Icônico e atemporal, o primeiro álbum de Lady Gaga, “The Fame” possui uma vasta lista de conquistas, de números a grandes prêmios, como o Grammy de dance/eletrônico na 52ª edição do evento, assim como passar centenas de semanas figurando nos charts da Billboard.

Além disto, o álbum de estreia da artista também possui uma das melhores estreias deste milênio conforme a revista Paste Magazine.

Confira:

22. Lady Gaga: The Fame (2008)

Através de uma perspectiva autobiográfica, o álbum "The Fame" documenta a trajetória de Lady Gaga, partindo do anonimato até chegar ao topo da Billboard Hot 100, alcançando esse feito duas vezes. O synth-pop ousado e exuberante solidificou suas visões vanguardistas, adotando uma abordagem autêntica de "fingir até conseguir", que levou seus primeiros fãs a se contorcerem nas pistas de dança ao som envolvente de "Just Dance" e, mais tarde, a se surpreenderem com a presença ameaçadora de "Poker Face".

Embora a música "LoveGame" nunca tenha ultrapassado a quinta posição na Hot 100, sua melodia poderosa teria o poder de fazer vibrar as caixas de som de um estádio, talvez servindo como trilha sonora para a entrada triunfante de um músico no palco ou o início de um embate apaixonado entre amantes. Além dos singles de destaque, Gaga também encontrou inspiração em sua própria jornada menos glamorosa em busca de reconhecimento.

Ela defende uma vida de excessos a partir do ponto mais baixo de Nova York, acompanhada por uma batida de caixa de tambor pulsante em "Beautiful Dirty Rich" e lança críticas ácidas à sua primeira gravadora em "Paper Gangsta". (Antes de assinar com a Interscope, Gaga enfrentou uma grande decepção quando foi dispensada pela Def Jam nas mãos de L.A. Reid.) O videoclipe de "Marry The Night" em 2011 finalmente revelou seu retorno triunfante em todos os seus detalhes brilhantes, enquanto "Paper Gangsta" mantém a chama da controvérsia acesa, afiando um arsenal de insultos. Os efeitos vocais extravagantes praticamente distorcem a voz de Gaga, enquanto ela confessa se sentir "perdida na confusão", uma cutucada que nem mesmo um vocoder conseguiria ocultar. — Victoria Wasylak


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Fernanda Baron.