Após 20 dias em #1 no Spotify Global, e liderando diversas outras paradas musicais, destaque nas rádios e virais nas redes sociais, a parceria de Lady Gaga e Bruno Mars com "Die With A Smile" segue provando ser um hit orgânico de sucesso e que ainda renderá muitos outros frutos para a dupla.

Prova disso são os número individuais de cada um dos artistas, que vem crescendo em seus respectivos perfis nas plataformas além dos destaques que vem recebendo das grandes mídias.

A revista Billboard publicou um artigo nesta sexta-feira (13) e trouxe uma entrevista exclusiva com Adrian Amodeo, vice-presidente sênior e chefe de marketing pop/rock da Interscope, na qual discutiram sobre o grande planejamento e distribuição do single nos principais meios de divulgação musical.

Confira a tradução completa:

Como "Die With A Smile", de Lady Gaga e Bruno Mars, se tornou um sucesso global

"Tratamos como o lançamento de um álbum, não apenas como um single", diz Adrian Amodeo, da Interscope.

Em meados de agosto, com pouquíssimo aviso prévio, dois dos maiores artistas do mundo decidiram assumir o controle da narrativa da música pop. Na noite de 15 de agosto, Lady Gaga e Bruno Mars lançaram sua balada colaborativa, "Die With A Smile", acompanhada de um videoclipe inspirado em Dolly Parton, lançado na mesma noite, além de uma performance surpresa em dueto no show de Mars em Los Angeles, preenchendo o dia de lançamento com uma investida completa nas primeiras horas de divulgação da música.

Conforme a semana avançou, uma campanha digital começou a ser implementada, e o trabalho valeu a pena: "Die With A Smile" estreou em 3º lugar na Hot 100 e em 2º nas paradas Global 200 e Global Excl. U.S. na sua primeira semana. Mas desde então, a música só cresceu, especialmente ao redor do mundo — nesta semana, "Die With A Smile", que está sob o selo da Interscope de Gaga, mas também conta com o suporte do selo Atlantic de Mars, passa sua segunda semana como a maior canção do mundo, liderando ambas as paradas globais da Billboard em meados de setembro. E esse sucesso global ajudou a garantir o título de Executivo da Semana da Billboard para Adrian Amodeo, vice-presidente sênior e chefe de marketing pop/rock da Interscope Geffen A&M.

Aqui, Amodeo discute o lançamento inicial da música, como a Interscope e a Atlantic trabalharam juntas e como a estratégia global da Interscope — que também teve grandes sucessos com Billie Eilish, Karol G e Jimin, do BTS — ajudou a empresa a alcançar novos patamares ao redor do mundo. "Não queremos apenas lançar discos em outros territórios", diz Amodeo. "Queremos construir campanhas reais que sejam extensões das nossas campanhas domésticas e também se integrem nas culturas e comunidades locais, tanto no chão quanto online."

Nesta semana, "Die With A Smile", de Lady Gaga e Bruno Mars, está em 1º lugar nas duas paradas globais da Billboard pela segunda semana consecutiva. Quais decisões importantes você tomou para ajudar a tornar isso possível?

Primeiramente, foi um enorme esforço de equipe entre duas incríveis equipes de artistas. Temos dois dos mais importantes astros pop do planeta que escreveram e gravaram uma música absolutamente incrível e estiveram envolvidos em cada detalhe do lançamento. Sabíamos que seria um momento especial quando a música fosse lançada, mas também sabíamos que precisávamos construir uma campanha que honrasse dois superstars e sua incrível arte. Queríamos mostrar o poder desses dois artistas juntos e provar que Gaga e Bruno estão no topo do jogo, com uma balada, em meio ao que tem sido um verão incrível para a música pop.

Quando ouvimos a música pela primeira vez, Kirsten Stubbs, nossa co-chefe de marketing digital, destacou que Bruno estava prestes a abrir o Intuit Dome em Los Angeles na época em que a música seria lançada, então imediatamente começamos a movimentar as coisas para fazer uma performance ser um momento-chave em nossa campanha. A conexão genuína que o mundo viu entre os dois, e o conteúdo que conseguimos capturar e divulgar, realmente definiu o tom para toda a campanha. Foi um momento mágico com o lançamento da música, do vídeo e da performance naquela noite. Mas sabíamos que precisávamos continuar construindo um caminho para a música e criar eventos ao redor do mundo, então tratamos o lançamento como o de um álbum, não apenas um single.

A música estreou em 2º lugar em ambas as paradas, antes de alcançar o topo na semana seguinte. O que foi necessário para alcançar esse impacto global logo de início?

Nossa equipe internacional foi fundamental — cada território fez dessa música uma prioridade para torná-la a maior do mundo. Antes de a música ser lançada, tivemos a sorte de reunir todos os chefes de gravadoras do mundo em nosso estúdio, onde apresentamos nosso plano para a faixa. Pudemos tocar a música e explicar nossa visão global, mas, mais importante, tivemos Gaga e sua equipe na sala para fazer parte dessas conversas conosco. Isso realmente energizou todos a fazerem parte de um processo como esse. As subsequentes campanhas locais e o apoio dos parceiros que nossas equipes organizaram foram realmente impressionantes.

Estou orgulhoso do que a equipe conseguiu fazer para os fãs ao redor do mundo. As campanhas ao ar livre se tornaram experiências importantes para os fãs, ancoradas em uma experiência em vitrines de oito cidades, que prestava homenagem à música, à arte da capa e ao videoclipe. Combinado com todos os outdoors ao redor do mundo, parecia algo enorme — e, mais importante, conseguimos fazer isso circular online. Um excelente trabalho de Kevin Rankin e Jessica Staats por conduzirem isso com todas as equipes ao redor do mundo. Os temas da música também ajudaram a construir um incrível mundo no TikTok, o que foi divertido de acompanhar e realmente ajudou a elevar a música a outro nível globalmente. Nossa capacidade de conceber e executar uma campanha global tão complexa é realmente uma das principais forças da Interscope e da Universal Music Group.

O videoclipe também teve um grande impacto, com seu tema nostálgico e uma vibe inspirada em Dolly Parton. Qual foi a importância dele para o sucesso da música, e qual o papel dos videoclipes tradicionais nos dias de hoje?

O videoclipe foi extremamente importante, se não a parte mais importante desta campanha. Foi co-dirigido por Bruno, o que continua a exemplificar sua arte e mostra a confiança que Gaga depositou nele como parceiro em todo esse processo. Novamente, essa conexão genuína não pode ser subestimada. Além de ser um videoclipe incrível, ele também inspirou cada detalhe da nossa parte criativa. A arte do single, as roupas que eles usaram no palco do Intuit Dome, as campanhas globais ao ar livre; tudo foi intencionalmente coeso e respeitoso com o mundo estético construído por Gaga e Bruno. O videoclipe também deu início a um momento viral poderoso com os fãs recriando a dança de Gaga e inspirando outros a recriarem os looks online, nos shows e nas baladas — nossa equipe de marketing de influenciadores identificou isso rapidamente e amplificou globalmente. Tem sido incrível de ver, e esperamos totalmente que Gaga e Bruno sejam um dos trajes de Halloween mais vistos este ano. Já estamos nos adiantando nisso.

Gaga e Bruno são dois dos maiores superstars do planeta e estão em gravadoras diferentes. Como essa música foi criada e como o plano de marketing funcionou entre as duas empresas?

A criação da música é uma história que Gaga e Bruno podem contar, mas está bem documentado que eles queriam trabalhar juntos há muito tempo. [Presidente/CEO da Interscope Capitol Labels Group] John Janick tem uma relação com Bruno que remonta a muitos anos, e a confiança que Bruno e Gaga depositaram em John não pode ser subestimada. [Presidente/CEO da Atlantic Music Group] Julie Greenwald também foi uma força absoluta. Sua energia e paixão pela música ajudaram a impulsionar ambas as equipes a darem o seu melhor. Com tantos relacionamentos e equipes já em vigor, conseguimos começar com força total. Passamos cerca de seis semanas planejando a música juntos, e o relacionamento entre todos os nossos departamentos foi ótimo, com todos trabalhando em sintonia, seja por Zoom, ligações, mensagens, notas de voz e até faxes. E ainda estamos nisso.


Ouça "Die With A Smile" nas principaiis plataformas de streaming:

Spotify

Apple Music


Assista ao videoclipe no Youtube:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, BlueSky, TikTok e Instagram.

Fonte