Em 2010, Lady Gaga trouxe a público Bad Romance, um de seus videoclipes mais incríveis. O vídeo conta atualmente com quase 1 bilhão de visualizações e já foi até eleito como o melhor videoclipe do século 21, pela Billboard, veja aqui.

Na manhã desta sexta-feira (27), a Billboard liberou um artigo falando sobre coreografias, no qual pede para "dezenas de coreógrafos para compartilharem as inspirações, os desafios e os processos de criação por trás de algumas das mais famosas rotinas de dança de videoclipes do século 21".

Entre os entrevistados está Laurieann Gibson, que contou como foi o processo de criação da coreografia da música Bad Romance. Laurieann trabalhou com Gaga como coreógrafa e diretora de criação, fazendo parte de todo esse sucesso que Bad Romance foi, e ainda é.

Confira o que Laurieann contou sobre a coreografia:

Eu já estava com Gaga há algum tempo antes de “Bad Romance” como sua coreógrafa e diretora de criação. O catálogo de movimentos dela já tinha sido feito — Na verdade eu tinha um diário de movimentos que nós criamos através de nossa colaboração. Descobrir como um artista se move é como descobrir o seu som. Eu acho que foi por isso que nossos vídeos foram tão bem feitos: O estilo de se apresentar dela e sua linguagem de dança são únicos. Seus padrões rítmicos são tão inusitados e agressivos. Os pequenos movimentos, o tempo — que foi de fato desenvolvido antes de “Bad Romance”, então quando eu ouvi a música, simplesmente elaborei no estilo de movimento que eu havia criado para ela no início.

Tem a base de coreografia e daí eu comecei a decorá-la. Eu estava obcecada com o toque de Chubby Checker e com a tensão que eu ouvi na voz dela e no aspecto máquina da música, então eu me inspirei naquilo. Quando ela dá aqueles minúsculos passos no começo do refrão e cobre sua boca, ela está fazendo um bourrée — que foi o momento bailarina dela. E Naomi Campbell inspirou a parte de “walk, walk, fashion baby”. Da primeira vez que eu vi Naomi desfilar na passarela eu fiquei tipo: “Ai meu Deus, isso que é dança!”. Ela desfila para os deuses, meu bem! Foi como um galope de cavalo refinado, foi insano. Então ela inspirou parte do breakdown.

Nós tínhamos a coreografia antes de fazermos o vídeo. Eu havia colocado-a em Gaga quando nós apresentamos “Bad Romance” pela primeira vez em Gossip Girl, em 2009. Normalmente não acontece assim, e eu acho que as pessoas não sabem que aquilo informou o vídeo — ela se deixou levar pela coreografia e todo o seu drama. Poder realmente ter inspirado muito da emoção do vídeo de “Bad Romance” foi maravilhoso. Meu processo criativo foi cumprido. Daí, conseguir alguém como o diretor Francis Lawrence — que entendeu como iluminar e filmar e fazer a dança impressionante, e conseguiu dar um toque e um jeito de andar Chubby Checker — foi mágico. A coreografia dirigiu o vídeo, e nem sempre você consegue uma oportunidade dessas como coreógrafo. Eu considero-a uma benção. E acho maravilhoso que os fãs e Little Monsters amem a dança e saibam que é uma parte da experiência. Eu estou comovida para sempre por aquelas crianças terem entendido e respondido a tudo isso.

Veja aqui o artigo completo

Confira a primeira apresentação de Bad Romance em Gossip Girl, em 2009:

Confira também, o vídeo original, com quase 1 bilhão de visualizações:

Admita, você também já perdeu as contas de quantas vezes fez Rah-rah-ah-ah-ah! não é? Vamos agradecer a Laurieann por essa coreografia inesquecível.

Imagem: Reprodução / Canal Movie Scenes / Billboard

Tradução por Maria Eduarda Seabra

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Kathy Vanessa