Como está sendo os seus dias atualmente depois disso? Você já conseguiu processar esse momento?

Johannes: Os últimos dias têm sido muito agitados, porque depois do lançamento da Lady Gaga, recebi muitas perguntas. E é por causa disso que estou trabalhando muito com roupas, por e-mails, e tudo o mais que aparecer. Foi um período muito movimentado, então acabou que não pude processar tudo o que aconteceu. Mas eu já estava esperando por isso desde os 2 meses anteriores ao lançamento, eu sabia que [o vídeo] seria lançado. Então, pode ser que eu já tenha processado um pouco desse momento de forma prévia.

Peça única para Lady Gaga, no vídeo de “911”. Foto: Screenshot © 2020 Interscope Records/ Johannes Warnke

O que mais me deixou feliz foi a quantidade de pessoas que entraram em contato comigo para me parabenizar de alguma forma. Foi muito incrível receber tanta alegria e reconhecimento. Foi uma experiência realmente muito gratificante.

Würzburg Erleben: Como aconteceu essa colaboração e quanto tempo vocês mantiveram contato? O que exatamente você criou para ela?

Johannes: A colaboração começou quando a equipe de moda da Lady Gaga entrou em contato comigo, perguntando se eu poderia enviar os vestidos que fiz para o meu trabalho de conclusão de curso (TCC). Daí, eu fiz uma peça customizada e enviei juntamente com os outros vestidos. Por conta da peça exclusiva, precisamos manter um contato frequente e a colaboração com o toda equipe foi muito agradável. Acredito que [essa colaboração] poderá acontecer novamente no futuro, pois nós criamos uma relação muito boa.

O vestido vermelho do vídeoclipe é a peça exclusiva, eu criei essa peça totalmente para ela. Esse vestido possui um véu do qual tingi em uma cor que ela pensou e deixei secar no quintal [da minha casa] em Estenfeld. Eu também fiz alguns ajustes no vestido para valorizar o corpo dela de uma forma delicada e produzir um caimento leve que tivesse um movimento sutil e, de certa forma, espontâneo.

Johannes tingindo o tecido em Estenfeld. Foto: Johannes Warnke

Originalmente, o vestido possui as peças íntimas e um casaco que combina [com a peça], mas ele não foi usado e eu fico muito feliz mesmo por isso. Acho que o formato final dele, como foi exposto, está ótimo. A Lady Gaga também usou um vestido amarelo, um que eu já havia criado para a minha coleção do TCC. Eu gostei muito do vídeo, principalmente porque combina muito com o projeto visual da minha coleção, já que o tema principal do vídeo é a conexão entre o mundo figurado e o mundo real.

Würzburg Erleben: Você pôde ver as suas peças no vídeo de “911”, mas você pôde estar lá no dia das gravações?

Johannes: Queríamos muito que eu pudesse ter ido, a gente conversou bastante sobre isso, mas acabamos decidindo que não seria possível devido à pandemia do Coronavírus. Por causa disso que eu não estava lá.

O vestido amarelo criado por Johannes para o seu TCC no vídeo de “911”, da Lady Gaga. Foto: Screenshot © 2020 Interscope Records/ Johannes Warnke

Würzburg Erleben: Quais são os planos para o futuro? O seu trabalho com Lady Gaga foi um sonho realizado?

Johannes: Eu tenho muitos objetivos. Eu sempre pensei que em algum momento da minha carreira eu iria vestir alguma cantora. Penso que essa colaboração com a Lady Gaga veio na hora certa. Também tive muitas outros pedidos de outros artistas dos quais, infelizmente, eu não pude atender a todos. Porém estou muito feliz com esse projeto que fiz com ela, então, com certeza, posso dizer que foi um sonho realizado.

Eu só desejo poder continuar a construir o meu futuro e ser reconhecido pelas coisas das quais eu sou bom em fazer e eu acho que isso seria mais peças para o mundo teatral e fantasioso e, de algum jeito, vestidos para tapetes vermelhos através da alta-costura. De qualquer forma, eu quero apenas continuar fazendo arte, este foi e continua a ser o meu sonho. Também gostaria de trabalhar como professor. Acho que no mundo da moda tem muita coisa para ser ensinada, principalmente em relação à saúde mental e auto-confiança. No mundo da moda, existem grandes problemas, por ser ser um ambiente muito competitivo. É um trabalho muito desgastante, você tem que trabalhar muito e penso que não são todas as pessoas que já estão preparadas para isso. Mas muitos estudantes não têm essa consciência, não sabem bem como lidar ou se sentirem a respeito desses tipos de situações. Por causa disso, penso que trabalharei como professor, orientando os estudantes acerca disso.


Confira também nosso Especial FIGURINOS E ADEREÇOS: Conheça os estilistas responsáveis pelos looks de Lady Gaga em "911"

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Gustavo Kolliner

Revisão por Vinicius Bertozzi