"The Fame" foi lançado em 2008 e marcou a ascensão da Mother Monster ao estrelato mundial. O álbum é uma mistura de electropop, synth-pop e dance-pop, com influências da música dos anos 80. As letras exploram temas como amor, fama, sexo, dinheiro, drogas e identidade sexual.

O álbum foi aclamado pela crítica e pelo público, recebendo diversos prêmios e indicações, incluindo seis Grammy Awards, dos quais venceu dois: Melhor Álbum de Dance/Eletrônica e Melhor Gravação Dance por “Poker Face”.

"The Fame" foi um sucesso comercial, alcançando o topo das paradas em vários países, como Reino Unido, Canadá, Alemanha, Irlanda, Polônia e Suíça. Nos Estados Unidos, o álbum ficou em segundo lugar na Billboard 200 e liderou a parada de "Dance/Electronic Albums" por mais de 175 semanas não consecutivas. O álbum recebeu seis certificações de Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) e se tornou o quinto álbum mais vendido de 2009.

Os dois primeiros singles do álbum, “Just Dance” (11X Platina) e “Poker Face” (10X Platina), foram sucessos internacionais, alcançando o primeiro lugar em vários países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Os singles seguintes, “LoveGame” (3X Platina) e “Paparazzi” (5X Platina), também foram bem-sucedidos, ficando entre os dez primeiros em mais de dez países. “Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)” teve um lançamento limitado como single, enquanto “Beautiful, Dirty, Rich” serviu como single promocional. O álbum também contou com participações especiais de Colby O’Donis, Flo Rida e Space Cowboy.


"The Fame" é considerado um dos álbuns mais influentes e importantes da década de 2000, sendo elogiado por sua originalidade, criatividade e impacto cultural. O álbum revelou o talento e a personalidade de Lady Gaga, que se tornou uma das maiores estrelas da música pop, além de uma defensora dos direitos humanos, especialmente da comunidade LGBTQIA+. Em 2013 e 2022, a revista Rolling Stone nomeou "The Fame" como um dos “100 Melhores Álbuns de Estreia de Todos os Tempos”.

Para celebrar o 15º aniversário do álbum, duas versões do vinil de 12 polegadas foram lançadas: uma vendida pelo site oficial ($38 dólares) e outra pela Walmart ($38.97 dólares).

Versão lançada pelo site oficial


Versão lançada pela Walmart


Os vinis apresentam 14 faixas do álbum: “Just Dance”, “Love Game”, “Paparazzi”, “Poker Face”, “Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)”, “Beautiful, Dirty, Rich”, “The Fame”, “Money Honey”, “Starstruck”, “Boys Boys Boys”, “Paper Gangsta”, “Brown Eyes”, “I Like It Rough” e “Summerboy”.

Versão lançada pelo site oficial


Versão lançada pela Walmart


A versão do site oficial da Mother Monster traz os vinis na cor azul claro translúcido e possui um pôster com uma imagem inédita do shoot feito pelo fotógrafo Pieter Henket.


A Walmart lançou uma edição limitada em vinil duplo branco opaco e com um pôster com uma outra imagem inédita.


O relançamento dos vinis do álbum "The Fame" é uma forma de homenagear e revisitar essa perfeição que marcou a história da música pop. Se você é um fã da artista ou um colecionador de discos, essa é uma oportunidade única de ter em mãos uma obra-prima da música pop.

Esses itens fazem parte da minha coleção que você pode acompanhar pelo Instagram @monstecollection.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.