A carreira de Lady Gaga sempre foi marcado por suas escolhas inusitadas em acessórios, figurinos e adereços que a destacavam como uma artista totalmente irreverente e distante das demais. Sua criatividade sempre foi elevada ao nível mais alto, o que a fazia se superar sempre a cada evento e apresentação.

Inspirada pelos clubes de dança dos anos 70, o Disco sempre foi um dos pontos chave da Era The Fame e, com isso, diversos elementos continham grandes referencias, não só em sua composição como os famosos ”Disco Bra” e ”Disco Pants”, como também nos nomes, incluindo o "Disco Stick”.


CRIAÇÃO: LUVA DISCO

Nas edições #1 e #4 do nosso especial, falamos um pouco sobre o "Disco Stick” e o "Crystal Glasses", itens criado por Gaga e sua equipe em 2008 e que ficaram bem conhecidos por aparições em photoshoots, apresentações e shows. Esses itens foram uma das grandes inspirações para o acessório do qual falaremos hoje: a ”Luva Disco”.

A luva especial não foi tão utilizada como o ”Disco Stick” por exemplo, mas a ideia inicial da peça consistia em criar elementos que fizessem pares para uma roupa totalmente especial, utilizada por Gaga e, segundo a própria cantora, em suas apresentações “por mais escuro que estivesse no clube... meus fãs podiam me ver.”

Com uma mudança de planos repentina, os objetos foram criados separadamente e usados em eventos aleatórios.

Pegando as referências de microfones personalizados de artistas como Madonna e Prince, e a famosa luva branca de cristais do cantor Michael Jackson, a ”Haus Of Gaga” decidiu criar um objeto que unisse esses dois conceitos criando uma linha mais voltada para o tecnológico.

Criadas no fim de 2008, inicialmente em um par, a primeira versão das luvas possuía uma base de plástico preto, com um encaixe para um microfone comum, onde sobrava um pequeno espaço para que Gaga colocasse sua mão por dentro, podendo usar a luva e segurar o microfone sem que ambos se soltassem. Na parte de cima, diversos pinos de metal e pequenos leds foram espalhadas permitindo que a luva emitisse luzes coloridas e lasers enquanto ela realizasse suas apresentações.


A PRIMEIRA APARIÇÃO

A estreia da luva ocorreu em janeiro de 2009 durante uma apresentação no programa The Tonight Show com Jay Leno. Gaga apresentou a canção "Just Dance”, e além da luva, utilizou também o "Crystal Glasses".


Após a primeira apresentação, a ”Haus Of Gaga” seguiu com adaptações para a luva, voltando a ideia inicial e criando uma segunda versão da mesma, adicionando junto aos leds e pinos de metal os mesmos cristais que compõe o "Disco Stick” e o "Crystal Glasses".

Um chip de computador integrado a luva permitia a criação de sequências de luzes que eram refletidas nos cristais, formando um visual atrativo e tecnológico.


Ainda em janeiro de 2009, com o início dos atos de abertura para o girl group Pussycat Dolls durante a turnê ”Doll Domination World Tour", a segunda versão da luva, batizada de "Light Glove" ("Luva de Luz") foi adicionada como um dos figurinos dos shows.


Além dos shows de abertura com as Dolls, nossa Mother Monster também utilizou o acessório durante uma apresentação da canção "Paparazzi" no especial para o The Albun Chart Show, no KOKO Club em fevereiro de 2009.


CURIOSIDADES:

Após o fim das apresentações da Doll Domination World Tour e início da ”The Fame Ball”, Gaga não utilizou mais o acessório.

- Segundo o livro especial Book of Gaga incluso no “Super Deluxe Fame Monster Pack”, para criar os cristais presentes no objeto, a ”Haus Of Gaga” congelou pedaços de acrílico e depois os quebraram em pequenos pedaços para compor peças.

Foto presente no livro ”Book of Gaga”

[Página 9]

① Disco Stick completo em 2008,
② the Light Glove
"Nós congelamos acrílico + esmagamos com um martelo para fazer cristais!",
③ "Então, eu me tornei o show de luzes. + Por mais escuro que estivesse no clube. Meus fãs podiam me ver.",
④ Os óculos de cristal com o Disco Stick,
⑤"Mãos de monstrinhos! Ah!"
The Fame Ball, a festa de lançamento de The Fame (© 2008 Robin Roemer)


Gostaram dessa edição? Então fiquem ligados pois ainda tem muita coisa boa e muitas curiosidades vindo por ai!

Quer ver a sua criação favorita aqui? Escreva sua sugestão nos comentários!

Relembre as edições anteriores:

Criações Haus Of Gaga - Edição #1:
O Disco Stick

Criações Haus Of Gaga - Edição #2:
iPod LCD Glasses

Criações Haus Of Gaga - Edição #3:
Disco Bra

Criações Haus Of Gaga - Edição #4:
Crystal Glasses

Criações Haus Of Gaga - Edição #5:
Máscara e Vestido Espelhados

Criações Haus Of Gaga - Edição #6:
Vestido de Origami

Criações Haus Of Gaga - Edição #7:
Sutiã de Faíscas

Criações Haus Of Gaga - Edição #8:
Vestido de Bolhas

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.