Faltando apenas 1 dia para o seu lançamento, ”Chromatica” vem criando grandes expectativas. Após o lançamento estrondoso de "Rain On Me", parceria de Lady Gaga com a cantora Ariana Grande, outra grande colaboração está sendo bastante aguardada. Trata-se de ”Sour Candy”, com o girl group coreano BLACKPINK.

Com grandes produções, o grupo possui diversos sucessos e um grande número de fãs espalhados pelo mundo todo. E como a união faz a força, as fã bases tem se unido para divulgar os novos trabalhos, como o caso de ”Rain On Me” com as Streaming Party’s” junto aos Arianators, e de ”Sour Candy” onde os principais fã clubes do BLACKPINK já criaram uma meta para o desempenho da música nas primeiras 24 horas.

O que muitos não sabem, é que a parceria com o ”BLACKPINK” não é a primeira colaboração com artistas asiáticos realizada pela Mother Monster. Ela sempre demonstrou grande carinho pela cultura oriental e ao que tudo indica, teremos algumas influências no novo álbum. Em maio de 2018, Gaga apareceu em uma foto publicada por um dos produtores, BloodPop, na qual o mesmo segurava uma miniatura da personagem “Vocaloid” Hatsune Miku, enquanto estavam em estúdio.

Com isso, enquanto aguardamos ansiosos pelo lançamento de "Chromatica" e "Sour Candy", listamos 13 vezes em que Lady Gaga apoiou ou colaborou com grandes artistas asiáticos. Confira!


Nobuyoshi Araki

Nobuyoshi Araki é um famoso fotógrafo japonês conhecido por seus diversos trabalhos, em sua grande parte, nus artísticos. Reproduzindo trabalhos com artistas do meio musical, o fotógrafo foi responsável pelas fotos do encarte do cd de remixes ”Telegram“ da cantora Björk em 1997. Com mais de 350 livros publicados, Araki é considerado um dos artistas mais produtivos vivos ou mortos no Japão e ao redor do mundo. Em 2009 ele comandou a sessão de fotos com Lady Gaga para a Vogue Hommes Japan criando as diversas ”polaroids” com a cantora em cenas e posições mesclando o sensual e o nu em meio a tintas e cordas. Araki chegou a lançar um livro de arte com fotos da sessão, no entanto, com apenas 500 cópias. Algumas fotos exclusivas foram usadas em exposições e vendidas através de várias empresas de leilões em todo o mundo.


Shinji Konishi e Leslie Kee

Shinji Konishi é um famoso hairstylist do Japão conhecido por colaborar com os diretores de arte Nagi Noda e Asami Nemoto para criar 15 apliques de animais que foram apresentados na coleção "Animal Behavior" em 2008.

Pode parecer desconhecido para muitos, mas os Littles Monsters e diversas outras pessoas tomaram conhecimento dessas “perucas animalescas” através de Lady Gaga. Em 2009, a cantora usou três peças da coleção e uma criação personalizada e exclusiva. Em agosto de 2009, Gaga utilizou a peça “Elephant Hair” no programa japonês Sukkiri!!.

Outra peça utilizada por Gaga na época foi o “Deer Hair” para um ensaio com outro artista e fotógrafo japonês, Leslie Kee. O artista reuniu em 2011 duas de suas sessões de fotos com Gaga e lançou um livro de arte em uma edição limitada de 1000 cópias pela Danny & Teddy Press. Fotografias de Andrej Pejic e Erika Sawajiri foram usadas para fazer o livro, juntamente com a sessão de fotos com Gaga.

Também em 2009, Gaga utilizou uma peça em formato de botão de roupas gigante feito com cabelos, acoplado em sua peruca em uma passagem Reino Unido, e outra peça da coleção no videoclipe de ”Bad Romance” chamada de "Blonde Bat".


Noritaka Tatehana

Noritaka é um designer japonês de calçados, famoso por seus sapatos futuristas, que repensam a noção de "salto alto", sendo únicos nos modelos e no estilo, pois em sua grande maioria, são sapatos de salto alto, sem os saltos. Suas criações ganharam grande destaque após serem vistos contemplando os mais diversos looks de Lady Gaga de 2010 a 2012.

Após ganharem o mundo, os sapatos da Tatehana foram inclusos na exposição "V&A Shoes: Pleasure and Pain" em 2015-16. Em outubro e novembro do ano passado, o Portland Japanese Garden exibiu os sapatos e outros trabalhos de Tatehana em sua primeira exposição nos Estados Unidos.

Confira os principais trabalhos do designer utilizados por Gaga:

Night Makers:

Lady Vase:

Unicorns:

Lady Pointe:


Iggy Proof (Hiromi Yoshimura)

Hiromi Yoshimura, mais conhecida como Iggy Proof, é uma designer e ilustradora japonesa que ficou conhecida por criar diversas ilustrações de Gaga e sua equipe. A cantora teve conhecimento das artes através do site Littlemonsters.com, onde Iggy publicava regularmente. Com isso, Gaga convidou a artista para ser uma das responsáveis pela ilustração do Born Brave Bus, projeto criado na segunda etapa da turnê "Born This Way Ball" junto à Born This Way Foundation para ajudar a evitar situações de bullying, criar ambientes positivos, dar um lugar para os jovens procurarem conselhos, além de ensiná-los como ajudar as pessoas ao seu redor.


Shiseido

A "Shiseido Company, Limited" é uma empresa japonesa de cosméticos e uma das mais antigas do mundo, fundada em 1872. Com diversas linhas de cosméticos e produtos capilares, a empresa possui fábricas em 4 continentes: América (Estados Unidos), Europa (França e Alemanha), Ásia (China e Taiwan) e Oceania (Nova Zelândia), atendendo a diversos países, dentre eles o Brasil. Em 2015 Lady Gaga foi o rosto da empresa em um spot e dois anúncios da marca. Os vídeos mostram a cantora de forma bastante comum passando para uma superprodução característica que só nossa Mother Monster possui, encerrando com o slogan “Seja você mesma. Isso é o que te faz bela”.

Assista aos vídeos:


Baby Doll Tokyo

Baby Doll Tokyo é uma marca de designer japonesa fundada por Midorikawa Milano em 2000. O grande grupo de lojas concentra-se em espartilhos, luvas, meias, e chapéus. Gaga se interessou pela marca em sua passagem pelo Japão em 2011, onde adquiriu diversas peças, sendo algumas produzidas especialmente para ela, como o body e a máscara usados na apresentação no programa Smap X Smap. A loja teve uma grande procura após a apresentação da cantora.


artRAVE: The ARTPOP Ball Tour: Opening Act’s

Após o anuncio de sua 4º turnê para divulgação mundial do álbum ”ARTPOP”, Gaga se inspirou em alguns estilos orientais como o "Visual Key", "Decora" e "Gyaru" para a personagem ”Rave Girl” presente em algumas interludes e no Ato 4 do show. Além disso, ela também selecionou alguns artistas asiáticos para abrirem os shows da turnê em diversos países, apresentando grupos até então desconhecidos para grande parte do público ocidental.


Hatsune Miku:

Também conhecida como Miku Hatsune, a personagem humanoide foi desenvolvida pela Crypton Future Media, famosa empresa japonesa desenvolvedora de produtos voltados para a mídia, utilizando o famoso software de sintetizador de voz, conhecido como Vocaloid e amostras vocais da dubladora Saki Fujita. Assim a empresa lançou a cantora em um visual inspirado nos animes japoneses em 2007 como uma diva android representando um “futuro próximo”.

O sucesso da personagem foi além do esperando, fazendo dela o software número um de vendas no Japão. Isso expandiu ainda mais o sucesso de Hatsune levando-a a diversas apresentações aos palcos dentro e fora do país através de projeções em 3D e hologramas de alta tecnologia.

A cantora foi responsável por abrir os shows da ”artRAVE” de 6 de maio a 3 de junho de 2014 passando pelos Estados Unidos e Canadá.

O estilo criado para Lady Gaga em "Enigma", sua Residência em Las Vegas, teve grande inspiração em Hatsune, principalmente nos cabelos, estilizados em uma personagem de anime.


Crayon Pop:

Crayon Pop é um grupo feminino coreano de cinco membros formado em 2012 pela Chrome Entertainment em parceria com a Sony Music. Composto por Gum-mi, Ellin, Way, Cho-a e Soyul, tiveram sua estreia em 2012 com o lançamento de seu primeiro single "Bing Bing" em coreano e japonês e logo depois o lançamento de seu primeiro EP, "The 1st Mini Album". Mas a popularidade do grupo só ganhou força após lançarem a canção "Bar Bar Bar", que despertou grande interesse do público e se tornou viral devido às suas roupas e coreografias únicas. A música subiu rapidamente nas paradas musicais coreanas, alcançando as posições mais altas, incluindo o #1 na Billboard semanal do K- Pop Hot 100 da Coreia.

As meninas do Crayon Pop realizaram os shows de abertura da turnê de 26 de junho a 22 de julho de 2014 (exceto nos dias 4 e 5), nos Estados Unidos e Canadá.


BABYMETAL:

BABYMETAL é um grupo japonês de "kawaii metal" (uma mistura elementos de heavy metal e J-pop) composto por Suzuka Nakamoto, Moa Kikuchi e Yui Mizuno além de uma banda de músicos. As três meninas e seu grupo são gerenciadas pela agência de talentos Amuse. O primeiro single, intitulado "Babymetal × Kiba of Akiba", ficou em 3º no ranking indie semanal da Oricon e em primeiro lugar no ranking semanal da Tower Records Shibuya. O grupo recebeu diversos elogios por suas canções chegando a receber comparações com a cantora Amy Lee, vocalista da banda Evanescence.

Um clipe ao vivo da canção "Gimme Chocolate!!" foi gravado durante uma apresentação no Summer Sonic 2013 e atualmente é o vídeo mais assistido do grupo no YouTube.

Os shows de abertura realizados pelo grupo para a ”artRAVE” ocorreram dos dias 30 de julho a 6 de agosto nos Estados Unidos.


Momoiro Clover Z:

Conhecidas também como Momoclo, é um grupo japonês formado inicialmente por seis meninas, atualmente contam com quatro integrantes, sendo elas Kanako Momota, Shiori Tamai, Ayaka Sasaki e Reni Takag. Conhecidas por apresentações enérgicas, aderindo elementos do balé, ginástica e até mesmo filmes de ação, as integrantes são facilmente distinguidas pelas cores de seus figurinos, muito semelhante aos personagens das séries de televisão Power Rangers.

O grupo foi considerado como o "idol group" feminino mais popular no Japão, de acordo com pesquisas de 2013 e 2014. Um de seus maiores sucessos, ”Xiao Yi Xiao” foi lançado em abril de 2018 e alcançou o 1º no ranking semanal da Oricon. Atualmente é o vídeo mais visto do grupo no Youtube com mais de 27 milhões de visualizações.

Na ”artRAVE” o grupo realizou apenas a abertura do show realizado em Tóquio, no Japão no dia 14 de agosto de 2014.


Miho Okawara

Miho Okawara é uma design japonesa especializada em unhas. Trabalhou por mais de 7 anos na rede de salões esNAIL e atualmente possui sua marca intitulada ”Miho Nails”. Ao longo de sua carreira como artista de unhas, ela também liderou o departamento de relações públicas e trabalhou com várias revistas de moda japonesas, videoclipes e programas de TV dentre eles, "American Horror Story" onde trabalhou com Lady Gaga pela primeira vez. Desde então Miho tem colaborado em diversos trabalhos com a cantora, sendo o mais recente, o videoclipe do novo single do álbum ”Chromatica”, ”Rain On Me”.


BLACKPINK

Por fim, mas não menos importante, encerramos com a grande e tão esperada parceria com as meninas do BLACKPINK.

Formado pela YG Entertainment, empresa de entretenimento sul-coreana, o grupo atualmente é composto por Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa. As meninas tiveram sua estréia em 2016, tendo seu primeiro hit #1 "Boombayah" na Billboard World Digital Songs. O sucesso comercial inegável do grupo, levou as meninas a receberem prêmios de ”New Artists of the Year” no 31º Golden Disc Awards e no 26º Seoul Music Awards.

O RDT Lady Gaga preparou um vídeo super especial junto da nossa produtora Isa Stracieri contando um pouco mais sobre o grupo. Confira:

O vídeo mais popular do grupo é o da música ”DDU-DU DDU-DU”, que conta com mais de 1.156.000.000 de visualizações no YouTube.

Assista:


Em meio a tantos trabalhos grandiosos, Lady Gaga sempre deixou explícita sua admiração e apoio em trabalhar com artistas asiáticos. Não é atoa que ela escolheu BLACKPINK para estar presente em ”Chromatica” e em mais uma nova Era cheia de novidades!

Agora conta pra gente: quais são as suas expectativas para ”Sour Candy”?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.