Na última quinta-feira, dia 17, uma nova entrevista com Sarah Tanno, maquiadora de Lady Gaga, foi divulgada, desta vez para a conceituada revista de moda Harper's Bazaar, na qual a profissional falou por 20 minutos sobre assuntos relacionados ao seu trabalho artístico.

Na entrevista, Sarah conta sobre alguns trabalhos realizados com Lady Gaga, como as maquiagens da Condessa na famosa série de TV American Horror Story, e da personagem Ally no filme A Star Is Born, e também sobre os cílios gigantes do Met Gala, por exemplo.

Além disso, Tanno também falou um pouco sobre a "Haus Labs", contando sobre seu produto essencial da linha de beleza, a ideia dos adesivos e máscaras da linha e também sobre o processo antes de criar algo e maquiar Gaga, que tem influência, em sua opinião, nas criações da marca.

Leia a tradução da entrevista:

A maquiadora de Lady Gaga, Sarah Tanno, tem um estoque de beleza do tamanho de um monstro

Entrevistadora: Rose Bitch está combinando?

Sarah: Está, digo, você deveria mudar seu nome para Jenna Rose Bitch.

Entrevistadora: Eu deveria, totalmente, eu disse que era Jenna Rosenstein, é isso aí, eu sou Jenna Rose Bitch de agora em diante.

Entrevistadora: Eu sou Jenna Rosenstein e bem vindos de volta a outro episódio de Beauty Stash, o programa que te leva para dentro das casas das minhas celebridades, cabeleireiros, maquiadores e influencers favoritos.

Entrevistadora: O episódio de hoje vai ser ótimo se você é um Little Monster porque nós estamos indo para a casa de Sarah Tanno, ela é a maquiadora de Lady Gaga e ela também ajudou a lançar a 'Haus Laboratories', a linha de maquiagem de Lady Gaga.

Entrevistadora: Estou tão animada para ver como ela guarda todos seus produtos de beleza, vamos lá.

Sarah: Muito obrigado por vir.

Entrevistadora: Claro, muito obrigado por nos receber.

Sarah: Claro, entra aí.

Entrevistadora: Mal posso esperar para ver onde você esconde seus produtos de beleza.

Sarah: Para eu entrar para a coisa da maquiagem, este é meio onde tudo começa para mim, antes de eu fazer meu painel de referências , eu gosto de na verdade segurar e virar as páginas de um livro, é algo sensorial para mim, eu realmente aprecio.

Entrevistadora: É daqui que você tira sua inspiração ?

Sarah: Sim, esse aqui é um que eu uso bastante, eu o marco muito, eu gosto da sensação, é meio antiquado, mas divertido. Essa é uma das imagens que eu usei para me inspirar para o Met Gala esse ano.

Entrevistadora: Os cílios, sim.

Sarah: Então assim que eu soube que o tema ia ser Camp, eu soube exatamente onde procurar no livro.

Entrevistadora: Você tem os cílios, de verdade?

Sarah: Sim!

Entrevistadora: Meu Deus eu estou tão empolgada.

Neste momento, Sarah fala sobre seu painel, pessoas com quem trabalhou e agradece por ter uma equipe tão organizada que a ajuda tanto. Além de contar que tem uma bolsinha específica para cada cliente seu, com produtos que ela já sabe que eles gostam, e continua..

Sarah: [...] Eu prometi te mostrarmos os cílios do Met Gala.

Entrevistadora: Eles são os originais?

Sarah: Os originais estão em Vegas, mas esses aqui eu trabalhei na criação deles com Nick Andrea para o Met Gala, como você pode ver eu criei essa base primeiro, porque cílios são pesados. Essa aqui é a parte de baixo, quero guardá-los para sempre.

Entrevistadora: Estou vendo aqui que você tem um Emmy, é tão legal.

Sarah: Obrigado, sabe, porque com a Gaga eu tive que trabalhar com diferentes mídias e maquiagem, o que eu acho que muitas pessoas não conseguem experienciar, eu tenho de fazer TV, filmes, maquiagem para o palco, maquiagem para o Red Carpet, digo, tudo o que você pensar, então eu aprendi através de tudo isso, e isso é uma benção incrível.

Neste outro momento, Sarah fala rapidamente sobre seu pai e sobre ele ser joalheiro, mostrando uma foto dele no trabalho, e logo muda de assunto.

Sarah: Aqui eu guardo todos os produtos que eu estou testando para a 'Haus Laboratories', aqui é onde eu mantenho os padrões da Labs, a gente faz várias reuniões para desenvolvimento aqui. Essa aqui é para teste de produtos e então essa aqui é para a aprovação final.

Sarah: Então essa aqui é minha penteadeira onde eu pratico, a criação, ou antes de um evento no Red Carpet, eu faço a maquiagem que eu vou fazer na Gaga aqui. E isso realmente ajuda na criação dos produtos para a 'Haus Laboratories'.

Entrevistadora: Eu tenho algumas perguntas de fans para você.

Sarah: Sim, claro.

Entrevistadora: Arianna quer saber: Qual item é o mais essencial da linha de maquiagem?

Sarah: Bem, para mim, o delineador, o delineador líquido é fácil de aplicar mesmo que você não seja um expert.

Entrevistadora: E nós temos que falar dos adesivos, porque eu acho que esse é meu lançamento favorito.

Sarah: Obrigado, isso é algo que Gaga tipo, ela amava a maquiagem que eu sempre criei para ela, eu tinha que fazer muito rápido e nunca estava feliz com o jeito que ficava, não ficavam simétricos e isso me enlouquecia, então eu resolvi e chamei Phyllis Cohen da Face Lace e foi aí que nossa relação com ele começou. Ela queria trazer algo para o consumidor, e toda mulher que parece ter problemas com o canto do olho.

Entrevistadora: E agora você não tem mais desculpas.

Sarah: As vezes eu gosto de fazer sem delineador, mas se eu tiver usando isso durante o dia, mas quiser usar a noite, você só olha diretamente para o espelho, alinha e pronto.

Entrevistadora: Mais uma pergunta para você, Gleny from the Philippines quer saber: Ao longo de todos esses anos, qual foi a maquiagem mais memorável que você fez para Gaga.

Sarah: Meus Deus, essa é tão maldosa. Eu tenho algo para compartilhar com você para responder essa questão.

Sarah: Tudo bem, deixe eu te mostrar. Então, um dos meus looks favoritos, você deve se lembrar, foi a máscara do Super Bowl.

Entrevistadora: Tão icônico.

Sarah: Tão icônico, essa aqui foi uma das que Phyllis criou para a gente, passamos por um monte de estágios, formas e cores de modo a ter certeza que estava perfeito e que se destacassem enquanto ela estava voando.

Entrevistadora: Porque ela voou do topo do estágio e desceu e ela as tirou e tinha maquiagem por baixo, como você fez isso?

Sarah: Eu estava literalmente chorando no campo, não sabia o que ia acontecer comigo.

Neste outro momento, Sarah fala sobre amar cristais e amar adicioná-los a maquiagem, além de contar para a entrevistadora que os compra em lojas de arte. E continua...

Sarah: E então algo também engraçado, só para te mostrar um pouco da história que eu tive com Phyllis. Como eu estava te dizendo antes, como na tour de Jazz, ela adaptou isso de forma que eu pudesse fazer trocas rápidas de maquiagens, essas aqui são algumas delas.

Entrevistadora: Então estamos falando de mudanças rápidas, quanto tempo você tinha para mudar a maquiagem dela no palco?

Sarah: Tipo, em intervalos determinados, ela voltaria por talvez um minuto, um minuto e meio, trocando a roupa, trocando a peruca, sendo retocada por mim, bebendo, talvez respirando se ela tivesse tempo. Então ela costumava querer que eu rapidamente mudasse a maquiagem dela, mas eu não podia, eu espetaria o olho dela com o delineador líquido, e não ficaria atrativo. Aqui umas que eu costumava usar o tempo todo, e Phyllis sempre cortava pedaços, isso é o que eu sempre quis que as pessoas fizessem, as adaptasse ao rosto.

Entrevistadora: Por que você criou uma máscara para a Haus.

Sarah: Criamos, nós criamos uma adaptada com o Phyllis, e são em quatro partes, se você quiser só a parte de cima ou de baixo ou só criar uma máscara e são no formato do olho e no formato do rosto .

Após falar sobre a "Haus Laboratories", Sarah conta detalhes dos bastidores de seus trabalhos com Lady Gaga na TV e no cinema.

Sarah: O que mais temos aqui? Oh, essas são legais. As sobrancelhas adesivas que Jackson Maine tira do rosto da Ally em 'Nasce Uma Estrela'.

Entrevistadora: São essas?

Sarah: São.

Entrevistadora: Oh, história do cinema. Isso é tão legal. Quero dizer, vocês já fizeram tantas coisas, programas de TV, filmes, como você acompanha e registra tudo isso quando está nos bastidores?

Sarah: Oh meu Deus, é algo que tive que aprender da maneira difícil, e na verdade está bem aqui. É um livro de continuidade de maquiagem. Então esse é o 'Santo Graal' de como acompanhar/registrar as coisas. Em 'American Horror Story' (Hotel), criamos sessenta e oito *looks originais.

Entrevistadora: Por isso você ganhou um Emmy.

Sarah: Sim, foi muito trabalho. Essas são boas (Sarah mostra fotos de looks – maquiagens – criadas com Gaga para as filmagens).

Entrevistadora: Certo, você mesma tirou essas fotos?

Sarah: Sim, basicamente, antes dela ir para o set, eu tirava fotos de cada ângulo da maquiagem, ambos os lados e de frente. Então aqui eu anotava o episódio, o número da cena, em que dia, ou em que noite foi filmado, pois a maquiagem tinha diferentes progressões. Eu anotava cada produto usado, e onde (foi usado). Porque para a TV as filmagens geralmente não são feitas em ordem, então é divertido porque você tem que lembrar um mês depois o que havia feito, e se eu não tivesse esse livro incrível eu jamais saberia o que tinha feito. A ideia original era ter apenas um look para a temporada inteira, então...

Entrevistadora: Então, de quem foi a ideia de criar sessenta e oito looks?

Sarah: Bom, eu não estava contando, mas eu queria criar uma maquiagem diferente para tudo. Alguns dias eram desafiadores, pois eu tinha quatro maquiagens para fazer e refazer em um mesmo dia. Mas nós realmente queríamos que sua maquiagem (da personagem Condessa Elizabeth) progredisse de acordo com cada caso amoroso, para que ela tivesse uma vibe diferente.

Entrevistadora: E como você aprendeu a se organizar dessa maneira?

Sarah: Esse foi o primeiro programa de TV no qual eu trabalhei, então Eryn Krueger Mekash e Mike Mekash (maquiadores oficiais de 'American Horror Story'), que trabalham em todas as séries do Ryan Murphy, realmente tiraram um tempo para me ajudar a aprender a melhor maneira de se registrar todo o trabalho e o quão necessário é isso. E também me ensinaram a cobrir tatuagens, algo que nunca tive que fazer antes. Gaga tem muitas tatuagens, então todo dia era um processo de não apenas prepará-la para viver a Condessa, mas para ela incorporar a personagem, ela queria todas suas tatuagens cobertas. E ela realmente aprecia isso quando está atuando, então para Ally foi a mesma coisa, as tatuagens eram completamente cobertas, e essa certamente não é minha parte favorita da maquiagem.

Entrevistadora: Então, para 'Nasce Uma Estrela', a imprensa estava toda tipo: 'oh, ela não está usando muita maquiagem', mas ela estava usando maquiagem corporal.

Sarah: Muita maquiagem em seu corpo, só não em seu rosto.

Assista ao vídeo da entrevista:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Samuel Von Banck e Alexander Junior

Revisão por Marcos Vinícius de Souza

Imagem / Divulgação: Harper's Bazaar