Considerada uma das maiores premiações do mundo da música, o Grammy Awards sempre foi um dos momentos mais aguardados para aqueles que acompanham seus artistas favoritos e os grandes lançamentos do ano.

Marcando presença em alguns anos, Lady Gaga acumulou um total de 11 estatuetas por seus grandes sucessos ao longo de sua carreira além, de duas indicações para a edição de 2021, com "Chromatica" e "Rain On Me".

Em 2010, a cantora deu um grande ponta pé inicial na premiação, apresentando-se pela primeira vez no palco principal, além de levar dois dos cinco prêmios dos quais foi indicada.

Relembre conosco esse momento memorável que completa hoje 11 anos!


INDICAÇÕES:

Para a 52ª edição da premiação, as nomeações foram anunciadas no dia 02 de dezembro de 2009, no especial transmitido pela emissora CBS, o "The Grammy Nominations Concert Live - Countdown to the Music Biggest Night".

Durante o programa, as principais categorias foram apresentadas e Lady Gaga teve destaque em duas, sendo elas ”Song of The Year” e ”Record of The Year”, com "Poker Face". Além dessas, seu primeiro álbum de estúdio, ”The Fame”, recebeu a indicação de ”Album of the Year”, a principal e maior categoria do Grammy.

Nossa Mother Monster recebeu um total de 5 indicações, sendo elas:

”Album of The Year” e ”Best Eletronic/Dance Album”, com ”The Fame”, e ”Song of The Year”, ”Record of The Year” e ”Best Dance Recording”, com ”Poker Face”.

Como de costume, em todos os anos da premiação, um álbum especial da edição de 2010 foi lançado, incluindo algumas das canções indicadas nas principais categorias.


Após a revelação dos indicados, foi anunciada a data oficial da premiação para o dia 31 de janeiro de 2010 e os grandes artistas a se apresentarem na noite. Com um pôster e vídeo criado especialmente para a divulgação, Gaga foi revelada como uma das grandes atrações da noite.

Criou-se uma enorme expectativa, pois a cantora havia chocado o mundo com uma grande e marcante apresentação no Video Music Awards em setembro de 2009, na qual “sangrou” no palco, fazendo uma crítica à mídia ao interpretar sua canção ”Paparazzi”.



PREMIAÇÃO:

No dia 31 de janeiro 2010, o Staples Center em Los Angeles recebeu grandes nomes da música para a 52ª edição do Grammy Awards.

Para a transmissão ao vivo, apenas 10 dos 109 prêmios entregues tiveram sua exibição, e alguns foram entregues antes do evento começar.

Além da apresentação tão aguardada de Gaga, os looks apresentados pela cantora eram outro momento que todos estavam esperando.

Lady Gaga surgiu no tapete vermelho usando um vestido com armações na cor lilás, revestido de cristais, em um tema espacial. Além do vestido, Gaga usava uma espécie de macacão simulando uma segunda pele, também com diversos cristais espalhados pelo corpo, uma peruca amarelada e um objeto simulando uma estrela de metal. Todos os looks usados por Gaga durante aquela noite foram criados pelo estilista e amigo Giorgio Armani, para sua coleção de tema espacial-futurista.


A APRESENTAÇÃO:

O grande momento da noite conseguiu superar todas as expectativas criadas.

O palco foi tomado por uma espécie de fábrica chamada de ”The Fame Factory”, com alguns dançarinos masculinos simulando trabalhar no local. O ator, cantor e dançarino Elijah Kelly aparece então trajando um terno, arrastando uma das dançarinas (simulando uma ”Gaga Doll”) e realizando um pequeno discurso sobre querer ter sua “própria Gaga”, a estrela perfeita, enquanto efeitos sonoros eram executados.

Elijah: Com licença
Com licença
Eu voltei
Eu comprei uma Lady Gaga
Mas ela me vendeu uma falsa
Todo o meu dinheiro parece ótimo
Hahahahahahaha
Eu quero a Gaga real
Não dá para fingir, tenho que conseguir a Gaga real
Eu quero a Poker Face
Não vou fingir, quero a Gaga verdadeira
Veja, a Gaga de verdade vem com 5 singles #1
E a melhor parte é que ela tem seu próprio disco stick
Hahahaha
E ela não tem alma
Hahahahahahahaha
Eu irei comprar


Após o discurso e um pequeno efeito sonoro, Gaga surge de um elevador em um ponto alto do cenário dando início a um trecho instrumental reformulado de ”Poker Face”. Para a apresentação a cantora usou um body verde cravejado de brilhantes com grandes ombreiras, decotes e formato ousados, uma peruca comprida loira e dois adereços cor de rosa nos olhos, em formatos triangulares.


A música então é executada em sua versão original enquanto nossa Mother Monster se joga do alto do cenário para o colo de seus dançarinos.


Ao fim da canção, três ”Gaga Dolls” sem rostos correm até a cantora e junto dos dançarinos capturam Gaga, levando-a até um poço de chamas da fábrica, com os dizeres ”rejected (rejeitado).”

Dançarinos: O que está havendo?
Elijah: Todo mundo está louco pela Gaga
Gaga Não, pare, não!
Elijah: Sua mente controlando a música pop está arruinando meu negócio
Gaga: Não
Elijah: Leve-a embora
Ela é um monstro
Ela é um monstro
Ela é um monstro
Ela se volta para você como um mosntro
Ela é um monstro
Ela é um monstro
Ela é um monstro!


Uma grande porta se abre revelando Lady Gaga e Elton John cobertos por fuligem e fumaça, sentados em um piano duplo com diversos braços de manequins, simulando uma das marcas da cantora, o ”Paws Up”.

O ”Monster-Claw Piano” foi personalizado pelo designer e estilista canadense Terence Koh junto a ”Haus Of Gaga” especialmente para a apresentação.

Gaga: "Tirem fotos minhas Hollywood. Eu quero ser uma estrela!”


Após entrarem no palco, Gaga e Elton apresentaram um pequeno medley especial das canções ”Speechless” e ”Your Song”, sucesso do cantor lançado em 1970.

A apresentação completa teve um lançamento especial nas plataformas digitais contendo as três músicas apresentadas na noite no formato de áudio e vídeo, intitulado ”Poker Face / Speechless / Your Song (feat. Elton John) [Live from the 52nd Annual Grammy Awards] – Single”.


Relembre a apresentação:


PREMIOS:

Das 5 indicações, Gaga recebeu dois dos prêmios, sendo estes ”Best Eletronic/Dance Album” e ”Best Dance Recording”.

A cantora trocou de roupa após a apresentação, desta vez usando apenas a segunda pele com cristais, um casaco prateado de mangas compridas e um adereço com formas geométricas na cabeça, criado por Philip Treacy. Já nos bastidores ela dividiu alguns momentos com Elton John, seu pai Joe Germanotta, Terence Koh e Céline Dion.

Durante a Sala de Imprensa, Lady Gaga deu algumas entrevistas, sendo uma delas para Alecia Davis, da TV Guide, e para a CNN.

Confira:

Alecia Davis: Olá Lady Gaga. Ótima performance de abertura. Como você chegou a ideia de que iria abrir com o Elton John?

Lady Gaga: Bem, o Grammy me pediu também. Ele e eu estávamos conversando sobre colaboração e ele disse, bem eu disse primeiro: 'Temos que cantar 'Your Song', e então ele disse: 'Nós temos que cantar 'Speechless". Tivemos que chegar em um consenso, então criamos aquela linda melodia. Ele é verdadeiramente uma inspiração e eu o amo tanto.

Alecia Davis: Tem um momento de destaque para você, esta noite, além de ter se apresentado com Elton?

Lady Gaga: Bem, descobrimos que vencemos dois Grammys antes de subir no palco. Eu chorei e estraguei minha maquiagem, então minha maquiadora estava gritando comigo. Foi memorável e nunca esquecerei disso.

Alecia Davis: Você é tão criativa. De onde vem essa inspiração?

Lady Gaga: Vem de Deus e dos Gays.



Logo após nossa Mother Monster posou com seus dois prêmios na Sala de Imprensa. Desta vez o look se manteve no prata mas substituindo o casaco prateado por um vestido curto tomara-que-caia, também com detalhes prateados e brancos. Além das fotos, um pequeno ensaio foi realizado junto ao fotografo Danny Clinch para o "Danny Clinch Photo Room".


Lady Gaga oficializou seu nome na 52ª edição do Grammy Awards em 2010, entregando uma apresentação memorável ao lado de Sir Elton John além de levar dois prêmios pra casa. É mais um grande momento de sua carreira que merece sempre ser lembrado por nós.

Relembre também quando a cantora influenciou o Grammy a mudar suas regras.

E você, se lembra da primeira vez que assistiu a essa apresentação? Conta pra gente qual foi sua reação!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.