Mais um sucesso de Lady Gaga está fazendo aniversário, e como muitos, não poderíamos deixar de falar sobre ele, ainda mais se tratando de um clássico, não é verdade? Gaga já nos provou diversas vezes o quanto é capaz de se reinventar e consequentemente nos apresentar um trabalho diferente do outro, como fez com "Bad Romance".

Diante de um cenário desgastado e monótono, digamos assim, surgiu Lady Gaga com toda sua inovação e excentricidade. Carregada de material, seja no vestuário ou musicalmente, a cantora mostrou ao público que veio para ficar. Uma de suas apostas, presente no álbum "The Fame Monster", foi "Bad Romance". A música, acompanhada de "Just Dance", "Poker Face" e "Paparazzi", foi mais uma das que fez o mundo pop parar para ouví-la.

A música se tornou um acontecimento épico; falar sobre querer tudo que o outro tem de ruim (inseguranças) não era algo comum, mas Gaga fez com que passasse a ser e assim aconteceu.

Hoje em dia, mesmo com músicas novas surgindo cada vez mais elaboradas e em um período mais curto, "Bad Romance" ainda existe nos corações dos fãs e do público tanto no vocal, quanto no visual. Não é atoa que o videoclipe da música, atualmente, está cada vez mais perto de atingir 1 bilhão de visualizações. Sem contar o título que recebeu da Billboard, sendo reconhecido como o "Melhor Videoclipe do Século 21".

A seguir, conheça um pouco mais da história da música e os detalhes do videoclipe, que preparamos com muito carinho para você:

MÚSICA

"Bad Romance" é um single que é interpretado e escrito por Lady Gaga, com a ajuda de RedOne. A música também surge como primeiro single do "The Fame Monster". A faixa foi apresentada pela primeira vez como uma curta versão acústica ao vivo no Saturday Night Live em 3 de outubro de 2009. A música estreou em 6 de outubro durante o desfile Fashion Week de Alexander McQueen e na Radio One em 19 de outubro. O single digital foi lançado em 23 de outubro na França e na Irlanda, chegando posteriormente, no dia 26, nos Estados Unidos e Canadá, alcançando o topo do iTunes. A música foi lançada em 27 de outubro em todo o mundo e, apesar do enorme sucesso, alcançou o segundo lugar na Billboard Hot 100.

CRIAÇÃO E INSPIRAÇÃO

Depois de um show na Rússia, Lady Gaga esteve na Noruega e teve a inspiração para escrever "Bad Romance". Uma demo da música foi gravada em Amsterdã com RedOne (esta versão tem menos faixas vocais e tem uma batida diferente na introdução e foi ligeiramente alterada no refrão). Em três quartos da música, o verso francês da versão do álbum é substituído por: "Quero seu amor e quero sua vingança. Quero seu amor, não quero amizade". As letras em geral falam sobre explorar as alegrias de um romance ruim, mas essa ideia muda durante a ponte intermediária quando as letras falam sobre moda. Enquanto estava sendo entrevistada no episódio de 2 de novembro de 2009 de It's On com Alexa Chung, Gaga apontou que estava listando os filmes de Alfred Hitchcock (Psycho, Vertigo e Rear Window) no verso: "I want your psycho, your vertigo shtick Want you in my rear window, baby, it's sick".

Ela disse: "O que eu estou realmente tentando dizer é que eu quero as suas partes mais profundas, mais escuras e doentias que você tem medo de compartilhar com alguém, porque eu te amo muito. Juntamente com o resto das músicas do "The Fame Monster", "Bad Romance" lida com um monstro. Esta canção representa seu "Fear Of Love Monster".

COMPOSIÇÃO

De acordo com a MTV, a música é similar, em ritmo, ao single anterior de Gaga, "Poker Face". A música começa com Gaga cantando uma parte do refrão que então transita para o gancho "Rah-rah-ah-ah-ah / Roma-roma-mah / Gaga-ooh-la-la". Ele é seguido pelo som de batidas de bateria e arranjo de teclado. A ponte com Gaga expressando a linha: "Você sabe que eu quero você / E você sabe que eu preciso de você / Eu quero o seu ruim, seu romance ruim". Ele é seguido pelo refrão de garganta cheia, onde Gaga canta: "Eu quero o seu amor / E eu quero sua vingança / Você e eu poderíamos escrever um romance ruim [...] Presa em um romance ruim". De acordo com a About.com, a música é mais adequada para exibir designs de moda e na passarela. A Slant Magazine disse que a música consiste em novos sintetizadores de ondas e inúmeros ganchos infinitos. O The Independent sentiu que o refrão tem influências da música de Boney M, enquanto o The Guardian escreveu que lembrava a música do quinto álbum de estúdio de Depeche Mode, Black Celebration (1986). A música é definida no tempo como tempo comum com um metrônomo de 119 batidas por minuto. É composta na tonalidade de Lá menor, com o alcance vocal de Gaga, desde a nota baixa do E3 até a nota alta do A5. A música segue a progressão de acordes de Am – C – F – C – G, nos versos e, F – G – Am – C – F – G – Em – Am, no refrão.

RECEPÇÃO CRÍTICA

Foi anunciado em 2 de agosto de 2010, "Bad Romance" se tornou a segunda música da história a ganhar 10 indicações ao MTV Music Video Awards, juntamente com "Sledgehammer" de Peter Gabriel.

Em 24 de outubro de 2011, "Bad Romance" aparece na lista da revista Time de "All-TIME 100 songs". A lista de músicas inclui aquelas que foram lançadas desde a primeira edição da revista TIME em 1923. TIME.com divulgou uma declaração sobre a música.

"As estrelas pop não deveriam ser doces? Britney, Christina e Katy só queriam amar e ser amadas por você. Até mesmo o trabalho inicial de Madonna foi em grande parte sobre agradecer suas estrelas da sorte e querer vestir você em seu amor. Mas Gaga não, no primeiro single de seu segundo álbum, "The Fame Monster", ela anseia por um relacionamento destrutivo que ela sabe que terminará em desastre (ou, de acordo com o vídeo da música, uma cama chamuscada e um cadáver, ou ela vai jogar jogos mentais e usar você). "Bad Romance" é uma música contagiante sobre todos os sentimentos malucos e bagunçados que as pessoas têm umas pelas outras."

REFERÊNCIA NA CULTURA POPULAR

Em 17 de novembro de 2009, o casal Mollee Gray e Nathan Trasoras fizeram uma performance para a músíca no programa "So You Think You Can Dance":

No episódio "Miami, We Have a Problem" de CSI: Miami, a música foi usada como uma introdução ao episódio:

A música foi apresentada na série de televisão de comédia musical da Fox, Glee, pelo elenco, no episódio "Theatricality":

No episódio "The Last Days Of Disco Stick" de Gossip Girl, Lady Gaga fez uma participação especial como intérprete. Este episódio foi ao ar em 16 de novembro de 2009:

LANÇAMENTO COMERCIAL

"Bad Romance" é o primeiro single do "The Fame Monster". A música é escrita por Lady Gaga e RedOne. Ela estreou uma parte acústica dele no Saturday Night Live. Ela gravou o clipe de "Bad Romance" nos dias 16 e 17 de outubro de 2009. O single foi lançado em 23 de outubro em alguns países, como download digital.

VIDEOCLIPE

O videoclipe foi dirigido por Francis Lawrence e Gaga disse que ficou "impressionada" consigo mesma e com o resultado do videoclipe.

Ela explicou: "Eu sabia que a habilidade de Lawrence como diretor é muito maior do que eu poderia fazer".

Sua equipe criativa, a Haus of Gaga, administrou a direção de arte do vídeo. Gaga explicou ainda sua experiência de trabalhar com Lawrence.

"Eu queria alguém com um tremendo entendimento de como fazer um vídeo pop, porque meu maior desafio com diretores é que eu sou o diretor e eu escrevo os tratamentos e eu entendo a moda e eu decido sobre o que é, e é muito difícil encontrar diretores que não renunciem a qualquer tipo de contribuição do artista. [...] Mas Francis e eu trabalhamos juntos. [...] Foi colaborativo. Ele é realmente um diretor de vídeo pop e um cineasta. Ele fez "I Am Legend" e eu sou uma grande fã de Will Smith, então eu sabia que ele poderia executar o vídeo de uma maneira que eu pudesse dar a ele todas as minhas ideias mais estranhas, mais psicóticas, [...] Mas isso seria relevante para o público."

Gaga criou um par de óculos de lâmina de barbear, pois acreditava que ele retratava um espírito feminino difícil. Ela enfatizou que:

"Eu queria criar sapatos para algumas das mulheres mais duronas e para algumas de minhas amigas [...] Eles costumavam colocar lâminas de barbear do lado da boca [...] O espírito corajoso das mulheres é algo que eu quero projetar. É para significar: 'Esse é o meu escudo, minha arma, isso é meu senso interior da fama, esse é o meu monstro.'"

As roupas brancas de látex no vídeo foram desenhadas a partir da roupa de lobo de Max para o filme "Onde Vivem os Monstros". Ela também usa um salto alto de Alexander McQueen de 30 centímetros.

O videoclipe recebeu 7 MTV Video Music Awards, fazendo história como o videoclipe mais premiado de uma artista feminina na época. O videoclipe estreou em 10 de novembro de 2009.

A versão censurada do vídeo (não disponível no VEVO) remove as cenas com Gaga no chuveiro e censura "puta" para "bitch". Algumas versões de redes de TV também embaçam as cenas de produtos.

1. SINOPSE E CRÉDITOS DE MODA

O vídeo começa com Gaga sentada em um trono branco, usando um vestido dourado e óculos feito de lâminas de barbear. Ela é cercada por várias pessoas e sua assinatura Arlequim Great Dane. Ela tem o dedo no botão mudo de um alto-falante do iPod (do qual um trecho sintetizado da fuga em Si menor do Livro 1 do Cravo Bem-Temperado de Johann Sebastian Bach emana como introdução ao videoclipe), e quando ela aperta, "Bad Romance" começa a tocar. A falta do membro da máfia que é assassinado sugere que esta cena ocorra no final do enredo.

Lady Gaga usa vestido e saltos por Alexander McQueen, os óculos Razor-Blade da Haus Of Gaga projetados por Tom Talmon Studio e o esmalte "Liquid Leather" da China Glaze e Gold Mesh da Jo-Ann Fabric.

2. MONSTROS

A luz do sol começa a atravessar as paredes de uma casa de banho, ativando a iluminação fluorescente, e é mostrado um sinal que diz: "Bath Haus Of Gaga". Um grupo de dançarinos vestindo leotards brancos de mangas compridas com botas na altura do joelho e coroas combinando saem de cápsulas brancas em forma de caixão. O pod center tem a palavra "Monster" escrita nele, e Gaga emerge dele usando uma roupa similar a dos dançarinos, que começam a dançar atrás dela.

3. SEQUESTRO

Quando o refrão da música começa, duas supermodelos a tiram de uma banheira, arrancam suas roupas e a obrigam a beber um copo de vodka. Depois, essa configuração é usada para mostrar Lady Gaga na banheira. Durante essas cenas, os olhos de Lady Gaga são digitalmente ampliados.

Lady Gaga usa um vestido de borracha de silicone por Rachael Barrett, sapatos de salto de dragão Alexander McQueen e esmaltes de "Alpine Snow" da OPI em Matte.

4. REFLEXO

Por um breve instante, Lady Gaga está se olhando no espelho enquanto o resto da sala está escurecida.

Lady Gaga usa um vestido e saltos por Alexander McQueen, uma coroa de Lauren Machen e óculos de sol da Alpina.

5. CONSCIENTE

Close-ups de Lady Gaga são mostrados ao longo do vídeo da música. As imagens do rosto mostram uma imagem de remorso e tristeza. Em um ponto, Lady Gaga está chorando. Além disso, Gaga é vista dançando nua em um chuveiro. Seu corpo é digitalmente alterado para mostrar a coluna e diminuir o tamanho de sua cintura.

Lady Gaga usa um adereço de cabeça de morcego da Shinji Konishi e unha polonês "Alpine Snow" da OPI em Matte.

6. LEILÃO

Enquanto o segundo verso começa, Gaga, vestindo uma roupa coberta de diamantes com uma coroa, dança sedutoramente para os membros da máfia russa que a licitam. Ela senta em um dos homens, interpretado pelo modelo esloveno Yuri Bradač, e faz uma dança sobre ele. Depois, ele aumenta sua oferta e se torna o maior lance para ela.

Lady Gaga usa um casaco impermeável Burberry Prorsum personalizado por Vava Dudu e coroa de diamante e equipamento por Franc Fernandez.

7. EXIBIÇÃO DE DIAMANTES

Lady Gaga é vista sendo mostrada aos licitantes enquanto diamantes, que estão descendo do teto, a cercam para fazer com que os membros da máfia caiam em maior luxúria. Lady Gaga faz várias poses e a câmera gira em torno dela enquanto essas poses são feitas.

Lady Gaga usa roupa de baixo da Agent Provocateur, Dragon Heels de Alexander McQueen, uma máscara de Keko Hainswheeler, um rosário de cristal de Benjamin Cho e esmaltes de "Liquid Leather" da China Glaze.

Membros da máfia russa: Máscaras de Jaiden rVa James.

8. EXIBIÇÃO DE ÓRBITA

Nesta cena, imagens de Lady Gaga posando em uma espécie de órbita são mostradas. Ela aparece em várias poses e a câmera gira em torno dela enquanto essas poses são feitas.

Lady Gaga usa roupas de baixo da Agent Provocateur, saltos de Alexander McQueen, The Orbit de Nasir Mazhar e esmaltes de "Alpine Snow" da OPI em Matte.

9. INTENÇÃO ASSASSINA

Durante o colapso, Gaga é vista andando pela sala com uma roupa dourada. Essa cena também é cortada com uma parte da cena do quarto. Onde, na cena do quarto, quando Gaga para em frente ao membro da máfia, uma imagem da Gaga carregada de ouro é vista fazendo um gesto com a mão para replicar uma arma.

Lady Gaga usa uma roupa, saltos por Alexander McQueen e uma peça de cabeça de Charlie Le Mindu.

10. QUARTO

Quando o refrão é tocado pela terceira vez, Gaga é mostrada usando uma jaqueta de pele de urso polar falsa. Ela caminha em direção ao homem, que está sentado em uma cama, desabotoando sua camisa. Gaga tem uma expressão de indiferença no rosto e retira a jaqueta e os óculos escuros. De repente, a cama entra em combustão espontânea com o homem ainda sentado nela.

Lady Gaga usa uma jaqueta de urso polar de Benjamin Cho, sapatos de Alexander McQueen, uma touca de rato da RP / Encore, óculos de sol da Carrera e esmaltes de "Alpine Snow" da OPI in Matte.

Líder da máfia russa: protetor de queixo de Manuel Albarran.

11. SANGUE VERMELHO

Começando na construção do refrão final, Lady Gaga é vista deitada no chão com uma tropa de dançarinos seguindo o exemplo. Em seguida, inicia uma sequência de dança fortemente coreografada, que é intercalada com a cena do quarto até que a música termine de tocar.

Lady Gaga usa uma roupa de Alex Noble e botas Pleaser.

12. CADÁVER CARBONIZADO

O vídeo termina com Gaga deitada ao lado de um esqueleto fumegante no topo da cama destruída com cinzas por toda parte. Ela fuma um cigarro, enquanto seu sutiã pirotécnico é ativado e um rato fica no topo de sua cabeça.

Lady Gaga usa roupas íntimas pela Agent Provocateur, o Pyro-Bra da Haus Of Gaga, uma touca da RP / Encore, Dragon Heels de Alexander McQueen e esmaltes da "Alpine Snow" da OPI em Matte.

13. VERSÃO 3-D

Uma versão 3-D do videoclipe foi feita, no entanto, não se fala de um lançamento futuro. O vídeo parece ser principalmente em preto e branco, pequenos pedaços de cor aqui e ali. Os principais efeitos são os dançarinos, o "Haus Bath Of Gaga", os cristais que cercam Gaga enquanto ela posa para os homens, o fogo, e seu Pyro-Bra.

14. POR TRÁS DAS CENAS / BASTIDORES

15. CRÉDITOS - CANÇÃO:

Todos os instrumentos tocados e programados: RedOne

Gravação: RedOne na Record Plant (Los Angeles, Califórnia, EUA), FC Walvisch (Nl)

Stent Misto: Mark "Spike"

Assistência: Matty Green

Projeção: RedOne, Dave Russel, Eelco Bakker (FC Walvisch)

16. CRÉDITOS - VIDEOCLIPE:

Lady Gaga: ela mesma

Modelos do Sequestro: desconhecido (x2)

Chefe da Máfia Russa: Yuri Bradač

Máfia Russa: Josh Thomas, Shawn M., Tye MoHawk, desconhecido (x9)

Diretor: Francis Lawrence

Produtor: Heather Heller

Fotógrafo: Lauren Dukoff

Companhia de Produção: DNA

Diretor de Fotografia: Thomas Kloss

Direção de Arte: Haus Of Gaga

Editor: Jarrett Fijal (Bonch)

Estilista: Nicola Formichetti

Cabelo para Lady Gaga: Syd Curry

Maquiagem para Lady Gaga: Billy Brasfield

Assistente de maquiagem: Tara Savelo

Manicure para Lady Gaga: Kimmie Kyees

Maquiagem para dançarinos / atores / extra: Katrine Lieberkind

Coreógrafa: Laurieann Gibson

Dançarinos: Amanda Balen, Molly d'Amour-Goslin, Graham Breitenstein, Montana Efaw, Sloan Taylor-Rabinor, Valerie Moisé (Raistalla), Pamela Jean-Smith

Designer de Produção: Charles Infante

Conjuntos: Cenário Vision

Artistas Cênicos: Antje, Jon, Michael

Efeitos Visuais: Tim Jarvis (Skulley Effects)

Telecine (Colorista): Dave Hussey (Companhia 3)

Comissários: Nicole Ehrlich, Kathy Angstadt

PERFORMANCES DA MÚSICA

American Music Awards 2009:

X Factor 2009:

Ellen DeGeneres Show:

Good Morning America:

Super Bowl LI Halftime Show 2017:

Obrigado por nos presentear Lady Gaga.

Parabéns pelo sucesso!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Kathy Vanessa