Nesta mesma data em 2011 acontecia a 53ª edição do Grammy Awards, premiação na qual Lady Gaga se apresentou e venceu 3 categorias naquele ano.

As indicações da edição foram anunciadas no dia 1 de dezembro de 2010 no horário nobre da televisão em uma transmissão especial de uma hora ao vivo na CBS. Durante a transmissão, Stevie Wonder apresentou as indicações para a categoria de "Álbum do Ano", anunciando assim que "The Fame Monster" havia sido indicado.

A 53ª edição da premiação anual foi realizada no dia 13 de fevereiro de 2011, no Staples Center em Los Angeles, CA. O evento foi transmitido pela CBS para 26,6 milhões de telespectadores. Um total de 109 prêmios foram entregues. A maioria dos prêmios foi entregue durante a pré-transmissão, que aconteceu no Centro de Convenções de Los Angeles, próximo ao Staples Center, onde ocorreu a transmissão principal.

Ao chegar na premiação, durante todo o período em que esteve no tapete vermelho, Lady Gaga foi carregada por seus dançarinos em uma espécie de ovo/casúlo, o objetivo era implementar a ideia de começar uma performance no tapete vermelho e continuá-la no palco e pelo resto do evento. Então, quando ela finalmente deixasse aquele ovo/casúlo seria o início de seu "Renascimento".

Curiosidade 1: Durante o vídeo gravado para o "Life In Looks" da Vogue britânica, a cantora revelou que as roupas dos dançarinos foram feitas com látex usado em assentos de ônibus, pois a empresa de transporte foi o lugar no qual conseguiram achar o material e comprá-lo. (Vale lembrar que na época não era tão fácil achar o material).

Curiosidade 2: Além das roupas, Lady Gaga também contou que, principalmente durante este período, ela não gostava de falar com as pessoas durante as premiações, pois em seu modo de ver isso comprometia seu desempenho.

"...Nós chamaríamos isso de roupa, todo mundo chama de "O Ovo", mas na verdade é uma embarcação que foi projetada por Hussein Chalayan. As roupas que são usadas pelos modelos e dançarinos que estão ao meu redor foram criadas pela Haus of Gaga. Eu fui muito específica sobre a forma como a moda seria para esta performance, tanto que na noite anterior à apresentação, eu disse: 'O figurino está errado. Não o temos. Precisamos que seja de látex, precisamos de látex nude'. E se você sabe alguma coisa sobre procurar látex, anos atrás era muito difícil encontrar em qualquer outro lugar que não fosse um sex shop ou onde encontramos este látex, uma empresa de ônibus que o tinha para cobrir os assentos de seus ônibus. E encontramos e perguntamos se poderíamos comprá-lo deles. Então, o figurino de todo mundo aqui foi feito com tecido de assentos de ônibus. Fiquei no ovo por três dias. Para ser honesta, em premiações, especialmente nessa época, eu não gostava de falar com as pessoas. Sempre senti que isso me distraía do meu desempenho. Então, isso, de várias maneiras, é realmente representativo da minha devoção ao meu ofício e de que eu realmente queria estar comigo mesma".

Lady Gaga se apresentou na cerimônia do Grammy Awards estreando seu novo single, "Born This Way", do qual viria a ser seu próximo álbum de mesmo nome. A performance foi apresentada por Ricky Martin. A mesma consistiu em ela deixar o ovo/casúlo e iniciar uma sequência de dança fortemente coreografada com seus dançarinos. Durante a apresentação, ela também estreou o órgão boudoir tocando a abertura de "Toccata and Fugue in D minor" de Johann Sebastian Bach.

Naquele ano, Lady Gaga foi indicada em 6 categorias da premiação, vencendo 3 delas.

"The Fame Monster" - "Álbum do Ano" e "Melhor Álbum Vocal Pop".

"Bad Romance" - "Melhor Performance Vocal Pop Feminina" e "Melhor Vídeo Musical Curto".

"Telephone" - "Melhor Colaboração Pop com Vocais".

"Dance In The Dark" - "Melhor Gravação de Dança".

Selena Gomez e Donnie Wahlberg apresentaram o prêmio de "Melhor Álbum Vocal Pop". Lady Gaga ganhou esta categoria, e marcou a primeira ocasião em que ganhou um Grammy durante a transmissão. Ao receber o prêmio, ela agradeceu a Whitney Houston como uma inspiração, e durante uma entrevista de rádio na 103.5 KTU, Gaga mencionou que ela teve uma resposta positiva do pessoal de Houston.

"Puta merda! Muito obrigada, do fundo do meu coração, a todos os meus fãs, a todos os Little Monsters assistindo. Obrigada ao meu pai, minha mãe, minha linda irmã Natali. Eu os amo. A Vincent e Troy por me apoiarem, por serem o melhor empresário e o parceiro de A&R mais incríveis que uma garota poderia ter. Obrigada Jimmy Lovine. Muito obrigada a Doug Maurice e Lucius. Obrigada a toda a equipe da Interscope. Eu tive esse sonho, quando eu era muito jovem, que eu poderia ser quem eu quisesse ser, e não importa o que eu imaginasse para mim, que eu faria isso, não importava quem não acreditasse em mim. Muito obrigada. E obrigada, preciso agradecer esta noite a Whitney Houston. Eu queria agradecer a Whitney porque quando escrevi 'Born This Way', imaginei que ela estava cantando-a porque eu não estava segura o suficiente para imaginar que eu era uma superstar. Então Whitney, imaginei que você cantava 'Born This Way' quando escrevi. Obrigada".

A cantora foi vista nos bastidores e na plateia socializando com Troy Carter, Vincent Herbert, seu pai Joe Germanotta, Beyoncé Knowles, Usher, Willow Smith, Perez Hilton e Jennifer Lopez.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook e Twitter.

Tradução por Maria Eduarda Seabra