Recentemente nós publicamos que "Born This Way" e "A Star Is Born" apareceram na lista dos "100 Maiores Álbuns da Década de 2010" feita pelos funcionários da Billboard. Agora, a renomada revista divulgou outra lista, também dos funcionários, elegendo os "100 Maiores Videoclipes da Década".

Considerada uma das maiores parcerias dos últimos tempos, "Telephone", de Lady Gaga e Beyoncé, aparece na 5ª posição no ranking.

Confira a tradução.

Os 100 maiores videoclipes da década de 2010: escolha da equipe

Embora o videoclipe tenha sofrido uma infeliz queda de relevância no final dos anos 2000, à medida que a MTV e a VH1 cortavam gradualmente os vídeos de sua programação e o YouTube ainda estava se posicionando como uma plataforma internacional, ficou bem claro em março de 2010 que a forma de arte seria sobreviver e prosperar na próxima década.

Este foi o mês que "Telephone" – a união entre artistas que eram dois dos maiores ícones do videoclipe contemporâneo, Lady Gaga e Beyoncé – foi lançado como um mini-filme cativante em 10 minutos, que atraiu fãs do pop ao redor do mundo e gerou milhões e milhões de visualizações. E apenas algumas semanas depois Justin Bieber, uma sensação crescente que se tornou um ídolo adolescente no YouTube antes de ter uma música nas rádios, lançou um clipe de amor muito simples em uma pista de boliche para "Baby" - que consolidaria sua ascensão à lista A e rapidamente se tornaria o vídeo mais visto na história da plataforma. O videoclipe pode nunca mais atingir sua onipresença da era de ouro, mas, quando bem feito, ainda pode ser igualmente impactante.

Ao longo da década, inúmeros artistas seguiriam seus exemplos, com vídeos de músicas casuais e épicos que conseguiram cortar a sobrecarga de conteúdo da internet e capturar a imaginação com os "buzz clipes". Aqui estão 100 das principais razões pelas quais os videoclipes estão em um lugar mais saudável movendo-se para a década de 2020 do que uma década atrás.

5 Lady Gaga feat. Beyoncé, "Telephone" (dir. Jonas Akerlund, 2010)

O que acontece quando você junta duas das estrelas pop femininas mais influentes atualmente para um videoclipe? Isso seria "Telephone", o espetáculo glorioso de 9 minutos e meio, do diretor Jonas Åkerlund, que envolve uma prisão feminina. Beyoncé (ahem, "Honeybee") alimenta Lady Gaga com um doce, um assassinato na cozinha, um sanduíche envenenado, com referência à Quentin Tarantino, e uma sequência de dança que gerou dezenas de tutoriais no YouTube.

Se tudo isso não é o suficiente para tornar "Telephone" um clássico instantâneo, considere que o vídeo é na verdade uma continuação do videoclipe de "Paparazzi" de Gaga do ano anterior, com o mesmo diretor - que termina com Gaga sendo presa - deixe sua mente pensar. Podemos ter a terceira parte no futuro? Nós só podemos ter esperança.

Em primeiro lugar, aparece o videoclipe de "Formation", da Beyoncé.

Confira a lista completa.

No início do mês, nós publicamos que Lady Gaga apareceu em 25 listas da Billboard entre os trabalhos musicais mais impactantes do ano e da década. Você pode conferir tudo clicando aqui. Além disso, "Telephone" também apareceu na lista feita pela plataforma Screen Rant, sendo eleito como o 2º melhor clipe da década e o 1º de uma artista feminina.

Um marco na história!

Tradução por Sávio Duque

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.