O jornal Texarkana Gazette publicou na tarde do último sábado (17) uma entrevista exclusiva com Ben Rice, um dos produtores e engenheiros de gravação responsáveis pelas faixas do sexto álbum de Lady Gaga, "Chromatica".

Na ocasião, o produtor destacou a concepção de "Rain On Me". A faixa, que venceu a categoria de "Melhor Performance de Duo/Grupo Pop" no Grammy Awards 2021, foi a escolhida para ser o segundo single do disco e traz a parceria entre Lady Gaga e Ariana Grande.

Além de contar sobre como surgiu a ideia da colaboração entre as duas cantoras, Rice frisou sobre sua relação de longa data com Gaga.

Confira a tradução completa:

Ben Rice fala sobre Lady Gaga, Ariana Grande, Grammy | Como duas super estrelas do pop se uniram para entregar um tipo diferente de música dance

Uma música dance com profundidade, é assim que o nativo da cidade de Texarkana, Benjamin Rice, descreve "Rain On Me", o dueto vencedor do Grammy que conta com Lady Gaga e Ariana Grande.

Rice, nativo de Texarkana e produtor musical que construiu um relacionamento de longa data com Gaga e que capturou um Grammy para ele mesmo por seu trabalho com ela na trilha sonora de "Nasce Uma Estrela", também trabalhou como produtor vocal, engenheiro de som e na mixagem da música que conta com duas super estrelas icônicas do pop.

O número dançante sobre passar por tempos difíceis rendeu um Grammy para as duas cantoras este ano na categoria de "Best Pop Duo/Group Performance". Lançada em maio do ano passado, o hit dance criticamente aclamado está no álbum "Chromatica"; de Gaga, o qual Rice também fez a produção e o trabalho técnico.

"Eu já trabalho com Gaga há alguns anos. Eu não havia trabalhado com Ari antes daquela música", disse Rice. Foi meio que a primeira vez de todos trabalhando juntos, o que tornou a experiência emocionante para ele.

"Aquela é uma música realmente especial. Todos nós amamos trabalhar na faixa. Trabalhamos nela durante muito tempo", disse Rice, notando que estavam discutindo sobre fazer um dueto com alguém e já tinham quase a música finalizada quando Grande foi convidada.

Mantendo o projeto forte e seguro sem o compartilhamento de arquivos, disse Rice, eles trouxeram Grande para o estúdio para tocar a música para ela. "No estúdio, tocamos a música para ela e se ela ainda se sentisse animada e disposta a participar, nós amaríamos tê-la na música", disse Rice sobre o desenvolvimento do dueto.

Por que Ariana?

"A parte que foi escrita para uma garota cantar apenas parecia que seria a melhor combinação se Ari participasse. Em um cenário perfeito, ter Gaga e Ariana na mesma música seria algo incrível, então eu tiro o chapéu para a equipe que conseguiu realizar isso", disse Rice.

Ele disse que foi divertido Grande ter ido no estúdio, porque era um cenário pré-COVID e nem todo mundo tinha se conhecido, mas foi uma sensação positiva no primeiro momento. "Estava um ambiente acolhedor e aconchegante", ele disse adicionando, "Tocamos a música para ela e ela ficou tão animada que se emocionou, ficou super empolgada".

A memória de Rice é que a gravação da parte dela aconteceu rapidamente, facilitando a sessão. "Nos juntamos depois disso, então Gaga sentou ao meu lado e deu a ela algumas direções. Foi divertido ver as duas colaborando e tentando tornar aquela música algo que era delas", ele disse.

Quanto à música finalizada, ele disse, "Acho que é a Gaga falando sobre suas experiências pessoais e tentando torná-las uma música dance empoderadora". O próprio álbum é um álbum dance com Gaga sendo íntima e pessoal, se colocando de forma corajosa nas músicas, ele diz.

"Mas tentar fazer as músicas ainda assim muito animadas e empoderadoras para as pessoas, o que eu acho que é um suporte bem legal para a dança, que é tentar e conseguir dizer algo para que haja mais substância na música do que apenas a superfície, algo divertido", Rice disse. "Há mensagens verdadeiras ali que podem ser bem animadoras. É um formato de energia bem elevada".

Ele vê como essa habilidade alcança os fãs de Gaga. Apesar de já ter trabalhado há anos com Gaga, foi há pouco tempo que ele a viu em uma turnê e teve um olhar pessoal para o efeito que ela causa nos fãs.

"Tendo estado em turnê com ela pela primeira vez e tendo a oportunidade de estar na plateia entre os milhares de seus fãs noite após noite e vê-la fazer seu show, realmente me impactou", disse Rice.

Ele é um fã e se sente sortudo por poder trabalhar com ela, mas estar na plateia o mostrou algo novo. Era especial. "Eu acho que "Rain On Me" para mim é um daqueles melhores momentos, das melhores músicas. Acertando em cheio", disse Rice. "É tão grudenta, tão divertida de se ouvir, é uma vibe boa e a mensagem é muito poderosa".

Ter Grande e Gaga fazendo isso juntas com a natureza complementar de suas vozes e o que elas representam tornou tudo especial, algo que as pessoas não ouviram antes, ele disse.

"Ela faz um público de mais de 10.000 pessoas parecer algo simples, bem pessoal", disse Rice, afirmando que seu trabalho com Gaga em "Nasce Uma Estrela" é um dos projetos mais significativos da sua vida.

"Se eu nunca mais fizer nada, então ficarei muito orgulhoso daquele trabalho e do que significou para mim e da experiência que me deu", disse Rice. Mas foi bom pegar de onde pararam e fazer algo inteiramente diferente com "Chromatica", ele disse.

Eles foram de músicas feitas para um filme para um álbum dance.

"De todas as coisas que eu amo sobre trabalhar com Gaga, uma delas é que passamos muito tempo juntos. Não há uma pedra sem virar quando terminamos tudo", disse Rice.

Ela os mantém trabalhando até o álbum soar da forma que ela quer e faz as pessoas se sentirem da forma que ela quer e mais. Ele disse que muitas das demos antigas eram demos no piano de partir o coração.

Poder acompanhar tudo na primeira fila, ele entende a importância da responsabilidade. "É um sentimento muito inspirador", disse Rice.

Ele não acabou sua aclamação por "Rain On Me". Além do Grammy vencido, o single entrou para listas de final de ano de "Melhores Músicas de 2020".

Além de Lady Gaga, Rice tem trabalhado com outros artistas como Selena Gomez, Julia Michaels, JP Saxe, Lukas Nelson, Nick Jonas. Saxe é um novo artista, mas ele já trabalha com Michaels há alguns anos.

Ele trabalhou em produção vocal remotamente e também fez mais composições e produções. "E estou me preparando para o próximo projeto de Gaga", disse Rice. Quando ele não está trabalhando em projetos como esses, está em casa com os filhos e sua esposa, assim como outras pessoas.

"Eu tenho um estúdio em minha casa, então eu trabalho remotamente no Zoom com as pessoas", disse Rice.

Ele também conseguiu ver sua irmã, Stephanie Rice, trabalhar na música e fazer pesquisa científica relacionada a COVID-19.

"Eu estou imensamente orgulhoso dela, ela é tão talentosa, é tão incrível que ela é tão talentosa em dois mundos completamente diferentes, não é? Tão talentosa na música, mas também é uma cientista. Estou muito orgulhoso dela", ele disse.

E com Gaga ele sente gratidão por trabalhar em um novo projeto com ela e mudar de marcha, fazer algo que Gaga poderia se orgulhar por seus fãs, ele disse.

"Ela sempre fala sobre como as pessoas realmente precisam de algo positivo, as pessoas realmente precisam de algo que elas possam... por falta de um termo melhor, um motivo para dançarem", disse Rice. "Eu acho que ela também precisava colocar essas coisas para fora".

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz