Na última quinta-feira (8), ocorreu a terceira edição anual da premiação "Patron Of The Artists Awards", em Beverly Hills. Tendo como meta a arrecadação de fundos para causas sociais, humanitárias e de filantropia, seu grande foco é o incentivo à programas de assistência para artistas.

Lady Gaga, juntamente ao ator Harrison Ford, foi premiada na cerimônia deste ano na categoria "Inspiração de Artistas" (o "Artists Inspiration Awards") por utilizar suas plataformas e meios para defender causas de caridade.

Em seu discurso de agradecimento, a cantora falou sobre gentileza, saúde mental e suas próprias lutas antes e durante sua carreira de 10 anos, além de pensamentos sobre suicídio.

Confira a tradução o discurso de Lady Gaga na premiação:

"Ok, primeiro eu preciso falar ‘oi’ para a banda. Eu não sei, parece que somos crianças ou algo parecido, mas eles têm sido incríveis a noite toda, não é? Só quero avisar vocês que eu tenho muito a sensação de que eu não pertenço aqui, então eu passei três horas e meia escrevendo o que eu iria dizer, e enquanto eu estava sentada a noite toda eu pensava: ‘Meu Deus, o meu discurso é longo demais, todos vão ficar entediados’, então se você quiser ficar mais confortável ou até mesmo sair eu quero dar a oportunidade.

Eu estou extremamente honrada e grata por estar aqui, quero agradecer a Fundação SAG_AFTRA, o trabalho sem fins lucrativos de vocês promovendo Programas de Assistência, painéis e aulas de educação gratuita é muito mais que admirável e eu espero poder ser uma verdadeira ajuda essa noite. Angariem fundos, apoiem esses programas, celebrem o trabalho de vocês, pois vocês merecem uma verdadeira celebração.

Sou privilegiada por ser honrada junto de Spike Lee, Jeffrey Katzenberg, Harrison Ford, e novamente, sentindo que eu não pertenço aqui, vocês usam suas plataformas e vozes tanto para aumentar a conscientização quanto para reforçar a mudança e ser a mudança. Eu sinto profundamente que não há nada mais espetacular do que plataformas como essas podem fazer. É um pouco confuso, especialmente para mim, ser introduzida por alguém que eu tanto amo e respeito como Sam Elliott, meu querido amigo.

Trabalhar em "Nasce Uma Estrela" com Sam foi uma das experiências mais gratificantes como artista que eu já tive. Nós compartilhamos cenas bastante carregadas de temas traumáticos como o alcoolismo, co-dependência, saúde mental, suicídio e eu estarei para sempre em dívida com ele por ter compartilhado esses momentos autênticos comigo. Eu juro que esse homem olha para mim através da câmera da mesma forma que me olha fora da câmera, não há mudança. Obrigada Sam, por revelar sua alma para todos nós por décadas. Sam, você é verdadeiramente um ser humano raro, que possui em abundância aquilo sobre o qual eu gostaria de falar com todos vocês hoje à noite: gentileza.

O que eu vejo, ou o que eu sabia que veria quando eu olho para esse lugar não é apenas um grupo de pessoas que funcionam e existem de diferentes formas, quem eu vejo quando olho para esse lugar é um grupo de líderes e eu quero ajudá-los a arrecadar dinheiro para caralh essa noite. Me desculpe por falar palavrão, eu sei que meu nome artístico é Lady, mas ele me chamou de Stefani, então talvez eu possa equilibrar um pouco isso. Além disso, eu quero fazer uma parceria com vocês sobre coisas que são importantes para mim no meu trabalho. O que vocês estão fazendo por artistas dentro dessa comunidade é absolutamente impressionante. Obrigada, obrigada, obrigada em nome de todos os artistas, mas claro, eu seria hipócrita se eu não dissesse o que eu realmente sinto e ser um pouco ousada, porque eu sou rebelde e isso é quem eu sou. Nós sempre podemos, e realmente precisamos, fazer ainda mais agora.*

Nós estamos perdendo uma geração de jovens que não acreditam que suas vozes merecem ser ouvidas, que a dor deles não tem fim e que as contribuições deles não são valiosas o suficiente para mudar a sociedade e a cultura. Estamos encarando uma crise de proporções épicas e a causa dessa crise é nossa inabilidade ou falta de vontade de sermos abertos e honestos sobre uma coisa: saúde mental. Digo com muita tristeza, mas com verdade no meu coração e conhecimento, que nós estamos no meio de uma crise mundial de saúde mental. Atualmente, uma a cada quatro pessoas vivencia crises de saúde mental.

Eu sou uma dessas pessoas. Por favor, olhe ao redor apenas por um segundo, cada ano nós perdemos mais de 800 mil mães, pais, filhos, filhas, professores, irmãs, irmãos, tios, tias, treinadores, veteranos, médicos, enfermeiras e artistas para o suicídio. É a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e é uma causa que é extremamente familiar para mim por muitas razões, mas eu não desisti de ter esperança. Eu fiquei tão feliz por Harrison ter dito aquilo, porque eu fiquei pensando que talvez meu discurso poderia se perder um pouco essa noite. Eu espero que todos os líderes aqui hoje se juntem a mim essa noite e não desistam de ter esperança comigo.

O trabalho que eu faço todos os dias com a minha organização, a "Born This Way Foundation", me dá esperança e eu não irei parar, continuarei usando minha plataforma junto de qualquer um que deseja fazer isso comigo, que é o motivo pelo qual eu passei tanto tempo escrevendo esse discurso e a razão de estar tão longo, me desculpem. Eu sou diferente. A crise e epidemia de saúde mental apenas recentemente foi reconhecida como prioridade mundial pela Organização Mundial da Saúde e pelas Nações Unidas, onde minha mãe, a co-fundadora da "Born This Way Foundation", falou recentemente e simplesmente pelo fato de vocês todos terem aparecido aqui essa noite, eu sei que estou em um lugar cheio de pessoas carinhosas e solidárias.

Então, se vocês estiverem abertos a isso, eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para usar minha plataforma, obrigada por me honrar por utilizá-la, e eu gostaria de partilhar algumas das informações e dados que cercam a saúde mental e que a "Born This Way Foundation" e eu reunimos. Então o que eu estou tentando dizer gentilmente… ou veementemente, é que eu acredito que é essencial que a Sag Aftra Foundation amplie seus programas e ofereça assistência especificamente para a saúde mental. O que acham de fazermos isso juntos? O que acham de fazermos um programa Sag Aftra Foundation/ Born This Way? Por que não? Frequentemente eu escrevo no meu caderno, antes de falar com meu psiquiatra, terapista ou enfermeira que ficam tagarelando pela casa e eu digo: ‘Vou consertar o parafuso da minha cabeça’.

Tenho certeza que no decorrer dos anos enquanto vocês me assistiam vocês também pensaram que eu deveria. De qualquer forma, primeiramente, eu queria dizer que não há razão para complicar a gentileza, é apenas fazer algo por alguém. Comece ou continue hoje. A necessidade nesse mundo por gentileza é paralisadora. As notícias negativas e tragédias não param e são avassaladoras, que tal fazermos a gentileza ser avassaladora? Vamos juntos cultivar dentro da comunidade um hábito de gentileza que se torne um exemplo para o mundo. Vamos viver em uma cultura de gentileza através de nossos atos individuais e pegar de volta o que determina nosso futuro. Em segundo lugar, eu adoraria que os programas de vocês encorajassem compartilhamento da sua verdade. Quando faço discursos sobre gentileza, as pessoas começam discussões bastante engajadas, mas quando eu falo sobre saúde mental, especialmente quando falo sobre a minha, é algo frequentemente lidado com um certo silêncio ou talvez uma fila de fãs esperando do lado de fora para sussurrar para mim na escuridão os seus segredos mais profundos. Nós precisamos trazer luz à saúde mental.

Precisamos compartilhar nossas histórias para que a saúde mental mundial não more e nem se alimente na escuridão. É perigoso e nós sabemos disso, porque junto de outros tiroteios e atos de violência, ontem mesmo teve um tiroteio em Thousand Oaks provocado por um veterano que aparentemente sofria de estresse pós traumático (PTSD) que não foi tratado, e isso é um problema de saúde mental. Nós sabemos que isso é perigoso, sabemos que é importante e temos que prestar atenção nisso. Nós perdemos 13 pessoas na noite passada, uma delas sendo o próprio assassino, e eu não consigo lembrar de um mês, vocês conseguem?... na minha memória recente, que passou sem um tiroteio. Compartilhem suas histórias. Estenda a mão para alguém… estenda a mão para alguém que você ache que está sofrendo, vamos desenvolver juntos um programa especialmente direcionado para a saúde mental, eu adoraria fazer isso com vocês.

Vamos criar um espaço seguro para a saúde mental nessa comunidade para que possamos liderar o caminho para outros ao redor do mundo, esse é um mundo poderoso. Em terceiro lugar, eu espero inspirar o financiamento não só para esse programa essa noite, mas para outras organizações também, para que possamos expandir nosso alcance. Digo isso porque atualmente a saúde mental recebe menos de 1% de assistência global. Quando se trata de saúde mental, nós todos nos tornamos países em desenvolvimento e essa é uma declaração ousada, mas eu quero fazê-la. As doenças de saúde mental custam ao mundo 2,5 trilhões de dólares por ano e se nós não reduzirmos isso, poderá aumentar para 6 trilhões de dólares até 2030.

As pesquisas mostram que o retorno quadruplicou cada dólar investido no tratamento de depressão e ansiedade focando na saúde mental no mundo. É um assunto que poderia ser bastante discutido em diversos níveis: financeiramente, socialmente, educacionalmente, culturalmente. O que eu desejo dentro da Sag Aftra Foundation e em todos os sistemas não só dentro da comunidade do entretenimento, mas no mundo todo, é a construção de equipes de saúde mental. Até 2030, eu desejo que todo mundo tenha sua pessoa com quem conversar, uma pessoa que seja um expert e que possa ajudá-las. Eu estou chamando a atenção para isso porque é visto por muitos que saúde mental geralmente é falada somente no meio de crise ou quando algo precisa ser consertado. Eu quero equipes prontas para oferecer prevenção, nós precisamos pensar não só em médicos, horas faturáveis e em hospitais, mas em cuidados preventivos e protetores para nós e para os outros, de forma global.

Você tem uma equipe de saúde mental? Quem vai fazer isso? Quem são as pessoas que você confia? Quais são as atividades que reduzem seu nível de estresse? Por exemplo, uma aula de terapia de comportamento dialético poderia ser organizada dentro da fundação, é um programa que ensina habilidades de tolerância de estresse para pessoas com uma variedade de problemas de saúde mental. Eu tenho feito essa aula por mais de um ano. Eu quero que nós, como líderes e como colegas, quero que possamos confiar uns nos outros, para acreditar em como estamos nos sentindo, sentir que seja lá o que estamos sentindo é importante, e subsequentemente gerar e nos cercar de comunidades, pessoas e recursos, que não querem apenas nos consertar, mas que querem nos ajudar a prosperar.

Sou profundamente consciente de que há inúmeras pessoas aqui essa noite que são performers, diretores e outros da indústria do entretenimento, entes queridos e muitos outros afiliados da fundação, eu falei com vocês sobre isso hoje de forma tão franca e simples como eu poderia, porque eu não tinha uma equipe de saúde mental ou um programa quando comecei minha carreira em Hollywood, e eu só tenho uma agora porque eu tive uma crise de saúde mental, e francamente, porque eu tenho condições de pagar. E eu quero que artistas que não têm condições de pagar, nessa comunidade, tenham recursos para tratar da saúde mental.

Eu acredito verdadeiramente que a Fundação SAG-AFTRA é essa super estrela que pode fazer isso, que pode tornar o programa barato, gratuito e acessível. Então agora eu vou cumprir com a minha palavra, incluindo uma doação, e vou lançar luz sobre a importância de compartilhar sua história, vou compartilhar então algumas das minhas. Ter uma equipe de saúde mental mudou minha vida completamente, e doenças que eu tenho que não têm cura, eu aprendi agora que possuem tratamento, e eu posso parar de viver com medo e começar a viver com coragem. Depois de anos e anos dizendo ‘sim’ para trabalhos, entrevistas, eventos, todas foram oportunidades que claro, sou muito grata e honrada por ter tido, porque eu sei que há muitos que não as possui, e depois de trabalhar tão duro quanto eu poderia para alcançar meus sonhos, lentamente mas seguramente a palavra ‘sim’, ‘sim, claro’, se tornou automática demais, então minha voz interior se calou, algo que hoje eu sei que é muito prejudicial.

Eu não estava autorizada a falar ‘não’. Eu comecei a notar que eu ficava olhando para o nada e desaparecia por segundos ou minutos, eu via flashes de coisas que me atormentavam, experiências que estavam arquivadas no meu cérebro e que eu falava que iria lidar em outro momento, porque meu cérebro estava tentando me proteger, assim como a ciência nos ensina. Esses eram sintomas de dissociação, PTSD (Estresse Pós Traumático), e eu não tinha uma equipe que incluía apoio de saúde mental. Mais tarde isso resultou em dor crônica, fibromialgia, ataques de pânico, reações pós traumática agudas, debilitações espirais mentais, que inclui ideação suicida e comportamento masoquista. Ok, acabei a minha lista, mas essa lista mudou a minha vida, e mudou a minha vida de uma maneira ruim. Estou contando isso para vocês porque para mim foi tarde demais, eu precisava de ajuda há muito mais tempo, eu precisava de cuidados mentais, eu não precisava de alguém para ver através de mim, ou ver a estrela que me tornei, mas ver a escuridão que tinha dentro de mim e com a qual eu estava lutando.

Eu queria ter tido recursos de saúde mental naquela época, porque embora tenha tratamento para o que eu tenho e pode e esperançosamente irá melhorar com o decorrer do tempo, se tivesse tido cuidados preventivos de saúde mental acessíveis para mim há mais tempo, eu acredito que não teria chegado a esse ponto. Gostaria que houvesse um sistema pronto para me proteger e me guiar.

Um sistema que me dá autorização para dizer ‘não’ para coisas que eu me sinto na obrigação de fazer. Um sistema que me autorize a ficar longe de ambientes tóxicos de trabalho ou de trabalhar com pessoas que possuem caráter questionável. Havia dias que eu me debatia ou não conseguia trabalhar e eu não quero isso para outros artistas ou para qualquer pessoa. Então o que eu realmente quero dizer é que eu queria ter tido vocês quando eu tinha 19 anos, não só porque eu queria receber um prêmio como esse, mas também porque eu teria um programa de saúde mental dentro da indústria que poderia prevenir um pouco do trauma que eu vivenciei.

E a realidade é que esse é apenas um cômodo e tem um mundo inteiro lá fora, um mundo gigante, e nós temos o poder de dar o exemplo de amor por décadas e décadas, então obrigada. Muito obrigada à Fundação SAG-AFTRA. Honestamente, vocês são incríveis. Eu espero que eu tenha ajudado um pouco hoje. Obrigada por tudo que estão fazendo pelos artistas, pelas pessoas. Continuarei apoiando vocês e seus esforços valiosos. Espero que da forma mais honrada possível, que minhas palavras sejam recebidas como um pedido de parceria, de que quando se trata de saúde mental nós podemos e nós iremos torná-la prioridade ao liderar o caminho. Nós somos os líderes, vamos criar uma infraestrutura mais flexível e vamos mudar a porr do mundo!"

Clique aqui para ter acesso ao discurso em vídeo e à outras informações sobre o "Patron Of The Artists Awards".

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Revisão por Kathy Vanessa