Na última quinta-feira, dia 21, a revista Billboard fez uma nova publicação, referente a uma séria de outras matérias, na qual celebra as 100 músicas que, em sua opinião, marcaram a década, incluindo uma das canções de maior impacto de Lady Gaga.

A música escolhida pela revista foi o grande hino de autoaceitação "Born This Way", do qual ela fala em sua publicação sobre o impacto da música na época de seu lançamento, o porque de sua criação e outros detalhes de bastidores.

Leia a publicação completa traduzida:

Músicas que definiram a década: 'Born This Way' de Lady Gaga

A Billboard está celebrando a década com matérias sobre 100 músicas que sentimos que mais definiram a década – músicas que moldaram e refletiram o período musical e cultural – contando a história delas a partir de alguns artistas, colaboradores nos bastidores e insiders da indústria envolvidos.

Acadêmicos do Twitter frequentemente discutem sobre o momento onde a sociedade viu o auge de Gaga. Alguns apontam para 'Bad Romance' em 2009, amplamente considerada uma das músicas e videoclipes mais adorados até então, reconhecido como o mais Lady Gaga de todas as Lady Gagas. Outros dizem que foi o vestido de carne que ela vestiu no VMA em 2010 ou seus outros momentos da moda que foram de outro mundo após o lançamento de 'The Fame Monster', que merecem esse título.

Mas em 2011, Gaga revelou 'Born This Way'. O terceiro single da cantora alcançou Nº1 na Billboard Hot 100 (depois de 'Just Dance' e 'Poker Face'), a música rapidamente se tornou conhecida como um de seus singles mais icônicos até então, e o que muitos concordam ter sido o verdadeiro momento do auge de Gaga. Tinha tudo que os fãs esperam de um lançamento de Lady Gaga: Uma batida eletro pop; um videoclipe absolutamente insano (que marcou 9 minutos); e uma mensagem pulsante de empoderamento.

Para Fernando Garibay, o co-produtor por trás da música e de muitas outras músicas do álbum 'Born This Way' de Gaga, disse que era mais que outra música grudenta da Mother Monster para alimentar os fãs. Era pessoal para Gaga. '50 versões dessa música haviam sido feitas até o momento', ele lembra. 'A música significava mais que só: 'Isso pode ser um momento importante na história do pop?', foi mais para: 'Isso pode criar mudança?'. E para se criar mudança, o conteúdo precisava ser espetacular'.

Dave Russell, que gravou os vocais de Gaga e mixou a faixa, diz que 'Born This Way' foi a primeira música a ser escrita e gravada do álbum, o que ele achou atípico. 'Normalmente os singles aparecem no fim do projeto de um álbum, e nesse caso aqui foi 'Born This Way’ guiando como pioneira do álbum', ele diz. 'Houve um senso de valentia quando se tratou de escrever algumas dessas músicas'.

Apesar de a estrela certamente ter seus olhos voltados para o sucesso, seus colaboradores apontam para a mensagem inclusiva da música com um poder interior divinamente concebido que levou a produção da música para frente. O clima político estava mudando; o ativismo barulhento na comunidade LGBTQI+ continuou e levou a anulação da implementação da lei 'don’t ask, don’t tell', e os protestantes continuaram a envergonhar o governo dos EUA pelos elevados índices de deportação durante o ano.

Garibay explica que apesar de os dois estarem trabalhando no álbum durante a 'Monster Ball Tour' de Gaga, a estrela chegava de seus shows transtornada depois do Meet & Greet emocional com os fãs. 'Ela falava sobre como eles precisavam ter uma voz, e alguma ação, qualquer coisa que pudéssemos fazer', ele diz. 'Nós percebemos que poderíamos fazer algo através da música'.

A mensagem de incansável ativismo através da auto-realização permeia a faixa – a ponte da música em particular busca falar com tantas perspectivas quanto for possível, à medida que a estrela lista diferentes raças, sexualidades e expressões de gênero. Mesmo hoje, a letra ainda desafia limites: Gaga fez história no Super Bowl de 2017, onde ela se tornou a primeira pessoa a dizer a palavra 'transgênero' durante uma transmissão ao vivo. Como Russell fala: 'Deu uma grande voz para pessoas que poderiam apenas sussurrar naquela época'.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Imagem: Nick Knight / Divulgação: Billboard