Um dos acessórios mais conhecidos de Lady Gaga é o seu iPod LCD Glasses, usado como destaque em performances, vídeos e interludes.

CRIAÇÃO:

Os óculos iPod LCD foram, ao lado do Disco Stick, uma das primeiras criações feitas pela Haus Of Gaga em 2008. Eles consistem em duas telas LCD, feitos de um iPod Classic. Os óculos funcionam conectando um iPod a um cabo composto nos óculos, que então envia o que estiver sendo executado no iPod para a tela LCD*.

"Eu comecei a pensar em maneiras que nós poderíamos ter um show independente, que ainda assim era muito poderoso e faria você se sentir como se estivesse assistindo a um artista que já tem em torno dos 10 anos de carreira. Então começamos a brincar com ideias sobre luz e moda e como poderíamos incorporá-las no show. E assim o Disco Stick se tornou uma invenção de iluminação. E daí veio o óculos LCD e óculos de iPod. Pra mim, a filosofia disso era como "lixo sofisticado". Coisas com as quais eu posso viajar e que não exigem uma equipe de 50 e 80 caminhões", disse Lady Gaga sobre suas primeiras invenções na época.

A criação do iPod LCD Glasses foi viabilizada pela Tom Talmon Studio, empresa que cria miniaturas, adereços mecânicos, iluminação de fantasias e efeitos para cinema, televisão, parques temáticos, musicais da Broadway, etc.

Ilustração mostrando a ideia original do óculos:

COMPLEMENTO:

Durante uma boa parte das performances em que Lady Gaga usou seus óculos iPod LCD, ela também estava usando outro item, o Haus Headset.

O Haus Headset consiste em um microfone que ilumina a boca e parte do rosto durante a apresentação. Foi usado pela primeira vez durante a performance de "Just Dance" no "So You Think You Can Dance". Relembre:

Veja foto de Lady Gaga e Matthew Williams (Dada) nos bastidores do processo criativo do item:

USO:

Foi utilizado por Lady Gaga em performances da era "The Fame". Relembre algumas:

Foi utilizado também em photoshoot por Martin Schoeller:

No videoclipe de "Poker Face":

No vídeo "The Fame: Parte 1":

E na interlude "Pop Ate My Heart", da "The Fame Ball":

IMPACTO 1:

Os óculos iPod LCD foram a inspiração para outra criação de Lady Gaga em parceria com a Polaroide, o GL20 Camera Glasses.

Na época, Gaga era a diretora criativa da marca, tendo liberdade para transformar suas maiores ideias em produtos potenciais para serem comercializados. Então, porque não criar um óculos de sol com telas LCD?

Foi assim que surgiu o GL20 Camera Glasses, que consistia em uma pequena câmera embutida e um par de LCDs na lente, para reprodução das imagens e vídeos.

Os materiais registrados com a câmera do óculos poderiam ser passados para o computador através de uma porta USB removível, que também é um dos braços do óculos. O usuário poderia tirar fotos manualmente ou programar para que elas fossem tiradas a cada 10, 30 ou 60 segundos e enviadas para as telas.

"Isto é algo que imaginei há muitos anos quando fiz a 'The Fame Ball Tour'. Eu fiz óculos com telas de iPod (se referindo ao iPod LCD Glasses) que podiam reproduzir filmes e pensei: 'não seria maravilhoso se isso fosse funcional?' Então criamos a primeira câmera que também é um óculos de sol", disse Lady Gaga na época.

Infelizmente, a Polaroid nunca aproveitou o potencial do produto, afirmando que só lançaria o mesmo para o público quando todos os aspectos estivessem perfeitos, o que nunca aconteceu.

IMPACTO 2:

Durante o EMA de 2012, o vocalista do Muse utilizou um óculos em sua performance que lembrava a criação de Gaga, admitindo em entrevista no tapete vermelho que eles foram inspirados pelo iPod LCD Glasses da Haus Of Gaga.

Relembre:

Infelizmente, o icônico óculos só foi utilizado por Lady Gaga durante a era "The Fame".

Será que veremos alguma criação parecida no futuro? Será que a Polaroid lançará o GL20 Camera Glasses oficialmente algum dia? É esperar pra ver!

Criações Haus Of Gaga - Edição #1: O Disco Stick

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Artes de capa e divulgação por Adriano Muller

Revisão por Kathy Vanessa